Livro: C Programming for Arduino

Livro Grátis de Arduino

Não bastando já ter a iniciativa de um livro de graça por dia, a editora britânica PacktPub, o tema escolhido para a nova leva de livros gratuitos é "Maker", ao passo em que iniciaram então a chamada "Maker Week 2015", em que um livro com o tema será disponibilizado gratuitamente por dia, e vários dos best-sellers do mesmo tema serão vendidos com 50 % de desconto. Estávamos esperando então um Livro Grátis de Arduino, certo? Na página Free Learning o anúncio mostrado  na Figura 1 aparece em destaque, anunciando a semana especial!

 

MakerWeek2015
Figura 1 - Maker Week da Editora PacktPub.

 

Na atual data do dia 08/12/2015, o livro escolhido foi C Programming for Arduino - "Programação C para Arduino". Na editora este livro custa 29,99 dólares. Aproveite! Lembre-se que após o período de disponibilizaçao gratuita do livro, o mesmo voltará a ser pago!

 

Para obter o livro gratuito do dia, primeiro é preciso ter um cadastro na editora PacktPub. Segundo, é preciso acessar o link do Free Learning da PacktPub, que disponibiliza um livro de graça por 24 horas. Só, e somente só pelo link do Free Learning é que você poderá baixar o seu livro de graça do dia! 

 

Ao acessar o Free Learning no intervalo do dia 08/12/2015 até o encerramento do relógio de contagem, você verá no centro da página um conteúdo tal como mostrado na Figura 2 adiante. Veja que é destacado em vermelho um relógio do tempo restante em que o livro permanecerá de graça. Na parte esquerda, é exibida a capa do livro. E abaixo do campo de tempo em vermelho, uma breve descrição do livro. Cadastrado e autenticado/logado no PacktPub, basta então clicar no botão azul Claim Your Free eBook para então carregar o livro em seu acervo pessoal - My Books em sua conta no PacktPub. Simples, rápido e fácil.

 

 

CProgrammingFreeBook
Figura 2 - Anúncio do livro gratuito, com imagem da capa, descrição e botão para obter livro.

 

 

 

Livro no Painel do Usuário

 

Com o livro carregado em seu acervo pessoal, é possível visualizá-lo em uma ampla variedade de formatos digitais, compreendendo PDF, ePub, Mobi (utilizado nos leitores Kindle). Você pode também ler o livro diretamente no navegador por meio da opção Read Online. Sendo livro com conteúdo técnico e desenvolvimento de códigos de programa, também é fornecido um arquivo compactado contendo os códigos-fontes elaborados nas atividades presentes no livro, que pode ser baixado pela opção Code Files. Veja abaixo na Figura 3 como fica o livro no painel do usuário.

 

C-Programming-Free-Book-packtpub-painel
Figura 3 - Livro no painel pessoal do usuário.

 

 

O Livro C Programming for Arduino

 

 

Se você está meio perdido no mundo do Arduino, este livro é pra você. Sente-se confuso nesse meio de códigos, LEDs, fios e resistências, protoboards, etc?  O autor Julien Bayle traça uma rota cirurgicamente planejada para guiar o leitor desde os primeiros conceitos de programação C, até o uso do Arduino para enviar um tweet pela rede e tocar música. Seus exemplos são bem elaborados, e as montagens são bem apresentadas com o uso do Fritzing. Então, se você está começando em Arduino e precisa de um norte, este livro é a sua bússola. Boa leitura!

 

C_Programming_Arduino_capa_packtpub
Figura 4 - Capa do livro C Programming for Arduino na PacktPub.

 

 

Sumário do Livro

 

Veja adiante um resumo do que é apresentado em cada capítulo do livro.

 

Capítulo 1 - Ambientação e introdução ao leitor e usuário de Arduino. Instalação de programas, drivers, conceitos de eletricidade e encerra com um "Olá Mundo" com LED.

 

Capítulo 2 - Trata do contato com programação C mais inicial, apresenta detalhes acerca das bibliotecas do Arduino, nativas e externas, e acaba por focar na comunicação serial, suas características e configuraões, para conversar com o Arduino.

 

Capítulo 3 - Aprofunda na linguagem C/C++ do Arduino, apresentando tipos de variáveis, uso de Strings e operações sobre Strings, apresenta escopo de variáveis, operadores, manipulação de dados, uso de loops e laços condicionais. Basicamente, é um minicurso de programação em C com doses de C++.

 

Capítulo 4 - Aperfeiçoando a programação, trata de apresentar o conceito e uso de funções, rotinas matemáticas trigonométricas (dentre outras), além de usar funções do Arduino para trabalhar com temporização.

 

Capítulo 5 - Considerando agora uma maior maturidade no fluxo do conteúdo do livro, agora o autor apresenta como realizar a interface do Arduino com o mundo externo por meio de sinais Digitais (0/1 - alto/baixo, etc). Juntando as bases de comunicação Serial, o autor faz uso de Processing para criar também programas no Computador capazes de comunicar com o Arduino. Sem deixar faltar nada, aborda conceitos de pull-up e pull-down e até mesmo debouncing.

 

Capítulo 6 - Passando pela interface com o mundo externo usando sinais digitais, agora é a hora dos sinais analógicos. Neste capítulo o autor demonstra como fazer a leitura de sinais analógicos e gerar também respostas proporcionais com o uso de PWM. Na continuidade do capítulo, o autor faz uso do programa Max6 (uma IDE de programação visual) para interface com o Arduino.

 

Capítulo 7 - É um capítulo voltado para a comunicação Serial. O autor aprofunda os conceitos, modos de funcionamento, indo mais a baixo nível. Por fim, aborda o padrão RS-232, apresenta a comunicação I2C, SPI e finaliza com USB.

 

Capítulo 8 - Este é o "Capítulo dos LEDs", pois seu grande foco é mostrar diversas formas de gerar "feedback" visual ao usuário por meio de LEDs. Apresenta desde os conceitos para acionamento de um simples LED, até controle de LEDs RGBs, matrizes de LEDs, controle com PWM, dentre outros. E finaliza com a interface do Arduino com display LCD.

 

Capítulo 9 - Este capítulo é focado na interface do Arduino com servomotores e componentes piezzoelétricos, de modo a criar coisas que "se mexem" e "fazem barulho". Não ache que é tudo muito simples. No fim do capítulo o autor apresenta técnicas para modular sinais de áudio MIDI e WAV, por exemplo.

 

Capítulo 10 - Voltado às técnicas mais avançadas, apresenta formas de fazer interface do Arduino com EEPROM, módulos GPS, baterias, displays GLCDs, etc.

 

Capítulo 11 - Apresenta conceitos e aplicações de Rede com Arduino, começando com a apresentação do modelo OSI e suas camadas, protocolos de comunicação e transmissão de dados, e aborda componentes e formas de fazer o Arduino trabalhar com rede Ethernet, Bluetooth e WiFi. No final do capítulo o autor demonstra como fazer o Arduino postar um tweet ao apertar um botão, por exemplo.

 

Capítulo 12 - Esse capítulo é voltado a um aprofundamento do Max 6 - Framework de programação visual.

 

Capítulo 13 - Aperfeiçoamento de habilidades em programação C. Este capítulo destaca peculiaridades mais aprofundadas em programação C, citando arquivos-fonte, cabeçalhos, além de guiar o leitor na criação de sua própria biblioteca.

 

Apêndice - Basicamente é uma conclusão de toda a obra e algumas considerações finais. Ufa!!!

 

Arduino é o novo e intenso amor dos entusiastas em eletrônica e embarcados. Apesar de tratar de Arduino, os conceitos apresentados neste livro servirão de muita ajuda ao leitor em sua trilha para se tornar um desenvolvedor de Sistemas Embarcados, dando das bases para o leitor consiga se aventurar em outras arquiteturas, usar outros dispositivos, componentes, sensores, etc.

 

E então? Gostou? Vá logo baixar o seu, antes que o tempo acabe!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

4
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
2 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Willian Cordeiro FaragoAndré CurvelloWilliamAndre Tenorio Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Willian Cordeiro Farago
Visitante
willianfarago

Alguém baixou? Poderia me passar? [email protected] Obrigado!

Andre Tenorio
Visitante
( André Tenório )

3. 2. 1. Baixando! 🙂

William
Visitante
William

Idem...

André Curvello
Visitante

Valeu gente!
Gostaram do livro? Acompanhem a semana!