Livro de Graça do dia - Arduino Robotics Projects

Robótica é um assunto que chama a atenção e salta aos olhos, não concordam? Quando vemos aqueles robôs em filmes no conforto de um sofá, ou quando estamos estudando sobre robótica em um curso correlato. De todo jeito, o que antes era ficção está hoje ao alcance de alguns cliques - peças e componentes são facilmente compráveis pela internet. Mas é preciso saber quais peças comprar e como programar, para enfim um robô ganhar vida e forma. Assim, o livro de graça do dia da PacktPub - Arduino Robotics Projects -  busca sanar essa lacuna fornecendo um guia de peças, itens, exemplos e detalhes rápidos em se tratando de projetos de robôs com Arduino. 

 

Ficou interessado? O livro estará de graça até as 20:00 do dia 07/07/2017, no horário do Brasil. Para pegar o livro de graça, é preciso ter um cadastro no site, ir na seção Free Learning, marcar a caixa de "captcha" e clicar no botão "Claim Your Free eBook", e pronto! Livro obtido e adicionado ao seu acervo pessoal.

 

Figura 1 - Painel do Free Learning com resumo e botão para obter livro de graça.

 

Então, não perca tempo! Garanta já o seu livro de graça antes que o tempo acabe!

 

 

Panorama sobre o Livro

 

Se você é da linha "Dá pra fazer com Arduino?", esse livro é pra você. E se você é um iniciante na área, também é um livro super indicado. Todavia, já falo sem ressalvas que desenvolvedores mais avançados não vão achar muita graça no livro ou em seus tópicos e conteúdo, pois o foco é todo em... Arduino!

 

Figura 2 - Capa do Livro Arduino Robotics Projects.

 

Esse livro começa bem lá do básico, apresentando o Arduino, instalação da IDE, codificação e manipulação de sinais de Entrada/Saída, e ao longo dos demais capítulos vai avançando nos recursos de controle e interface com demais módulos/componentes necessários para criar robôs para os mais diversos fins, seja um robô móvel controlado com motores DC, ou até como fazer sua aranha-robô com pernas controladas por servo-motores.

 

Como um robô precisa ter percepção do mundo à sua volta, o autor detalha em vários capítulos a interface com sensores, tais como acelerômetro, sonar e sensor de obstáculo por infravermelho, como também GPS e outros mais. E de uma forma a demonstrar como um robô pode fornecer feedback sobre seu estado, também detalha interface com displays, mas bem brevemente.

 

Para não deixar seu robô "offline", o autor também detalha como realizar interfaces de comunicação usando WiFi, Bluetooth e até mesmo ZigBee.

 

O único ponto negativo do livro, na minha mais humilde opinião, é que o autor insere os trechos de código por meio de prints da janela do Arduino IDE, o que pode complicar um pouco ao leitor acompanhar os exemplos demonstrados.

 

Mas por se tratar de um livro sobre codificação, os fontes são disponibilizados no painel do livro, no acervo pessoal do usuário, como mostrado na Figura 3 - vide o botão "Code Files".

 

Fora isso, pude descobrir alguns módulos e shields que antes não conhecia, apresentados com exemplos de seu uso.

 

Figura 3 - Detalhes do livro no acervo pessoal de usuário.

 

Salvo a minha crítica a respeito da apresentação dos fontes no próprio livro, é um material didaticamente interessante, prático para iniciantes e curiosos. Se inglês não é o seu forte, dá pra acompanhar por algumas palavras-chave, figuras e pelo "andar da carruagem". Na dúvida? Use o Google Translate mais próximo de você. 

 

Adiante está o sumário do livro para você observar a sequência de tópicos trabalhados na obra. 

 

Abraço, e boa leitura 😉

 

Sumário do Livro

 
1: POWERING ON ARDUINO
2: GETTING STARTED WITH THE ARDUINO IDE
3: SIMPLE PROGRAMMING CONCEPTS USING THE ARDUINO IDE
4: ACCESSING THE GPIO PINS
5: WORKING WITH DISPLAYS
6: CONTROLLING DC MOTORS
7: CONTROLLING SERVOS WITH ARDUINO
8: AVOIDING OBSTACLES USING SENSORS
9: EVEN MORE USEFUL SENSORS
10: GOING TRULY MOBILE – THE REMOTE CONTROL OF YOUR ROBOT
11: USING A GPS DEVICE WITH ARDUINO
12: TAKING YOUR ROBOT TO SEA
13: ROBOTS THAT CAN FLY
14: SMALL PROJECTS WITH ARDUINO
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar