Livro: Arduino Home Automation Projects

Arduino Home Automation Projects

A editora britânica PacktPub está com o tema "Maker" para a presente semana em sua iniciativa de 1 livro de graça por dia. Um livro com o tema será disponibilizado gratuitamente por dia durante o período, e vários dos livros best-sellers do mesmo tema serão vendidos com 50 % de desconto, com preços em dólar. Na página Free Learning o anúncio mostrado  na Figura 1 aparece em destaque, anunciando a semana especial! No presente dia o livro vai de encontro ao famoso Arduino, com o livro Arduino Home Automation Projects, de Marco Schwartz, disponibilizado de graça por 24 horas.

 

Arduino Home Automation Projects
Figura 1 - Destaque para a semana especial

 

O livro Arduino Home Automation Projects (Projetos de Automação Residencial com Arduino) ficará de graça na atual data do dia 10/12/2015. Na editora este livro custa 14,99 dólares. Aproveite para pegá-lo de graça! Vale lembrar que após esse período o livro voltará a ser pago!

 

Para obter o livro gratuito do dia, primeiro é preciso ser cadastrado na editora PacktPub, o que é feito de graça. Segundo, é preciso acessar o link do Free Learning da PacktPub, que disponibiliza um livro de graça pelo intervalo de 24 horas. Só, e somente só pelo link do Free Learning é que você poderá baixar o seu livro de graça do dia!!! Se você for ao link do livro, ele será pago!

 

Acessando o Free Learning no intervalo do dia 10/12/2015 até o encerramento do relógio de contagem, será visto no centro da página um conteúdo tal como mostrado na Figura 2 adiante. É destacado em vermelho um relógio com o tempo restante em que o livro permanecerá de graça. Já na parte esquerda do painel central é exibida a capa do livro. No centro do painel e logo abaixo do campo de tempo em vermelho, é apresentada em inglês uma breve descrição do livro.

 

Cadastrado e autenticado/logado no PacktPub, basta clicar no botão azul Claim Your Free eBook para carregar o livro em seu acervo pessoal - My Books em sua conta no PacktPub. Simples, rápido e fácil!

 

Arduino Home Automation Projects
Figura 2 - Painel central da página do livro de graça do dia no "Free Learning" da PacktPub.

 

 

Livro no Painel do Usuário

 

Tendo sido o livro carregado em seu acervo pessoal, é então possível visualizá-lo em uma ampla variedade de formatos digitais, compreendendo formatos tais como PDF, ePub, Mobi (utilizado nos leitores Kindle). É possível também ler o livro diretamente no navegador por meio da opção Read Online. Pelo fato de o livro trabalhar com conteúdo técnico e desenvolvimento de códigos de programa, é fornecido um arquivo compactado que contém os códigos-fonte trabalhados/desenvolvidos nas atividades apresentadas no livro. O arquivo de código-fonte pode ser baixado pela opção Code Files. Veja abaixo na Figura 3 como fica o livro no painel do usuário.

 

Arduino Home Automation Projects
Figura 3 - Livro no painel do usuário.

 

 

O Livro Arduino Home Automation Projects

 

Escrito por Marco Schwartz, este livro já começa pelo pressuposto que o leitor possui um conhecimento e uma base prévia em Arduino, tendo noções de lógica de programação em linguagem C, noções de eletricidade e eletrônica, e habilidades para montar circuitos em protoboard. E de uma maneira precisamente direta e objetiva, o autor apresenta formas de fazer automação de componentes em um ambiente doméstico fazendo uso de recursos de comunicação de radiofrequência tais como XBee, Bluetooth e WiFi. Praticamente, em cada capítulo é destacada a biblioteca aREST, criada pelo próprio autor, que facilita o envio e recebimento de respostas do Arduino quanto ao comando e interface com elementos sensores e atuadores, seja pela web, seja pela própria Serial do Arduino.

 

Diferenciando-se de o que seria mais um livro sobre automação residencial com Arduino, o autor também apresenta formas de fazer monitoramento de energia elétrica com Arduino, além de incentivar a autonomia do usuário leitor quando demonstra formas de hackear tomadas inteligentes já disponíveis no mercado, e até mesmo como criar sua própria placa de circuito impresso com caixa impressa em 3D. Não obstante, encerra alguns capítulos com chave de ouro apresentando e demonstrando conceitos breves de Internet das Coisas com uso da plataforma Xively. O livro é de rápida e tranquila leitura. Recomendo para qualquer um que esteja se aventurando a controlar a sua casa com Arduino, e esteja procurando um norte para concretizar seus sonhos.

 

Arduino Home Automation Projects
Figura 4 - Capa do livro "Arduino Home Automation Projects"

 

 

Sumário do Livro

 

Veja adiante um resumo do que é apresentado em cada capítulo do livro.

 

Capítulo 1 - Construindo detectores de presença sem-fio com XBee. Neste capítulo o autor junta um agregado de componentes tais como módulo XBee, adaptador USB para XBeeShield para módulo XBee, Arduino Uno e sensor de presença PIR para demonstrar a criação de uma pequena rede de sensores de presença. Um módulo XBee é conectado a um computador, e demais Arduinos são montados com módulos XBee via Shield e sensores de presença PIR, de modo que usando XBee os Arduinos enviam o status dos sensores de presença para o computador. E no final do capítulo o autor mostra como criar no computador uma página em PHP para exibir os status dos sensores.

 

Capítulo 2 - Controlando luzes de seu telefone ou tablet. Fazendo uso do Arduino Uno, Módulo WiFi CC3000 e módulo Relé o autor demonstra como criar um sistema capaz de controlar o acionamento de lâmpadas por meio de uma simples sistema web implementado no próprio Arduino e desenvolvido por meio de uma biblioteca escrita pelo próprio autor, chamada aREST. A topologia do sistema apresentado pelo autor nesse capítulo faz uso de um computador da rede, que irá conter um servidor Web, e este servidor fará chamadas REST ao sisteminha em execução no Arduino para controle dos Relés. Dessa forma, dispositivos tais como celulares ou tablets acessam a página web do servidor, e controlam por meio dela o Arduino conectado em rede via WiFi. Neste capítulo o autor ainda apresenta detalhes de como implementar a página Web, mecanismos de controle em AJAX, dentre outros.

 

Capítulo 3 - Medindo a temperatura com Bluetooth. Usando de um Arduino UNO conectado com um módulo Bluetooth EZ-Link, o autor demonstra uma aplicação de monitoramento de temperatura e umidade com o sensor DHT11, de forma que os dados coletados de temperatura e umidade são enviados pelo Arduino a um computador via Bluetooth. A comunicação Bluetooth entre o módulo do Arduino e o computador é feita com o protocolo RFCOMM, que emula uma porta Serial, e para ler os dados no computador o autor implementa uma simples aplicação em Python com interface gráfica escrita via Tkinter capaz de processar dados da Serial e exibir na janela para o usuário.

 

Capítulo 4 - Estação Meteorológica na nuvem com Xively. Usando do conjunto apresentado no capítulo 2 mas agora com o acréscimo de um fotoresistor, o autor demonstra como criar uma montagem com o Arduino e um código de programa capaz de realizar a leitura de temperatura e umidade do sensor DHT11 e de luminosidade do fotoresistor, e enviar esses dados para nuvem na plataforma Xively. Ou seja, neste capítulo o autor já dá umas pinceladas em conceitos de Internet das Coisas!

 

Capítulo 5 - Monitorando seu consumo de energia na nuvem. Tomando por base um sistema montado com Arduino Uno, módulo WiFi CC3000 e um sensor de corrente elétrica ACS712, o autor demonstra no presente capítulo como criar uma tomada inteligente com monitoramento de consumo de energia. Ao passo em que já se sabe previamente a tensão elétrica da tomada que será usada por referência (110 V ou 220 V), o cálculo da potência elétrica consumida pode ser tomado por base no fluxo de corrente elétrica captado pelo sensor plugado na tomada. E aproveitando dos conceitos já apresentados no capítulo 4, agora o autor apresenta uma aplicação em que o Arduino envia para o Xively informações tais como corrente elétrica e potência consumida da tomada. Muito legal!

 

Capítulo 6 - Hackeando um dispositivo comercial de automação residencial. Neste capítulo o autor demonstra como pegar uma tomada inteligente que pode ser facilmente encontrada no mercado e modificá-la para ser controlada com Arduino e demais componentes que se fizerem necessários. Para tal, ele apresenta um conjunto de pequenos módulos compatíveis com Arduino chamados Tiny Circuits. Somado a isso, o autor ainda apresenta uma aplicação web para controle do Arduino por meio de um servidor web em um computador específico.

 

Capítulo 7 - Construindo seu próprio sistema de automação residencial. Voltado para o público Maker, este capítulo "baixa" ao nível de apresentar como criar sua própria placa de circuito impresso com os componentes necessários, além de demonstrar como criar a caixa dos componentes com uso de impressoras 3D e programas relacionados.

 

Arduino é sempre a placa número 1 em discussões calorosas de tópicos de fóruns na Internet, rodas de alunos curiosos em eletrônica, dentre outros. E um tópico que também tem chamado a atenção é a domótica, ou automação residencial. Com a redução dos custos de equipamentos diversos, agora um público cada vez maior tem acesso e a possibilidade de adquirir os componentes necessários e fazer ele mesmo seu próprio sistema de automação residencial. Tenho acompanhado vários trabalhos de conclusão de curso sobre o tema, e um aspecto interessante que o autor trabalhou que faz com que uma automação residencial ganhe destaque é o monitoramento de elementos na casa, como ele demonstrou no monitoramento de energia elétrica. Acionar LEDs pelo celular? Isso já é quase banal. Ter uma inteligência no controle e monitoramento de elementos da sua casa? Aí a conversa muda de rumo.

 

O Embarcados organizou em conjunto com a Freescale o concurso Casa Conectada, que visou destacar projetos de automação residencial diferenciados por trazer inteligência e monitoramento eficiente de recursos.

 

E então? Gostou? Vá logo baixar o seu, antes que o tempo acabe!

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

André Curvello
Graduado em Engenharia de Computação com ênfase em Sistemas Embarcados pela USP, campus São Carlos, possui MBA em gestão de TI pela UNIFRAN e Mestrado em Ciências pela EESC-USP. Atua como Team Leader na PST Electronics - Pósitron, sendo também professor de pós-graduação e instrutor de cursos na área de sistemas embarcados. Como hobby, gosta de programar tudo que pode ser programado, escovando bits sempre ao lado de um bom café. Gosta de compartilhar seu conhecimento por meio de palestras, e publicando artigos como colaborador dos sites Embarcados e FilipeFlop. Em 2018 foi premiado como Microsoft Most Valuable Professional em Azure IoT pela Microsoft.

5
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
Alexandre SouzaAndré CurvelloFabio_Souza_EmbarcadosEverton De Castro Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Alexandre Souza
Visitante
Alex Souza

alguem baixou o livro? qndo fui baixar já havia terminado o tempo livre.
aquele que baixou poderia me enviar pelo email: [email protected]
muito obrigado!!

Everton De Castro
Visitante
Everton De Castro

No momento, quando clico em "Claim Your free ebook", a página me retorna
404 - PAGE NOT FOUND

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Everton, aqui está funcionando. Veja se não é problema com login. Abraços

Everton De Castro
Visitante
Everton De Castro

Tentei de novo agora e deu certo, obrigado!

André Curvello
Visitante

Beleza! Espero que goste bastante do livro!