Livros para sistemas embarcados

livros

Diariamente lidamos com leituras técnicas, principalmente, de datasheets, reference manuals e application notes, porém as vezes se faz necessário uma abordagem mais profunda quando se trata de microcontroladores, sistemas embarcados e projetos eletrônicos. Assim gostaríamos de fazer menção a algumas referências técnicas, as quais podem ser úteis diante da situação do leitor, ou seja, entendimento de alguma arquitetura de um microcontrolador como, por exemplo, de um ARM, projetos envolvendo Arduino, programação em Python, cenários de testes e também algumas referências a projetos prontos, os quais podem despertar a criatividade, solucionar um problema ou agregar o projeto. Deste modo, apresentamos a seguir algumas sugestões de livros para sistemas embarcados:

1. Professional Embedded ARM Development

livros
Figura 1 – Livro Professional Embedded ARM Development

Este livro foi escrito por James A. Langbrigde e seu lançamento ocorreu em 2014, aborda desde como foi idealizada a arquitetura ARM, passando pela versão da arquitetura, diferenças entre Cortex M e A, RISC, compiladores, arquitetura ARM (Registers, Stack, Internal RAM e Cache), conceitos de modos de operações, “Hello World” utilizando alguns kits apresentados, conjunto de instruções Thumb e a tecnologia Thumb-2, uma revisão do Assembly, o NEON, o que é Debugging e alguns opções de Debbugers.

Idioma: Inglês

Autor: James A. Langbrigde

Ano: 2014

2. The Definitive Guide to ARM® Cortex®-M3 and Cortex®-M4 Processors

livros
Figura 2 – Livro The Definitive Guide to ARM® Cortex®-M3 and Cortex®-M4 Processors

Este livro é do autor Joseph Yiu, cujo lançamento ocorreu em 2014. Aborda a família “M”, passando é claro pelo ARM Cortex M3 e M4, além de suas diferenças. Aborda as vantagens em utilizar essa família (lower power, perfomance, code density, debug features, OS support, software portability and reusability, etc), também aborda a arquitetura ARM, alguns kits de desenvolvimento, CMSIS, conjunto de instruções (Instruction Set), memória do sistema (Memory Sistem), Exceptions e Interrupts, Unidade de Proteção à Memória (MPU), operações com ponto flutuante, introdução às características de debug e trace, criação de projetos com Keil, IAR e GNU Compiler Collection, abordagem de sistemas operacionais embarcados (RTX, CMSIS-RTOS, etc), Cortex-M4 e aplicações DSP, uso da biblioteca CMSIS-DSP, além de tópicos avançados.

Idioma: Inglês

Autor: Joseph Yiu

Ano: 2014

3. Making Embedded Systems: Design Patterns for Great Software

livros
Figura 3 – Livro Making Embedded Systems: Design Patterns for Great Software

Este livro é da autora Elecia White, cujo lançamento é de 2012. Aborda o desenvolvimento de sistemas embarcados e suas práticas, iniciando a partir de uma introdução a compiladores, linguagens e programação orientada a objetos, debugging, criação de uma arquitetura do sistema (diagrama de bloco, hierarquia de controle, vista por camadas), do diagrama à arquitetura (módulos encapsulados, delegação de “tasks”, driver interface – read, write, open, close e IOCTL), integração hardware/software, leitura de datasheets, testes do hardware, lidando com erros, gerenciando o fluxo de atividades, noções de sistemas operacionais, máquinas de estados, interrupções e como NÃO usar interrupções, whatchdog, tipos de comunicação entre periféricos, atualizações de códigos (Bootloader, construção do seu próprio atualizador, segurança e Linker scripts), espaço de código, RAM, velocidade, identificando operações lentas e rápidas, uso de algoritmos existentes, falsos números de ponto flutuante, reduzindo consumo de energia, entendo o consumo, “Apague a luz quando deixar a sala” e colocando o processador para “dormir”.

Idioma: Inglês

Autor: Elecia White

Ano: 2012

4. The Art of Application Performance Testing: Help for Programmers and Quality Assurance 1st Edition

livros
Figura 4 – Livro The Art of Application Performance Testing: Help for Programmers and Quality Assurance 1st Edition

Este livro é do autor Ian Molyneaux, cujo lançamento é de 2009, tem por objetivo introduzir conceito de testes em softwares, o por quê do teste, o que é perfomance e a perspectiva do usuário final, definindo a ferramenta de testes apropriada, definindo o ambiente de testes apropriado, assegurando que sua aplicação é estável o suficiente para esta ferramenta, processos de testes de perfomance, interpretando resultados, tipos de saída de um teste de perfomance, análises de causa raíz, etc.

Idioma: Inglês

Autor: Ian Molyneaux

Ano: 2009

Resolvemos colocar os links da www.amazon.com pois o site possibilita a visualização do índice, introdução e também alguns capítulos do livro (os primeiros).

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
James Langbridge
02/12/2015 05:53

Thanks for suggesting my book! I’m glad you liked it.

Eder Andrade
Eder
Reply to  James Langbridge
02/12/2015 07:09

You are welcome! It is a amazing book!

bvim75
bvim75
27/06/2016 12:57

Olá eder, vi na descrição que você trabalha na área de embarcados…Pois então, tenho 28 anos e sou técnico em eletrônica mas gostaria de fazer uma faculdade de eng eletrica/mecatrônica pra posteriormente trabalhar com embarcados, o problema é a idade, me formaria com 33 sem experiencia profissional alguma…isso pesa demais na hora da escolha?

Abraços!

Eder Andrade
Eder
Reply to  bvim75
20/10/2016 21:08

Olá, tudo bem?
Não acredito que para trabalhar com embarcados você tenha que ser formado em engenharia, pois por experiência própria, comecei a me interessar por esta área e iniciei meus estudos sozinho, assim quando apareceu a oportunidade na empresa em que eu atuava, pude trabalhar com desenvolvimento. Tudo isso sem ser graduado ainda.
Assim, aconselho a estudar bastante, praticar esses conhecimentos adquiridos em embedded para quando a oportunidade “bater a sua porta”, você esteja pronto para trabalhar. Quanto a engenharia, faça e não se preocupe com a idade 🙂

bvim75
bvim75
Reply to  Eder
16/05/2017 15:17

vlw!

Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h