Livro: Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi

imagem de destaque

A internet das coisas está cada vez mais presente em nosso dia a dia. Com o crescimento do movimento maker e a facilidade de comprar placas e componentes eletrônicos, hoje ficou mais fácil criar aplicações de IoT para situações cotidianas. O ESP8266 em conjunto com a plataforma Arduino e Raspberry Pi permitem criar soluções que antigamente eram difíceis e caras.

Apesar da grande quantidade de informações na internet, os iniciantes ainda sentem dificuldade para um ponto de partida. Para suprir essa necessidade, a Novatec lançou o livro: Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi, escrito por Sérgio de Oliveira. Confira a seguir todos os detalhes do livro.

Por dentro do livro Internet das Coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi

O livro foi dividido em 3 partes: Conceitos, Implementação e Aplicações. A seguir serão apresentados os resumos dos capítulos.

O Capítulo 1 exibe uma breve introdução sobre internet das coisas e uma visão geral sobre o que será abordado no livro. Em seguida, no capítulo 2 o autor apresenta uma revisão dos conceitos básicos sobre redes de computadores, abordando o modelo cliente-servidor, TCP/IP, WIFI, protocolos para IoT, de uma forma clara e objetiva.

No capítulo 3 é feita uma breve introdução aos sistemas embarcados, com uma explicação sucinta sobre microcontroladores e as placas: Arduino, Raspberry Pi e ESP8266.

Dando sequência, no capítulo 4 o autor apresenta um assunto muito importante para aplicações em IoT, a Gestão de Energia. É feita uma breve introdução sobre consumo em dispositivos IoT e em seguida são apresentados os detalhes de consumo do ESP8266 e da Raspberry Pi. Foi dedicado um tópico para a apresentação de baterias e um exemplo de cálculo para autonomia de bateria alimentando o ESP8266.

O capítulo 5 foi dedicado para os conceitos sobre programação paralela, distribuída e sistemas de tempo real. Os conceitos são exibidos de forma resumida.

Chegando ao final da parte sobre conceitos, o capítulo 6 aborda a computação em nuvem, apresentando os conceitos e plataformas disponíveis.

Iniciando a parte de implementação o autor ensina, no capítulo 7, a programação do ESP8266 com a linguagem Lua. São apresentados os passos iniciais, ambiente de programação e alguns exemplos de aplicações.

Em seguida, no capítulo 8, é explicado como programar o ESP8266 usando o Arduino. O autor ensina como configurar a IDE para programação dessa placa e apresenta alguns exemplos básicos para teste da placa. Na sequência são apresentados alguns exemplos mais elaborados, como servidor web e acesso a banco de dados MySQL. Há uma seção dedicada para a atualização do módulo ESP8266 por OTA e através de servidor web. No final do capítulo é explicado como configurar a IDE Eclipse para programação do ESP8266 com Arduino.

O Capítulo 9 apresenta algumas interfaces com sensores e atuadores. São exibidos diversos módulos digitais e analógicos, assim como módulos com comunicação serial. Para cada módulo há uma explicação sobre o funcionamento e de como usá-lo com o ESP8266. Assim é encerrada a parte de implementação.

Para as aplicações, são exibidos alguns exemplos de projetos. No capítulo 10 é apresentada uma aplicação com o ThingSpeak. Um circuito para monitorar tensão e corrente de uma bateria ligada a um painel solar e uma carga, funciona como um datalog enviando as informações para o ThingSpeak.

Já no capítulo 11 é exibido um controle de irrigação distribuído usando MQTT. Há uma breve explicação sobre o MQTT e em seguida é apresentada a implementação de forma detalhada.

O capítulo 12 traz um projeto bem detalhado para o controle de acesso WEB utilizando RFID. São exibidos todos os detalhes da aplicação web e banco de dados, assim como a programação do módulo de leitura, também feito com o ESP8266.

O capítulo 13 é dedicado a Interfaces com smartphones. O autor ensina como usar o Android Studio, criando um app com MQTT.

No capítulo 14 são apresentados os primeiros passos com a Raspberry Pi e como fazer uma comunicação em tempo real com  o ESP8266.

Para finalizar, o último capítulo do livro apresenta a implementação de um porteiro eletrônico usando uma Raspberry Pi, um projeto muito interessante para ser reproduzido.

Conclusão

Apesar do livro trazer no título as placas Arduino e Raspberry Pi, o conteúdo é na maioria sobre o ESP8266. É uma boa porta de entrada para aplicações de IoT com o ESP8266, apresentando ótimos projetos para reprodução, modificação ou adaptação. Os exemplos exibem diversos códigos para aplicações web, banco de dados e smartphones.

O que achou do livro? Deixe seu comentário abaixo.

Aproveite e compre o livro com 20% de desconto usando o código promocional: EMBARCADOS, durante a compra no site da Novatec.

Aprenda mais

Confira alguns projetos com ESP8266:

Interruptor Wifi para Lâmpada – Hardware

PIC na IoT com ESP8266 e ThingSpeak

Controle de servomotores com Arduino e ESP8266

Localização aproximada via IP com ESP8266 – Parte 1

Estação meteorológica com Arduino

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredo Rivamar
Alfredo
25/11/2017 14:55

Dónde comprar ebook??

Thiago Ribeiro Pompermayer
Thiago Ribeiro Pompermayer
15/07/2017 16:10

Comprei agora para dar uma conferida no conteúdo.

Talvez você goste:

Séries

Menu