Livro: BeagleBone for Secret Agents

BeagleBone for Secret Agents

O livro BeagleBone for Secret Agents (BeagleBone para Agentes Secretos), escrito por Josh Datko, ficará de graça na atual data do dia 10/01/2016. Na editora este livro custa 5,00 dólares (o que já é uma baita pechincha), então... Aproveite para pegá-lo de graça! Lembre-se que após esse período o livro voltará a ser pago!

 

Para obter o livro gratuito do dia, primeiro é preciso ser cadastrado na editora PacktPub, o que é feito de graça também. Segundo, é preciso acessar o link do Free Learning da PacktPub, que disponibiliza um livro de graça pelo intervalo de 24 horas. Só, e somente só pelo link do Free Learning é que você poderá baixar o seu livro de graça do dia!!! Se você for ao link do livro, ele será pago, ok?

 

Acessando o Free Learning no intervalo do dia 10/01/2016 até o encerramento do relógio de contagem, será visto no centro da página um conteúdo tal como mostrado na Figura 1 adiante. É bem destacado em vermelho um relógio com o tempo restante em que o livro permanecerá de graça. Já na parte esquerda do painel central é exibida a capa do livro. No centro do painel e logo abaixo do campo de tempo em vermelho, é apresentada em inglês uma breve descrição do livro.

 

Enfim, cadastrado e autenticado/logado no PacktPub, basta então clicar no botão azul Claim Your Free eBook para então carregar o livro em seu acervo pessoal - My Books em sua conta no PacktPub. Simples, rápido e fácil.

 

BeagleBone for Secret Agents - painel
Figura 1 - Painel do Free Learning destacando o livro de graça do dia.

 

 

Livro no Painel do Usuário

 

Com o livro carregado em seu acervo pessoal, é possível visualizá-lo  numa ampla variedade de formatos digitais, com formatos tais como PDF, ePub, Mobi (utilizado nos leitores Kindle). É possível também ler o livro diretamente no navegador por meio da opção Read Online. Pelo fato de o livro trabalhar com conteúdo técnico e desenvolvimento de códigos de programa, é fornecido um arquivo compactado que contém os códigos-fonte trabalhados/desenvolvidos nas atividades apresentadas no livro. O arquivo de código-fonte pode ser baixado pela opção Code Files. Veja abaixo na Figura 2 como fica o livro no painel do usuário.

 

BeagleBone for Secret Agents - painel
Figura 2 - Detalhes do livro BeagleBone for Secret Agents no menu "My Books" do usuário.

 

 

O Livro BeagleBone for Secret Agents

 

Gosta de segurança da informação e de sistemas embarcados?! Caso afirmativo, o livro BeagleBone for Secret Agents é pra você! O autor Josh Datko faz um bom apanhado de técnicas e módulos complementares aplicados num contexto de uso da BeagleBone Black de modo a permitir que suas informações sejam protegidas, nos moldes da comunicação de um Agente Secreto! E o melhor de tudo é que o autor também fundamenta o livro com uma boa base de referências bibliográficas, caso o leitor queira ir além. Nesta obra o autor toma por base o editor Emacs para fazer a edição de arquivos e toda uma outra série de tarefas nas atividades, e na sequência dos capítulos são abordados conceitos de criptografia, GPG, autenticação por biometria, uso de Tor e outras ferramentas para garantir sua anonimidade e privacidade. Todos os passos e conceitos são diretamente bem apresentados. Para o bom manuseio da BeagleBone e do ambiente Linux é necessário um conhecimento e experiência prévia quanto ao uso da plaquinha com Linux embarcado. Veja na Figura 3 a capa do livro.

 

BeagleBone for Secret Agents
Figura 3 - Capa do livro BeagleBone for Secret Agents.

 

 

Sumário do Livro

 

Veja adiante um resumo do que é apresentado em cada capítulo do livro BeagleBone for Secret Agents.

 

Capítulo 1 - Criando seu ambiente de desenvolvimento para BeagleBone Black.  Com uma apresentação rápida da BeagleBone Black, já parte para o setup de um ambiente de desenvolvimento em torno do uso do editor Emacs e configuração da placa para acesso via SSH. Na continuação, apresenta formas de como lidar com as chaves de autenticação para SSH, uso de TRAMP para editar arquivos remotamente com Emacs e fornece um apanhado de fontes adicionais para aprender sobre criptografia, eletrônica e Debian Linux.

 

Capítulo 2 - Burlando censuras com uma ponte Tor. Já que o lema é segurança aos moldes de um Agente Secreto, anonimicidade é essencial, não? Sendo assim, este capítulo é específico para apresentar conceitos da rede Tor, além de mostrar como instalar e configurar o Tor para operação na BeagleBone Black. Por fim, para dar mais um gosto de "Embarcados" à aplicação, o autor mostra como colocar alguns botões, potênciometro e display LCD para visualizar e controlar parâmetros da conexão ao Tor.

 

Capítulo 3 - Adicionando segurança de Hardware com CryptoCape. Neste capítulo o autor demonstra o uso de componentes adicionais de modo a fornecer mais recursos de criptografia à BeagleBone Black. No caso, é mostrado o uso da CryptoCape, um "shield" para BeagleBone Black fortemente armado com componentes eletrônicos voltados para criptografia, trabalhando com recursos tais como SHA, ECC, TPM, AES, além de possuir uma EEPROM e um ATmega328p (o mesmo usado no Arduino UNO tradicional), valendo notar que este cape foi desenvolvido em conjunto com o autor do livro. Os componentes embutidos no cape fazem uso de comunicação I2C, e assim o autor destaca no capítulo como usar I2C para fazer interface com os periféricos de criptografia, e como usar cada periférico para proteger seus dados na placa. Por fim, o autor demonstra como programar o ATmega328p embutido no cape pela própria BeagleBone, e como incluir um sensor biométrico (esses que usam impressão digital) para criar um sistema de segurança mais aprimorado.

 

Capítulo 4 - Protegendo chaves GPG com um módulo Trusted Platform. No capítulo 4 o autor apresenta detalhes, características e a importância do GPG, como criar chaves GPG,  e como usar o módulo TPM do CryptoCape para proteger a chave GPG. E para dar mais segurança, ele ainda demonstra como colocar um teclado numérico na BeagleBone Black para digitação de senha para proteção dos dados com TPM.

 

Capítulo 5 - Conversando sem deixar rastros. No último capítulo do livro, o autor então demonstra como conversar sem deixar rastros usando o software Off-The-Record, que incorporado com um chat IRC irá criptografar as suas conversas. Por fim, destaca mais alguns componentes para BitlBee, que basicamente é um gateway de vários outros protocolos de comunicação para IRC, e o ZNC, que é um "proxy" de conexão IRC.

 

Apêndice  - No apêndice o autor fez uma ótima listagem de todas as referências bibliográficas que fundamentam e embasam cada um dos capítulos escritos. Ou seja, se você quer ir além, procure estas referências, leia, e aprofunde nos conceitos apresentados.

 

Num momento em que cada vez mais vemos notícias sobre problemas de segurança na Internet, qualquer dica e informação adicional que permita a proteção dos seus dados pessoais é válida. Sendo assim, ao movimento Maker e entusiastas de Linux Embarcado esta obra é um adicional formidável por fornecer um conjunto de dicas, conceitos e técnicas que permitem proteger os dados em um sistema embarcado conectado à internet. Mesmo que o livro tome por base a BeagleBone Black, as informações apresentadas podem ser facilmente levadas à aplicação na Raspberry Pi e demais SBC - Single Board Computers.

 

E então? Gostou? Vá logo baixar o seu, antes que o tempo acabe!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Analista de Tecnologia para Sistemas Embarcados na Padtec S/A, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar