Nenhum comentário

Livro: Primeiros Passos com Soldagem

Primeiros Passos com Soldagem
A soldagem é uma atividade que há alguns anos somente profissionais e hobbystas tinham acesso. Hoje, com a popularização do movimento maker e com grande quantidade de projetos/placas do estilo DIY (Do it yourself), a soldagem de componentes eletrônicos está bem mais próxima das pessoas em suas casas ou laboratórios.
 
 
Hoje há diversas atividades envolvendo soldagem eletrônica, que acontecem em eventos como no Maker Faire, Arduino Day, Roadsec e Campus Party. É importante que os instrutores estejam preparados para orientar seus alunos com o processo de soldagem e sempre com segurança. Nos workshops que realizo com a Franzininho em diversas partes do Brasil, procuro levar a experiência de soldagem para os participantes de forma didática, segura e divertida. Porém, é sempre bom se atualizar quanto às ferramentas e técnicas de soldagem e resolução de problemas. A seguir apresento o livro: Primeiros passos com soldagem, escrito por Marc de Vinck. O livro foi traduzido e publicado no Brasil pela editora Novatec e nos ajudará na preparação das próximas oficinas.
 
 
 

Sobre o Livro: Primeiros passos com soldagem

 
 
O livro começa com uma breve história sobre o primeiro kit que o autor comprou, e que exigia a soldagem de componentes. Esse kit o ajudou a aprender sobre soldagem eletrônica. No final ele revela quem criou aquele kit. Você irá gostar de saber.
 
Em seguida é apresentado resumidamente os tipos de soldagem, finalizando com a soldagem eletrônica, assunto principal desse livro. Achei interessante essa abordagem inicial, que deixa claro o que é soldagem eletrônica e os outros tipos que geralmente são usadas para fixação mecânicas. Já passei por uma situação onde quase fui impedido de realizar um workshop de soldagem de Franzininho, pois os responsáveis do local achavam que seria usado solda elétrica.
 
O autor detalha bem sobre as ferramentas necessárias para a soldagem eletrônica. Ele explica todos os detalhes para a escolha de um bom ferro de solda e os acessórios básicos para iniciar, como a solda correta que você deve comprar. Outro detalhe importante que o autor frisa no seu texto é a segurança. Ele alerta para o uso de EPI (equipamento de proteção individual), para não respirar a fumaça e não comer sem lavar as mãos, após as atividades de solda. Esses são pontos importantes que procuro alertar os participantes das minhas oficinas de solda. Trabalhar com ferro de solda pode ser perigoso se não tomar os devidos cuidados.
 
Marc trouxe um projeto do tipo "faça você mesmo" para a montagem de um exaustor portátil, que ajudará a sugar a fumaça gerada durante a soldagem. É um bom projeto para os iniciantes em soldagem.
 
Seguindo, o autor explica detalhadamente o processo de soldagem de componentes PTH (pin through hole), desde a preparação do ambiente, passando por técnicas de soldagem e finalizando com a resolução de problemas que podem ocorrer (e que irão acontecer). Ele também ensina como fazer emendas em fios e cabos, soldagem de fios/cabos em interruptores e como proteger com o uso de tubos termo retrátil.
 
Para resolução de problemas é explicado como retirar o excesso de solda usando sugador e malha de cobre.
 
Por fim, é apresentado como fazer solda de componentes SMD (surface mounted device), ou seja, componentes montados em superfície (SMT - Surface-mount technology). São exibidas as ferramentas e acessórios básicos para soldagem manual, assim como técnicas para soldagem e remoção de componentes SMDs.
 
 
 

Conclusão

 
O livro apresenta de forma simples e direta os detalhes para soldagem eletrônica. O autor aborda de forma didática as técnicas de soldagem e a escolha de ferramentas e acessórios para soldagem. É um bom conteúdo para os iniciantes, que pretendem comprar ferramentas e acessório para darem os primeiros passos na soldagem de placas eletrônicas. Também serve como material de referência para os instrutores de workshops que envolvam soldagem.
 
Boa diversão! Mas não se esqueça, dominar a técnica de soldagem requer prática, paciência e deve ser feita com segurança. Prepare as ferramentas e componentes e boa soldagem!
 
Se ficou alguma critica, sugestão ou dúvida, deixe seu comentário abaixo, por favor.
 
Aproveite e compre o livro com 20% de desconto usando o código promocional: EMBARCADOS, durante a compra no site da Novatec.
 
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Livros » Livro: Primeiros Passos com Soldagem
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Debugging
em Linux embarcado

 

Data: 30/09 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link