1 Comentário

Livro “Linux para Makers” e profissionais

Linux para Makers

Hoje é muito comum o uso de Linux em muitas aplicações embarcadas. Porém, muitos profissionais ainda sentem-se intimidados durante o desenvolvimento de projetos com Linux embarcado, principalmente quando se abre o terminal. Isso não é mais desculpa para o profissional de sistemas embarcados, pois há uma grande variedade de placas Linux no mercado e ainda é fácil usar uma distribuição Linux no seu desktop, mesmo em uma máquina virtual.

Para facilitar o aprendizado de Linux, focando em aplicações embarcadas, Aaron Newcom escreveu um livro para ajudar os iniciantes que se sentem inibidos em usar linux em placas como Raspberry Pi e semelhantes.

O livro, Linux para Makers, traduzido pela Novatec, tem como objetivo ajudar os iniciantes com os princípios básicos necessários para aprender, explorar e desenvolver projetos usando o sistema operacional Linux.

A seguir vou apresentar os detalhes de cada capítulo do livro.

Sobre o Livro Linux para Makers

O livro foi escrito com base na Raspberry Pi, usando a distribuição Raspbian. O autor inicia o livro explicando como baixar e gravar a imagem do Raspbian no SD card. Em seguida ele explica as configurações iniciais que devem ser feitas ao ligar a Raspberry Pi pela primeira vez.

No capítulo 2 são apresentados os princípios básicos sobre o Linux. É um capítulo importante para os iniciantes no sistema operacional Linux. Ele apresenta o terminal, o shell e o sistema de arquivos do Linux. Também são apresentados os conceitos sobre usuários, grupos e permissões. São exibidos diversos exemplos para que você possa testar diretamente na sua Raspberry Pi.

O capítulo 3 foi dedicado para a interface gráfica do Raspbian. O autor explica quando se deve ou não utilizar o desktop, e os detalhes básicos para uso e configurações.

No capítulo 4 são explorados os comandos básicos em linha de comando. São mostrados os principais comandos, em detalhes, para que o leitor se familiarize com o uso do prompt. Dominando esses comandos, o leitor estará apto para usar a linha de comando com facilidade. Também é explicado como configurar a rede através da linha de comando e, por fim, como instalar softwares. É importante o teste dos comandos para que o leitor possa pegar fluência e ir além da reprodução de comandos em tutoriais online, criando seus próprios projetos. É uma habilidade básica para se trabalhar com projetos em Linux.

Em diversos projetos você não terá um teclado, mouse e monitor, ligados à sua Raspberry Pi. Geralmente, o acesso à placa é feito através de SSH. Por ser um assunto importante, o autor dedica o capítulo 5 para explicar a configuração e uso do SSH, assim como o uso do VNC para acesso ao desktop, remoto. Ele também ensina como fazer a transferência de arquivos por uma rede.

Depois de aprender os comando básicos no prompt, chegou a hora de aprender comandos poderosos e se tornar profissional na linha de comandos. No capítulo 6, você irá descobrir dicas e truques que te ajudarão em diversas tarefas durante o desenvolvimento de projetos no futuro. Você verá como iniciar uma tarefa automaticamente no boot, matar processos, encontrar dispositivos USB, agendar tarefas, e muitos outros comandos importantes. A cada comando aprendido você ficará mais entusiasmado com o poder do terminal.

No capítulo 7 você aprenderá como fazer a interface com o mundo físico. Serão exploradas aplicações com GPIO, I2C, SPI, e como interagir com uma placa Arduino. As aplicações são feitas em Python, e lhe darão uma base para o desenvolvimento de projetos.

Chegando aos capítulos finais, no capítulo 8, são apresentadas algumas configurações para áudio e vídeo, importantes para quando você precisa desses recursos em projetos.

O capítulo 9 exibe como usar serviços de nuvem com o Linux. Você aprenderá como sincronizar arquivos com as principais plataformas de nuvem, como usar o IFTTT e como configurar um servidor dedicado. Não são exploradas plataformas de nuvem de IoT.

Para finalizar, no capítulo 10, é exibido como executar o Raspbian em uma máquina virtual. É uma solução interessante para quem não tem acesso à placa e quer dar os primeiros passos nesse universo. Porém, é importante salientar que não é possível explorar o mundo físico.

Ainda há um apêndice que exibe a história do Linux.

Conclusão

Apesar do livro ser focado na Raspberry Pi, apresenta um bom conteúdo para se trabalhar com placas Linux profissionais. O conteúdo é apresentado de forma didática e bem clara, permitindo que o leitor explore o sistema operacional Linux e aprenda os principais conceitos para que possa desenvolver suas próprias aplicações.

É um excelente livro para quem está iniciando no Linux, principalmente se o foco são aplicações embarcadas.

E você, o que achou do conteúdo apresentado neste livro? Deixe seu comentário abaixo.

Aproveite e compre o livro com 20% de desconto usando o código promocional EMBARCADOS durante a compra de livros no site da Novatec.

Saiba mais

Como se tornar um especialista em Linux Embarcado

Anatomia de um Sistema Linux embarcado

Agregando valor em sistemas de informação com o uso de Linux embarcado

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Livros » Livro “Linux para Makers” e profissionais
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Otávio
Otávio
21/01/2020 01:36

Obrigado por explicar detalhes sobre o livro. Me ajudou na decisão de comprar!

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Debugging
em Linux embarcado

 

Data: 30/09 às 19:30h - Apoio: Mouser Elecctronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link