Placa de Desenvolvimento NXP LPCXpresso4337

A placa de desenvolvimento LPCXpresso4337 foi especialmente desenvolvida para que pudéssemos ter o primeiro contato com o microcontrolador NXP LPC4337, e começassemos a desenvolver seus projetos e testar seus circuitos de imediato. É uma placa de baixo custo, com diversos headers e conectores para que se possa facilmente conectar essa placa a circuitos externos.

 

O Microcontrolador desta placa é o NXP LPC4337, um dual core com core ARM Cortex-M4 com ponto flutuante e um ARM Cortex M0+. O core Cortex-M4F pode operar a até 208 MHz. Há um microcontrolador na placa especialmente para fazer a interface de programação e debug da placa com o computador.

 

Conectado ao microcontrolador há uma memória Quad SPI de 8 Mb (Macronix MX25L8035EM2I-10G), um Led RGB e um CI de Phy Ethernet (Microchip LAN8720A).

 

 

Conectores

 

A placa conta com 4 conectores lateriais para se ter acesso aos pinos do microcontrolador, dois conectores micro USB. O conector micro USB J5 (Link) é utilizado para programar e debugar o microcontrolador. O conector micro USB J4 (Target) é a interface para a comunicação UART do microcontrolador (UART0 - garante a comunicação serial via USB entre o microcontrolador e o mundo externo).  A placa possui também um conector dedicado para debug utilizando SWD.

 

LPCXpresso4337 - Top

LPCXpresso4337 - Bottom

 

Abaixo está destacada a pinagem dos conectores laterais da placa. São quatro conectores duplos disponíveis nas laterais da placa, onde a pinagem interior desses conectores é compatível com o padrão Arduino.  Na parte externa dos conectores estão disponíveis todos os pinos necessários para comunicação Ethernet. A pinagem da imagem foi retirado do site do mbed.

 

LPCXpresso4337 - Pinout

LPCXpresso4337 - Pinout

 

Abaixo está disposta uma parte do esquemático da placa relativa aos 4 conectores lateriais. Assim fica fácil de consultar a funcionalidade de cada conector.

 

LPCXpresso4337 - Shield Arduino

 

Para acesar o esquemático completo dessa placa, acesse o link.

 

 

Como programar - LPCXpresso IDE

 

Para programar essa placa, a NXP disponibiliza o LPCXpresso IDE, que pode ser baixada do site da NXP. É uma IDE baseada em eclipse feita para os microcontroladores da NXP, e inclui uma interface de debug para desenvolvimento de projetos. É uma IDE grátis com limite de download de 256 KB para memória de programa. A opção paga custa 495 dolares e permite que não tenha limite de tamanho de download de memória de programa e com suporte especial da NXP.

 

LPCXPRESSO IDE

 

Abaixo estão dispostos dois vídeos onde é mostrado como utilizar o LPCXpresso IDE. Esses vídeos estão em inglês e são de responsabilidade da própria NXP.

 


 

 

Como programar - MBED

 

A plataforma mbed é uma plataforma de desenvolvimento que permite que sejam desenvolvidos projetos apenas utilizando o browser, sem a necessidade de instalar nenhum programa no computador. Com uma mesma plataforma é possível programar mais de 100 placas que o mbed suporta. Além disso, disponibiliza um RTOS especial para o desenvolvimento de aplicações com mbed, o mbed OS, que está em sua versão número 5 atualmente.

 

É possível desenvolver o firmware, baixar e testar na sua placa e, se preciso, é possível baixar todo o projeto já pronto para ferramentas de desenvolvimento comercial, como IAR e Keil, por exemplo. Para programar a placa de desenvolvimento é bem simples, caso ela esteja preparada para o mbed, apenas conecte a placa a USB, ela é montada como um drive em seu PC. Então baixe o binário compilado do browser utilizando a plataforma MBED e arraste o arquivo para dentro da pasta correspondente a placa.

 

Os vídeos em inglês abaixo mostram como funciona a plataforma mbed. O primeiro vídeo mostra uma visão rápida do que é a plataforma. O segundo apresenta a plataforma. O terceiro vídeo mostra como fazer o update de firmware das placas para que elas possam ser reconhecidas como placas mbed. O último vídeo dessa sequência mostra como funciona o compilador online. Vejam a seguir.

 

 

 

Mais Informações

 

Para mais informações sobra a placa, o microcontrolador e as ferramentas de desenolvimento utilizados nessa placa acesse os seguintes links:

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fabio_Souza_EmbarcadosMarcelo Alves Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Marcelo Alves
Visitante
Marcelo Alves

Interessante. Como e aonde é possível adquirir esta placa ?

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados