Livro: Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi

A internet das coisas está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Com o crescimento do movimento maker e a facilidade de comprar placas e componentes eletrônicos, hoje ficou mais fácil criar aplicações de IoT para situações cotidianas. O ESP8266 em conjunto com a plataforma Arduino e Raspberry Pi permitem criar soluções que antigamente eram difíceis e caras.

 

Apesar da grande quantidade de informações na internet, os iniciantes ainda sentem dificuldade para um ponto de partida. Para suprir essa necessidade, a Novatec lançou o livro: Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi, escrito por Sérgio de Oliveira. Confira a seguir todos os detalhes do livro.

 

 

Por dentro do livro Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi

 

O livro foi dividido em 3 partes: Conceitos, Implementação e Aplicações. A seguir serão apresentados os resumos dos capítulos.

 

O Capítulo 1 exibe uma breve introdução sobre internet das coisas e uma visão geral sobre o que será abordado no livro. Em seguida, no capítulo 2 o autor apresenta uma revisão dos conceitos básicos sobre redes de computadores, abordando o modelo cliente-servidor, TCP/IP, WIFI, protocolos para IoT, de uma forma clara e objetiva.

 

No capítulo 3 é feita uma breve introdução aos sistemas embarcados, com uma explicação sucinta sobre microcontroladores e as placas: Arduino, Raspberry Pi e ESP8266.

 

Dando sequência, no capítulo 4 o autor apresenta um assunto muito importante para aplicações em IoT, a Gestão de Energia. É feita uma breve introdução sobre consumo em dispositivos IoT e em seguida são apresentados os detalhes de consumo do ESP8266 e da Raspberry Pi. Foi dedicado um tópico para a apresentação de baterias e um exemplo de cálculo para autonomia de bateria alimentando o ESP8266.

 

O capítulo 5 foi dedicado para os conceitos sobre programação paralela, distribuída e sistemas de tempo real. Os conceitos são exibidos de forma resumida.

 

Chegando ao final da parte sobre conceitos, o capítulo 6 aborda a computação em nuvem, apresentando os conceitos e plataformas disponíveis.

 

Iniciando a parte de implementação o autor ensina, no capítulo 7, a programação do ESP8266 com a linguagem Lua. São apresentados os passos iniciais, ambiente de programação e alguns exemplos de aplicações.

 

Em seguida, no capítulo 8, é explicado como programar o ESP8266 usando o Arduino. O autor ensina como configurar a IDE para programação dessa placa e apresenta alguns exemplos básicos para teste da placa. Na sequência são apresentados alguns exemplos mais elaborados, como servidor web e acesso a banco de dados MySQL. Há uma seção dedicada para a atualização do módulo ESP8266 por OTA e através de servidor web. No final do capítulo é explicado como configurar a IDE Eclipse para programação do ESP8266 com Arduino.

 

O Capítulo 9 apresenta algumas interfaces com sensores e atuadores. São exibidos diversos módulos digitais e analógicos, assim como módulos com comunicação serial. Para cada módulo há uma explicação sobre o funcionamento e de como usá-lo com o ESP8266. Assim é encerrada a parte de implementação.

 

Para as aplicações, são exibidos alguns exemplos de projetos. No capítulo 10 é apresentada uma aplicação com o ThingSpeak. Um circuito para monitorar tensão e corrente de uma bateria ligada a um painel solar e uma carga, funciona como um datalog enviando as informações para o ThingSpeak.

 

Já no capítulo 11 é exibido um controle de irrigação distribuído usando MQTT. Há uma breve explicação sobre o MQTT e em seguida é apresentada a implementação de forma detalhada.

 

O capítulo 12 traz um projeto bem detalhado para o controle de acesso WEB utilizando RFID. São exibidos todos os detalhes da aplicação web e banco de dados, assim como a programação do módulo de leitura, também feito com o ESP8266.

 

O capítulo 13 é dedicado a Interfaces com smartphones. O autor ensina como usar o Android Studio, criando um app com MQTT.

 

No capítulo 14 são apresentados os primeiros passos com a Raspberry Pi e como fazer uma comunicação em tempo real com  o ESP8266.

 

Para finalizar, o último capítulo do livro apresenta a implementação de um porteiro eletrônico usando uma Raspberry Pi, um projeto muito interessante para ser reproduzido.

 

 

Conclusão

 

Apesar do livro trazer no título as placas Arduino e Raspberry Pi, o conteúdo é na maioria sobre o ESP8266. É uma boa porta de entrada para aplicações de IoT com o ESP8266, apresentando ótimos projetos para reprodução, modificação ou adaptação. Os exemplos exibem diversos códigos para aplicações web, banco de dados e smartphones.

 

O que achou do livro? Deixe seu comentário abaixo.

 

Aproveite e compre o livro com 20% de desconto usando o código promocional: EMBARCADOS, durante a compra no site da Novatec.

 

Aprenda mais

 

Confira alguns projetos com ESP8266:

 

Interruptor Wifi para Lâmpada - Hardware

PIC na IoT com ESP8266 e ThingSpeak

Controle de servomotores com Arduino e ESP8266

Localização aproximada via IP com ESP8266 - Parte 1

Estação meteorológica com Arduino

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

3
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
1 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Fábio SouzaAlfredoThiago Ribeiro Pompermayer Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Alfredo
Visitante
Alfredo

Dónde comprar ebook??

Thiago Ribeiro Pompermayer
Visitante
Thiago Ribeiro Pompermayer

Comprei agora para dar uma conferida no conteúdo.