Nenhum comentário

Conheça o Livro: O Circuito Integrado 555 Mágico

circuito integrado 555

O 555 é, sem dúvida, um dos circuitos integrados mais populares no mundo. Multifuncional, barato e com grande disponibilidade, foi usado em uma infinidade de aplicações desde o seu lançamento em 1971. Dezenas de bilhões de circuitos integrados 555 foram vendidos e ainda hoje ele está presente em diversos projetos eletrônicos. Hoje encontramos uma grande disponibilidade de circuitos e exemplos de aplicações na internet, no entanto, é importante entender o seu funcionamento e as configurações possíveis para esse dispositivo. Por isso o professor Newton C. Braga lançou o livro “O circuito integrado 555 mágico”. Esse livro traz todas as informações sobre o seu funcionamento e ainda uma boa quantidade de exemplos práticos que podem ser replicados ou adaptados para aplicações específicas.

Recentemente recebi um exemplar desse livro e a seguir compartilho com vocês o conteúdo presente nele.

O circuito integrado 555 mágico

O livro começa com a história do 555 e como seu criador, Hans Camenzind, desenvolveu esse circuito integrado, pela Signetics em 1971. Logo após, o autor apresenta os detalhes da estrutura interna do 555. São exibidas todas as características e até os tipos de encapsulamentos disponíveis.

Estrutura interna do circuito integrado 555
Figura 1 - Estrutura interna do circuito integrado 555

O livro detalha muito bem o funcionamento do 555 nas configurações monoestável e astável. São apresentadas as formas de onda e fórmulas matemáticas para dimensionamento dos componentes externos. O autor também se preocupou em apresentar o 555 CMOS.

Muitas aplicações com 555 irão acionar cargas de potência e suas saídas. Sendo assim, o professor Newton dedicou um capítulo para detalhar circuitos de etapa de potência. São exibidas interfaces com transistores, interfaces isoladas, acionamento de cargas AC, TRIACs, IGBTs, relés e acionamento de auto-falantes.

Além de toda a teoria sobre o CI 555, o livro ainda vem recheado com 35 circuitos práticos com 555. Os circuitos apresentados podem ser aplicados em diversos projetos. Todos os circuitos apresentados possuem explicação de funcionamento, você pode facilmente adaptar para seu projeto com poucas ou nenhuma modificação.

Por fim, são apresentados alguns projetos especiais com 555: um temporizador múltiplo e um conversor DC/DC. Ambos apresentam explicação detalhada do funcionamento, lista de materiais e desenho da PCB.

Conclusão

O livro “O circuito Integrado 555 Mágico” dá uma boa base teórica, além de muitos circuitos práticos. É um excelente material para os iniciantes, entusiastas de eletrônica e makers que desejam aprender sobre o 555 e fazer circuitos práticos. Recomendo a leitura da parte teórica e sempre que possível o teste das configurações básicas na bancada usando um osciloscópio para análise das formas de onda e comprovação dos valores calculados através das fórmulas.

[ATENÇÃO] - TOME CUIDADO QUANDO FOR TRABALHAR COM ACIONAMENTO DE CARGAS AC.

Agradeço ao professor Newton C. Braga por compartilhar esse excelente material e possibilitar que mais pessoas possam aprender sobre eletrônica.

Você pode encontrar o link para o livro e artigos no site do Instituto Newnto C Braga.

O que achou do livro? Deixe comentário sobre os circuitos que já montou com o 555 (mágico).

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Livros » Conheça o Livro: O Circuito Integrado 555 Mágico
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Debugging
em Linux embarcado

 

Data: 30/09 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link