Livro Conceitos de Organização e Arquitetura de Computadores em Sistemas Embarcados

livro arquitetura

O livro Conceitos de Organização e Arquitetura de Computadores em Sistemas Embarcados, escrito por Marcelo D. Berejuck e Nuncio Perrella, faz uma apresentação didática dos aspectos técnicos essenciais a serem conhecidos por estudantes de graduação. O livro começa com uma revisão de Sistemas de Numeração e conceitos básicos de Circuitos Digitais. A partir desta revisão, é apresentado o conceito de Sistemas de Computação. Um exemplo de processador didático é apresentado, para que o leitor possa entender como as instruções de máquina são processsadas utilizando circuitos digitais.

Um diferencial deste livro é a abordagem da arquitetura ARM, que tem sido amplamente utilizada pelo setor industrial. Para isso são apresentadas as principais instruções da família Cortex M0. O livro traz também alguns conceitos necessários para os estudantes, relativos a pipelining, memórias, interrupção e DMA, além da descrição dos principais barramentos utilizados por microcontroladores, como SPI, I2C, entre outros.

Os autores estruturaram o livro em doze capítulos para que ele possa ser utilizado em cursos semestrais de Organização e Arquitetura de Computadores. Essa estrutura se fundamenta na experiência em sala de aula dos professores Berejuck e Perrella. As anotações feitas em sala de aula por eles direcionaram o livro para que ele seja efetivo no ensino dos conceitos de Organização e Arquitetura de Computadores.

Confira mais detalhes do livro: Conceitos de Organização e Arquitetura de Computadores: em Sistemas Embarcados

Saiba Mais

Livros sobre microcontroladores

Dica de livro: VHDL – Descrição e Síntese de Circuitos Digitais

10 Melhores Livros sobre Microprocessadores e Arquitetura de Computadores