Livro Grátis: Inspirando a Internet das Coisas

Inspirando a Internet das Coisas

Aprofundando mais um pouco no tema de Internet das Coisas, agora vamos apresentar um livro cujo título é "Inspirando a Internet das Coisas", gratuito e fornecido em algumas edições diferentes seguindo o formato de Comic Book. A produção do livro foi a princípio um resultado da Iniciativa Internet das Coisas, e agora é uma publicação do Fórum Internacional de Internet das Coisas.

 

Como pode ser percebido pelo próprio título da obra, a ideia por trás da produção do livro foi criar um material fácil de ler e entender a respeito da Internet das Coisas, com o propósito de tratar o assunto com a sua devida seriedade, mas ao mesmo tempo com uma boa dose de diversão. Dessa forma, o Comic Book é construído com uma mistura de entrevistas e casos de uso dotados de ilustrações para explicar o que é a Internet das Coisas, e como ela pode agregar valor e utilidade em termos de serviços e aplicações para usuários finais.

 

O Livro mostra o impacto do Internet of Things em várias partes de nossa vida, incluindo nas plantações, nos eventos, na rede elétrica, no nosso dia a dia como presença em automação de nossa casa, medidores inteligentes e gadgets, na mídia social, em nossas decisões de consumo, bom, em todas as partes que circundam a nossa vida.

 

Em cada publicação é feito um agradecimento a quem contribuiu para o conteúdo utilizado, e além disso, é feito um agradecimento especial para Tine Raun, do Alexandra Instituttet A/S, Mikael Skotting do Raaskot Visuel Kommunikation e Stig Andersen, que, em conjunto com o IoT Forum,  auxiliaram em muito na elaboração e desenvolvimento do Comic Book, além de terem dado as bases para sua publicação.

 

Atualmente, o Comic Book é fornecido em 3 edições diferentes:

  1. Original Edition - Edição tradicional, trata 15 cenários de aplicações, apresenta 25 conceitos de Internet das Coisas e entrevista de 4 experts da área;
  2. Special Edition - Edição estendida contando com 20 cenários de aplicações, 30 conceitos de Internet das Coisas e 7 entrevistas de experts da área;
  3. Business Edition - Edição voltada principalmente a negócios. Com mais conteúdo que as demais, apresenta 20 ilustrações sobre cenários de aplicação, detalha cerca de 30 conceitos de Internet das Coisas, apresenta 10 entrevistas e 5 ideias de negócios com IoT.

 

Se você ficou interessado e quer entrar em contato com o pessoal responsável pela obra, basta enviar um email para  Mirko Presser.

 

Uma ótima notícia é que a Special Edition está disponível em português do Brasil. Resultado de uma parceria com o Fórum de Competitividade de IoT no Brasil e também do Instituto de Tecnologia e Software ITIS, que financiaram o trabalho, adaptaram, produziram e revisaram esse trabalho para português do Brasil. 

 

O livro é todo publicado em Creative Commons e pode ser acessado nos links acima.

 

 

Para saber mais sobre Internet of Things no Embarcados 

 

Editorial: IoT - Internet das Coisas - Mocinha ou Vilã?

Plataformas e módulos IoT Internet das Coisas

Monitoramento de água com IoT

O uso de Linux continua crescendo com IoT

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar