Conheça o Livro digital "Como controlar o meu Arduino pela internet? Volume I"

As placas Arduino foram e ainda são uma grande revolução no ensino de conteúdos relacionados com as disciplinas de eletrônica, automação, robótica, programação, entre outras. A popularidade das placas em questão é evidente em virtude de diversos fatores, dentre eles a praticidade proveniente do fato dessas possuírem todos os componentes necessários para a utilização adequada do microcontrolador presente em suas estruturas e o seu baixo custo de aquisição.

 

Por outro lado, algo que também tem sido transformador no âmbito da tecnologia é o conceito atualmente chamado de Internet das Coisas (ou IoT), o qual pressupõe a possibilidade de conectarmos “qualquer dispositivo” à internet. Em um cenário doméstico, por exemplo, os dispositivos citados vão desde celulares e computadores até outros aparelhos eletrônicos, tais como cafeteiras ou máquinas de lavar roupa.

 

A proposta do livro digital Como controlar o meu Arduino pela internet? - Volume I consiste basicamente em unir dois dos segmentos mais importantes nos dias atuais quando falamos em inovação tecnológica: o conceito de internet das coisas (IoT) e as placas Arduino.

 

Como controlar o meu Arduino pela internet? – Volume I

 

O livro em questão começa trazendo uma breve introdução a respeito da importância da aplicação do conceito de internet das coisas nos dias atuais. Em seguida, o autor comenta sobre como serão desenvolvidos os exemplos nos demais capítulos do livro em termos da didática que será utilizada e também em termos do hardware que servirá de base para a implementação dos projetos.

 

Capa do livro "Como controlar o meu Arduino pela internet? - Volume I"
Figura 1 - Capa do livro "Como controlar o meu Arduino pela internet? - Volume I"

 

Posteriormente, são abordados os conceitos básicos da relação cliente/servidor para então ser apresentada a proposta do livro, que, por sua vez, consiste em proporcionar o conhecimento necessário para o desenvolvimento de aplicações (utilizando a linguagem HTML) nas quais seja possível realizar o controle das saídas e monitorar as entradas de uma placa Arduino (ou outro sistema embarcado) através de um navegador de internet, seja ele de um computador, ou até mesmo de um celular.

 

A partir do capítulo 3, o leitor é convidado a entender o código que será utilizado como base para o desenvolvimento de todos os projetos existentes no livro. Em seguida, o autor apresenta os conceitos básicos da linguagem HTML, a estrutura utilizada na escrita de seus códigos (incluindo as tags mais importantes no aprendizado inicial da linguagem citada) e como integrá-los ao programa que deverá ser gravado na sua placa Arduino.

 

HTML5
Figura 2 - HTML5

 

Por fim, são apresentadas várias situações em que o leitor poderá aprender o passo a passo necessário para realizar o desenvolvimento de sistemas de monitoramento, como os de temperatura, e também para elaborar sistemas de acionamento, como os utilizados no controle de relés. A criação dos sistemas citados pressupõe a utilização de recursos gráficos da linguagem HTML, por exemplo, botões, caixas de texto, caixas de marcação, entre outros.

 

Acionamento de relé com HTML no livro "Como controlar o meu Arduino pela internet? Volume I"
Figura 3 - Acionamento de relé com HTML

 

O livro ainda conta com uma série de apêndices que trazem na íntegra todos os códigos apresentados ao longo dos capítulos.

 

Conclusão

 

O livro Como controlar o meu Arduino pela internet – Volume I consiste em um material para profissionais que atuam com sistemas embarcados, estudantes, makers e pessoas com interesse em aprender sobre o desenvolvimento de aplicações IoT sem a necessidade da utilização de programas intermediários.

 

Com uma didática simples e divertida, o conteúdo abordado torna-se interessante tanto para as pessoas que dominam o assunto quanto para aquelas que ainda não o conhecem.

 

Você pode encontrar maiores informações sobre o livro neste link.

 

O que achou do livro? Deixe o seu comentário abaixo e conte-nos as suas experiências no desenvolvimento de sistemas de automação utilizando a linguagem HTML.

 

Saiba mais

 

Acessando GPIOs da Raspberry Pi 3 por meio de um servidor web embarcado (node.js, express e wiringpi-node)

Geração de relatórios com ScadaBr

Criação de sistemas supervisórios simples com ScadaBR e Arduino

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Daniel Madeira
Sou engenheiro eletricista graduado com ênfase em Controle e Automação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Me interesso por todas as vertentes existentes dentro da Engenharia Elétrica, no entanto, as áreas relacionadas à automação e instrumentação industrial possuem um significado especial para mim, assim como a Engenharia de Manutenção que na minha opinião é um setor fascinante.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Janclinton Francisco Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Janclinton Francisco
Membro
Janclinton Francisco

O Livro parece Interessante, quero ter em posse para estudar, e aprender!