Livro: Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers

Raspberry Pi Cookbook

Como apresentado inicialmente em meu outro artigo sobre o livro de automação com BeagleBone, a editora britânica PacktPub está com a iniciativa de disponibilizar um livro de seu acervo gratuitamente por 24 horas. Na atual data do dia 07/12/2015, o livro escolhido foi Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers - "Livro de receitas de Raspberry Pi para programadores Pyton". Na editora este livro custa 26,99 dólares. Aproveite! 

 

Para obter o livro gratuito do dia, primeiro é preciso ter um cadastro na editora PacktPub, e já aviso que o cadastro é gratuito! E segundo, é preciso acessar o link do Free Learning da PacktPub, que disponibiliza um livro de graça por 24 horas. Ou seja, passado esse período, o livro volta a ser pago! Só, e somente só pelo link do Free Learning é que você poderá baixar o seu livro de graça do dia.

 

Ao acessar o Free Learning no intervalo do dia 07/12/2015 até o encerramento do relógio de contagem, você verá no centro da página um conteúdo tal como mostrado na Figura 1 adiante. Veja que é destacado em vermelho um relógio do tempo restante em que o livro permanecerá de graça. Na parte esquerda, é exibida a capa do livro. E abaixo do campo de tempo em vermelho, uma breve descrição do livro. Cadastrado e autenticado/logado no PacktPub, basta então clicar no botão azul Claim Your Free eBook para então carregar o livro em seu acervo pessoal - My Books em sua conta no PacktPub. Simples, rápido e fácil.

 

 

packtpub-rpi-timeout-free-ebook
Figura 1 - Destaque do livo de graça do dia.

 

 

Livro no Painel do Usuário

 

Com o livro carregado em seu acervo pessoal, é possível ter acesso ao mesmo em uma ampla variedade de formatos digitais, compreendendo PDF, ePub, Mobi (utilizado nos leitores Kindle). Você pode também ler o livro diretamente no navegador por meio da opção Read Online. E por se tratar de um livro com conteúdo técnico e desenvolvimento de códigos de programa, também é fornecido um arquivo compactado contendo os códigos-fontes elaborados nas atividades presentes no livro, que pode ser baixado pela opção Code Files. Veja abaixo na Figura 2 como fica o livro no painel do usuário.

 

packtpub-rpi-user-painel-book
Figura 2 - Perspectiva do Livro em "My Books" no painel de usário.

 

 

O Livro Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers

 

Este livro é altamente indicado para estudantes, entusiastas, makers e desenvolvedores interessados em desenvolver aplicações com a Raspberry Pi usando a linguagem de programação Python. Partindo de um estado leigo de interação com a Raspberry Pi e com a linguagem Python, o autor traça um curso de desenvolvimento em que o leitor vai se ambientando tanto nos conceitos da linguagem, como na sua utilização para criação de aplicações, jogos, leitura e controle de periféricos externos de hardware e até mesmo interface com câmeras e robôs. Ou seja, é um pacote bem completo de conhecimento assimilado em um único livro. Vale muito a leitura!

 

 

rpi-free-book-day
Figura 3 - Capa do livro de graça do dia - Raspberry Pi Cookbook for Python Programmers.

 

 

Sumário do Livro

 

Veja adiante um resumo do que é apresentado em cada capítulo do livro.

 

Capítulo 1 - Compreende os primeiros passos para inteirar o usuário de como colocar para funcionar e interagir com a Raspberry Pi. Trata instalação do sistema, configuração e acesso.

 

Capítulo 2 - Começando com Python - Faz um panorama inicial sobre como usar Python para trabalhar com Strings, Arquivos e Menus.

 

Capítulo 3 - Destaca formas de usar Python para agilizar e automatizar tarefas. Inicia o usuário no desenvolvimento de interfaces gráficas com Python usando tkinter.

 

Capítulo 4 - Usando as bases apresentadas com tkinter, apresenta então os fundamentos para desenvolvimento de jogos e gráficos em 2D usando Python. Basicamente, se você gosta da Raspberry Pi e quer desenvolver jogos pra ela, esse capítulo é pra você!

 

Capítulo 5 - É uma continuação aprofundada do capítulo 4, em que o autor apresenta como desenvolver gráficos em 3D com Python, mostrando como criar mapas, cenários, etc.

 

Capítulo 6 - Após passar por todo um panorama do Python voltado para software, o autor inicia o fundamento para usar Python com interface aos periféricos de hardware da Raspberry Pi apresentando o controle de suas GPIOs, por meio de exemplos tais como acender LED e ler um botão, por exemplo, dentre outros.

 

Capítulo 7 - Como uma continuação da interface com elementos de hardware, este capítulo é voltado para interface com elementos sensores, mostrando como interagir com sensores em I2C, como fazer leitura de sinais com o conversor analógico-digital da Raspberry Pi, e até mostra como enviar dados para serviços na nuvem.

 

Capítulo 8 - Visando atender por base projetos que façam uso de câmeras, o capítulo 8 apresenta formas de interagir com a Raspberry Pi Camera Module, apresentando exemplos que demonstram como tirar fotos, filmar, e até mesmo como fazer a leitura de QR Codes.

 

Capítulo 9 - Este capítulo é para os amantes de robótica. Apresenta detalhes de como fazer as ligações e interfaces entre elementos de hardware e componentes de código para o controle de um robô por meio da Raspberry Pi. Apresenta também exemplos de como usar sensores para criar robôs que desviam de obstáculos, dentre outras coisas.

 

Capítulo 10 - Capítulo com conceitos mais avançados, apresenta detalhes e exemplos de como fazer o controle da Raspberry Pi por meio de sockets pela rede, além de demonstrar como interagir com a Raspberry Pi usando Bluetooth, como interagir com outros dispositivos usando a comunicação Serial UART ou USB da Raspberry Pi, etc.

 

Apêndice - O apêndice desta obra basicamente é voltado para uma listagem dos componentes utilizados no decorrer dos capítulos do livro, tanto em termos de software quanto de hardware.

 

A despeito do fato de tratar da Raspberry Pi, os conceitos apresentados no livro muito facilmente se aplicam à demais placas disponíveis no mercado, tais como Intel Edison, BeagleBoneBlack, BananaPi, OrangePi, dentre outras.

 

E então? Gostou? Vá logo baixar o seu, antes que o tempo acabe!

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

6
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
André CurvelloJoão Ivo MançanoFernando FrançaAlan Vieira Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
João Ivo Mançano
Visitante
João Ivo Mançano

Valeu, e olha que eu estava atrás de um livro deste !

André Curvello
Visitante

Opa! Disponha! Observe os próximos que serão publicados!

Fernando França
Visitante

Boa dica, consegui pegar o meu. Obrigado.

André Curvello
Visitante

Beleza! Valeu pela atenção!

Alan Vieira
Visitante
Alan Vieira

Ótimo Livro... muito obrigado pela dica!

André Curvello
Visitante

Disponha 😉