Livro de Graça do Dia - Raspberry Pi para Agentes Secretos

Não perdendo o costume do meu radar diário de livros gratuitos, o livro de graça do dia é bem chamativo, e bem interessante! Trata-se da segunda edição do "Raspberry Pi for Secret Agents" (ou "Raspberry Pi para Agentes Secretos"), escrito por Stefan Sjogelid e publicado pela PacktPub.

 

Conhecimento é poder. Uma frase impactante, mas que revela uma verdade assustadora: Quanto mais você conhece, mais coisas você pode fazer! Uma boa fonte de conhecimento são os livros. E aqui no Embarcados temos o compromisso de auxiliar o acesso ao conhecimento! Dessa forma, com relativa frequência tenho escrito anunciando livros de graça, como este, por exemplo!

 

No intervalo das 20:00 do dia 26/04/2017 até as 20:00 do dia 27/04/2017, a segunda edição do livro Raspberry Pi for Secret Agents estará disponível gratuitamente como parte da iniciativa Free Learning da editora PacktPub.

 

 

Obtendo o Livro

 

Para obter o livro é preciso ter um cadastro na PacktPub ou estar logado no sistema deles. Lembro que o registro é gratuito.

 

Feito isso, basta ir na página do Free Learning da PacktPub. Na página do livro, ele é pago, então cuidado nesse ponto.

 

Nessa página, você verá um painel ao centro tal como o mostrado na Figura 1. Clique no botão "Claim Your Free eBook" para que o livro seja gratuitamente carregado no seu acervo pessoal.

 

Painel do livro de graça do dia.
Figura 1 - Painel do livro de graça do dia.

 

Observação: Pessoal, eles estão liberando o livro de graça pelo período de 24 horas para usuários registrados na PacktPub. Ou seja, se você quer ter o livro, atente para as regras e para o prazo. Passado esse prazo, se você obter esse livro por outros meios que não a compra, por exemplo, será ilegal e passível de pirataria. "Ah, mas eles não liberaram de graça?!" - Resposta: Sim, mas por 24 horas e para usuários registrados! 

 

Bom... Passada a observação, após você clicar no botão para obtenção do livro de graça, você será encaminhado para seu acervo pessoal, e o (novo) livro estará no topo da listagem. Expandindo o nome do livro será exibido um painel tal como o da Figura 2, com detalhes para leitura e obtenção dos arquivos do livro para leitura em formatos diversos.

 

Painel do livro no acervo de usuário.
Figura 2 - Painel do livro no acervo de usuário.

 

 

Uma breve Resenha

 

Esse livro segue uma abordagem diferente do BeagleBone for Secret Agents, escrito por Josh Datko, anunciado aqui no Embarcados neste artigo, também de minha autoria. E essa abordagem difere no seguinte aspecto: Josh Datko usa uma abordagem mais voltada para "proteção" dos dados, propriamente, mostrando como criptografar e proteger seu acesso em um sistema Linux Embarcado, no caso a BeagleBone, de várias formas.

 

Já Stefan Sjogelid mostra uma série de "brincadeiras" que você pode fazer para tornar a sua Raspberry Pi um objeto de espionagem! Seja usando câmera, som, captura de pacotes de rede, rastreamento via GPS, etc.

 

Dentre as "brincadeiras" citadas no livro, uma das que eu achei mais interessante é a "Creating a diversion using a chat bot" (Criando uma distração usando um chat bot), do Capítulo 4. O autor mostra como usar XMPP para criar bots capazes de interagir com Facebook e Google Chat. Ainda não sei se as APIs mencionadas estão funcionais, mas a ideia em si tem tomado destaque na onda dos "Bots".

 

E outra brincadeira é a criação de um alarme disparado por movimento detectado por imagem, usando uma webcam, do Capítulo 3.

 

Já os mais atentos a questões de segurança de redes irão gostar do Capítulo 4, propriamente, onde o autor destaca técnicas para análise de pacotes e tunelamento. 

 

Não abrindo mão de dicas e detalhes acerca de criptografia, este livro também aborda breve e diretamente a criação de scripts em Python e Shell Script para a execução das tarefas trabalhadas em cada tópico/capítulo. Por isso não há códigos-fonte disponíveis no acervo desse livro. Tão breve, prático e direto - o livro tem (apenas) 206 páginas.

 

Se você foi capaz de pegar o BeagleBone for Secret Agents, a junção dos dois é capaz de agregar bastante conhecimento: De um lado temos um foco maior em criptografia, e de outro, brincadeiras que podem colocar à prova algumas questões sobre segurança.

 

O que você achou? Pegue o livro, dê uma olhada. Veja você também!

 

Capa do livro "Raspberry Pi for Secret Agents - 2a Edição"
Figura 3 - Capa do livro "Raspberry Pi for Secret Agents - 2a Edição"

 

 

Sumário do Livro

 

1: GETTING UP TO NO GOOD
2: AUDIO ANTICS
3: WEBCAM AND VIDEO WIZARDRY
4: WI-FI PRANKS – EXPLORING YOUR NETWORK
5: TAKING YOUR PI OFF-ROAD
 
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

2
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Anderson NieswaldVicente Farias Neto Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Anderson Nieswald
Visitante
Anderson Nieswald

Valeu a postagem, vou dar uma estudada nele!!

Vicente Farias Neto
Visitante
Vicente Neto

Muito bacana essa iniciativa de disponibilizar livros, ajuda em muito pra quem está sem nenhuma renda (no meu caso :D). Curti pra caramba e já estou atento pra próxima disponibilidade.