Livro: Projetos com ESP32 e LoRa (Pedro Bertoleti)

projetos com esp32 e lora

Em Julho/2019 foi publicado o livro "Projetos com ESP32 e LoRa", de minha autoria. O livro foi publicado pela Editora NCB, reconhecida por livros técnicos na área de eletrônica, computação e mundo maker.

 

O objetivo deste post é mostrar quais são os assuntos abordados no livro, como também os links para adquiri-lo. Aproveito também para deixar um link de contato direto com os leitores que tenham dúvidas e sugestões.

 

 

Sumário

 

O livro consiste numa abordagem prática (bem mão-na-massa mesmo) do uso do ESP32 e do rádio LoRa, com o objetivo de informar aos iniciantes no assunto sobre o que se trata o ESP32 e LoRa e como fazer projetos com estas tecnologias. Desta forma, o livro busca contextualizar o leitor nestas tecnologias para o uso em projetos práticos na área de Internet das Coisas.

O livro conta com oito capítulos, sendo:

  • Os três primeiros capítulos são para embasamento teórico sobre ESP32 e LoRa e também para apresentar o módulo Heltec Wifi Lora (v2) (módulo com ESP32 e LoRa utilizado no livro);
  • Os cinco capítulos seguintes são para os projetos, abordando comunicação ponto-a-ponto com rádio LoRa, monitoramento remoto de temperatura e umidade, construção de um robô controlado remotamente e monitoramento remoto da turbidez de água (parâmetro fundamental para mensurar qualidade da água).

 

Ainda, o último capítulo do livro conta com um projeto-gadget para os fãs da série Stranger Things: um alfabeto Stranger Things comntrolado por Internet. Tal projeto é abordado desde sua construção mecânica até a comunicação via Internet, sendo, portanto, um guia de construção para um gadget muito bacana. Veja abaixo o mesmo em ação:

 

Público-alvo

O livro se destina àqueles que:

  • São engenheiros, tecnólogos e hobistas na área de eletrônica e computação;
  • São iniciantes no mundo dos sistemas embarcados e desejam conhecer melhor como programar o ESP32 e fazer projetos juntando ESP32 e LoRa;
  • Desejam conhecer mais sobre a tecnologia de rádio LoRa e suas vantagens na aplicação em projetos de Internet das Coisas.

Links para compra

 

Caso desejar adquirir o livro, você pode utilizar um dos links para compra abaixo:

 

Canais para dúvidas

 

Se você já tem o livro ou pretende compra-lo e tem dúvidas, por favor entre em contato comigo a partir do formulário de contato do meu site (http://pedrobertoleti.com.br/). Será um prazer ajudar.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Pedro Bertoleti
Sou engenheiro eletricista formado pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG - UNESP) e trabalho com Android embarcado em Campinas-SP. Curioso e viciado em tecnologia, sempre busco me aprimorar na área de sistemas embarcados (modalidades bare-metal, RTOS, Linux embarcado e Android embarcado). Para mais informações, acesse minha página no Facebook:https://www.facebook.com/pbertoleti

6
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Pedro BertoletiMatheus AlcântaraMarcelo RovaiPedro Henrique Fonseca BertoletiIvan Assaritti Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Matheus Alcântara
Visitante
Matheus Alcântara

Bom Dia Pedro

Estou em busca de aprimoramento na área de IOT, queria saber quais os componentes que vosso livro exige para fazer as atividades praticas ? Você sabe me informar ?

Abraços

Marcelo Rovai
Visitante
Marcelo Rovai

Muito legal o livro. O comprei em Amazon. Bem completo e didatico. Parabens.
Marcelo Rovai

Ivan Assaritti
Membro

Olá Pedro,

Parabéns pelo trabalho!

No Heltec você utilizou qual ambiente e linguagem para fazer os exemplos?

Abraços

Ivan

Pedro Henrique Fonseca Bertoleti
Visitante
Pedro Henrique Fonseca Bertoleti

Ivan, muito obrigado!

Eu usei a Arduino IDE e linguagem C. O motivo da escolha da Arduino IDE foi devido ao fato do livro ter foco em quem está iniciando na área.

Atenciosamente,
Pedro Bertoleti