Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Livro: Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers

Raspberry Pi Cookbook

Como apresentado inicialmente em meu outro artigo sobre o livro de automação com BeagleBone, a editora britânica PacktPub está com a iniciativa de disponibilizar um livro de seu acervo gratuitamente por 24 horas. Na atual data do dia 07/12/2015, o livro escolhido foi Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers – “Livro de receitas de Raspberry Pi para programadores Pyton”. Na editora este livro custa 26,99 dólares. Aproveite! 

Para obter o livro gratuito do dia, primeiro é preciso ter um cadastro na editora PacktPub, e já aviso que o cadastro é gratuito! E segundo, é preciso acessar o link do Free Learning da PacktPub, que disponibiliza um livro de graça por 24 horas. Ou seja, passado esse período, o livro volta a ser pago! Só, e somente só pelo link do Free Learning é que você poderá baixar o seu livro de graça do dia.

Ao acessar o Free Learning no intervalo do dia 07/12/2015 até o encerramento do relógio de contagem, você verá no centro da página um conteúdo tal como mostrado na Figura 1 adiante. Veja que é destacado em vermelho um relógio do tempo restante em que o livro permanecerá de graça. Na parte esquerda, é exibida a capa do livro. E abaixo do campo de tempo em vermelho, uma breve descrição do livro. Cadastrado e autenticado/logado no PacktPub, basta então clicar no botão azul Claim Your Free eBook para então carregar o livro em seu acervo pessoal – My Books em sua conta no PacktPub. Simples, rápido e fácil.

Figura 1 – Destaque do livo de graça do dia.

Livro no Painel do Usuário

Com o livro carregado em seu acervo pessoal, é possível ter acesso ao mesmo em uma ampla variedade de formatos digitais, compreendendo PDF, ePub, Mobi (utilizado nos leitores Kindle). Você pode também ler o livro diretamente no navegador por meio da opção Read Online. E por se tratar de um livro com conteúdo técnico e desenvolvimento de códigos de programa, também é fornecido um arquivo compactado contendo os códigos-fontes elaborados nas atividades presentes no livro, que pode ser baixado pela opção Code Files. Veja abaixo na Figura 2 como fica o livro no painel do usuário.

Figura 2 – Perspectiva do Livro em “My Books” no painel de usário.

O Livro Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers

Este livro é altamente indicado para estudantes, entusiastas, makers e desenvolvedores interessados em desenvolver aplicações com a Raspberry Pi usando a linguagem de programação Python. Partindo de um estado leigo de interação com a Raspberry Pi e com a linguagem Python, o autor traça um curso de desenvolvimento em que o leitor vai se ambientando tanto nos conceitos da linguagem, como na sua utilização para criação de aplicações, jogos, leitura e controle de periféricos externos de hardware e até mesmo interface com câmeras e robôs. Ou seja, é um pacote bem completo de conhecimento assimilado em um único livro. Vale muito a leitura!

Figura 3 – Capa do livro de graça do dia – Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers.

Sumário do Livro

Veja adiante um resumo do que é apresentado em cada capítulo do livro.

Capítulo 1 – Compreende os primeiros passos para inteirar o usuário de como colocar para funcionar e interagir com a Raspberry Pi. Trata instalação do sistema, configuração e acesso.

Capítulo 2 – Começando com Python – Faz um panorama inicial sobre como usar Python para trabalhar com Strings, Arquivos e Menus.

Capítulo 3 – Destaca formas de usar Python para agilizar e automatizar tarefas. Inicia o usuário no desenvolvimento de interfaces gráficas com Python usando tkinter.

Capítulo 4 – Usando as bases apresentadas com tkinter, apresenta então os fundamentos para desenvolvimento de jogos e gráficos em 2D usando Python. Basicamente, se você gosta da Raspberry Pi e quer desenvolver jogos pra ela, esse capítulo é pra você!

Capítulo 5 – É uma continuação aprofundada do capítulo 4, em que o autor apresenta como desenvolver gráficos em 3D com Python, mostrando como criar mapas, cenários, etc.

Capítulo 6 – Após passar por todo um panorama do Python voltado para software, o autor inicia o fundamento para usar Python com interface aos periféricos de hardware da Raspberry Pi apresentando o controle de suas GPIOs, por meio de exemplos tais como acender LED e ler um botão, por exemplo, dentre outros.

Capítulo 7 – Como uma continuação da interface com elementos de hardware, este capítulo é voltado para interface com elementos sensores, mostrando como interagir com sensores em I2C, como fazer leitura de sinais com o conversor analógico-digital da Raspberry Pi, e até mostra como enviar dados para serviços na nuvem.

Capítulo 8 – Visando atender por base projetos que façam uso de câmeras, o capítulo 8 apresenta formas de interagir com a Raspberry Pi Camera Module, apresentando exemplos que demonstram como tirar fotos, filmar, e até mesmo como fazer a leitura de QR Codes.

Capítulo 9 – Este capítulo é para os amantes de robótica. Apresenta detalhes de como fazer as ligações e interfaces entre elementos de hardware e componentes de código para o controle de um robô por meio da Raspberry Pi. Apresenta também exemplos de como usar sensores para criar robôs que desviam de obstáculos, dentre outras coisas.

Capítulo 10 – Capítulo com conceitos mais avançados, apresenta detalhes e exemplos de como fazer o controle da Raspberry Pi por meio de sockets pela rede, além de demonstrar como interagir com a Raspberry Pi usando Bluetooth, como interagir com outros dispositivos usando a comunicação Serial UART ou USB da Raspberry Pi, etc.

Apêndice – O apêndice desta obra basicamente é voltado para uma listagem dos componentes utilizados no decorrer dos capítulos do livro, tanto em termos de software quanto de hardware.

A despeito do fato de tratar da Raspberry Pi, os conceitos apresentados no livro muito facilmente se aplicam à demais placas disponíveis no mercado, tais como Intel Edison, BeagleBoneBlack, BananaPi, OrangePi, dentre outras.

E então? Gostou? Vá logo baixar o seu, antes que o tempo acabe!