Placa de Desenvolvimento NXP LPCXpresso4337

A placa de desenvolvimento LPCXpresso4337 foi especialmente desenvolvida para que pudéssemos ter o primeiro contato com o microcontrolador NXP LPC4337, e começassemos a desenvolver seus projetos e testar seus circuitos de imediato. É uma placa de baixo custo, com diversos headers e conectores para que se possa facilmente conectar essa placa a circuitos externos.

O Microcontrolador desta placa é o NXP LPC4337, um dual core com core ARM Cortex-M4 com ponto flutuante e um ARM Cortex M0+. O core Cortex-M4F pode operar a até 208 MHz. Há um microcontrolador na placa especialmente para fazer a interface de programação e debug da placa com o computador.

Conectado ao microcontrolador há uma memória Quad SPI de 8 Mb (Macronix MX25L8035EM2I-10G), um Led RGB e um CI de Phy Ethernet (Microchip LAN8720A).

Conectores

A placa conta com 4 conectores lateriais para se ter acesso aos pinos do microcontrolador, dois conectores micro USB. O conector micro USB J5 (Link) é utilizado para programar e debugar o microcontrolador. O conector micro USB J4 (Target) é a interface para a comunicação UART do microcontrolador (UART0 – garante a comunicação serial via USB entre o microcontrolador e o mundo externo).  A placa possui também um conector dedicado para debug utilizando SWD.

LPCXpresso4337 - Top
LPCXpresso4337 - Bottom

Abaixo está destacada a pinagem dos conectores laterais da placa. São quatro conectores duplos disponíveis nas laterais da placa, onde a pinagem interior desses conectores é compatível com o padrão Arduino.  Na parte externa dos conectores estão disponíveis todos os pinos necessários para comunicação Ethernet. A pinagem da imagem foi retirado do site do mbed.

LPCXpresso4337 - Pinout
LPCXpresso4337 - Pinout

Abaixo está disposta uma parte do esquemático da placa relativa aos 4 conectores lateriais. Assim fica fácil de consultar a funcionalidade de cada conector.

LPCXpresso4337 - Shield Arduino

Para acesar o esquemático completo dessa placa, acesse o link.

Como programar – LPCXpresso IDE

Para programar essa placa, a NXP disponibiliza o LPCXpresso IDE, que pode ser baixada do site da NXP. É uma IDE baseada em eclipse feita para os microcontroladores da NXP, e inclui uma interface de debug para desenvolvimento de projetos. É uma IDE grátis com limite de download de 256 KB para memória de programa. A opção paga custa 495 dolares e permite que não tenha limite de tamanho de download de memória de programa e com suporte especial da NXP.

LPCXPRESSO IDE

Abaixo estão dispostos dois vídeos onde é mostrado como utilizar o LPCXpresso IDE. Esses vídeos estão em inglês e são de responsabilidade da própria NXP.

Como programar – MBED

A plataforma mbed é uma plataforma de desenvolvimento que permite que sejam desenvolvidos projetos apenas utilizando o browser, sem a necessidade de instalar nenhum programa no computador. Com uma mesma plataforma é possível programar mais de 100 placas que o mbed suporta. Além disso, disponibiliza um RTOS especial para o desenvolvimento de aplicações com mbed, o mbed OS, que está em sua versão número 5 atualmente.

É possível desenvolver o firmware, baixar e testar na sua placa e, se preciso, é possível baixar todo o projeto já pronto para ferramentas de desenvolvimento comercial, como IAR e Keil, por exemplo. Para programar a placa de desenvolvimento é bem simples, caso ela esteja preparada para o mbed, apenas conecte a placa a USB, ela é montada como um drive em seu PC. Então baixe o binário compilado do browser utilizando a plataforma MBED e arraste o arquivo para dentro da pasta correspondente a placa.

Os vídeos em inglês abaixo mostram como funciona a plataforma mbed. O primeiro vídeo mostra uma visão rápida do que é a plataforma. O segundo apresenta a plataforma. O terceiro vídeo mostra como fazer o update de firmware das placas para que elas possam ser reconhecidas como placas mbed. O último vídeo dessa sequência mostra como funciona o compilador online. Vejam a seguir.

Mais Informações

Para mais informações sobra a placa, o microcontrolador e as ferramentas de desenolvimento utilizados nessa placa acesse os seguintes links:

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Placa de Desenvolvimento NXP LPCXpresso4337
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
lucas
lucas
16/12/2018 23:29

OlA tudo bem? eu comprei o livro ” programação de sistemas embarcados ” e gostaria de saber se alguém tem um arquivo do esquemático da placa para eu fazer a minha. Obrigado

Fábio Souza
Reply to  lucas
20/12/2018 12:33

Olá Lucas!

Você quer o hardware da PQDB?

Se for, segue o link: https://github.com/projetopqdb/PQDB-Hardware

Abraços

Marcelo Alves
Marcelo Alves
19/09/2016 14:50

Interessante. Como e aonde é possível adquirir esta placa ?

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Marcelo Alves
26/09/2016 15:02
Talvez você goste:

Séries

Menu