Livro Arduino Descomplicado – Como Elaborar Projetos de Eletrônica

Arduino Descomplicado

O livro Arduino Descomplicado – Como Elaborar Projetos de Eletrônica, escrito por Cláudio Luís Vieira Oliveira e Humberto Augusto Piovesana Zanetti é uma ótima fonte de aprendizado e referência para criação de projetos com a plataforma Arduino.

Lançado este ano pela editora Érica/Saraiva aborda os principais detalhes da plataforma Arduino, além de  técnicas para criação de projeto. No primeiro capítulo são explorados a IDE e os recursos de programação para Arduino, dando detalhes da linguagem de programação. Antes de iniciar a exploração do hardware do Arduino, é apresentado, no segundo capítulo, os conceitos básicos de eletrônica, exibindo a teoria básica e apresentando os principais componentes utilizados em projetos, sendo esses detalhes muito importantes para a criação de qualquer projeto que envolva eletrônica. No terceiro capitulo é apresentada, passo a passo, a elaboração do primeiro projeto com a plataforma Arduino. Os capítulos seguintes, de 4 a 10, exibem os detalhes para a utilização dos principais recursos do Arduino. Tais recursos servirão como base para diversos projetos de eletrônica. São abordados os pinos de entradas e saídas (Entradas/Saídas DigitaisSaída PWMEntrada analógica), porta serial, produção de som (com buzzer e Cristal Piezoelétrico), uso de displays (LCD, 7 segmentos, Matriz de LEDs), Sensores (LDR, temperatura, temperatura e umidade, ultrassom e óptico), módulos (RTC, Bluetooth, Controle Infrared) e, por fim, são explorados aplicações com motores e servo motores. Em cada capítulo são exibidos exemplo com detalhes das ligações elétrica e sketch da aplicação, e ainda são propostos exercícios para fixar o aprendizado.

Após a apresentação dos principais recursos do Arduino e aplicações, são apresentados dois capítulos com foco em criação de aplicações gráficas para interação com o Arduino. No capítulo 11 é explorado o processing, onde é exibido com detalhes como trocar dados entre o Arduino e aplicação  no computador, através de  comunicação serial. No capitulo 12 é explorada a interface entre o Android e o Arduino, onde são exibidos os conceitos de uma aplicação Android e propondo, como exemplo, aplicações de controle do Arduino através do Android com comunicação por Bluetooth.

No último capítulo é apresentado o Fritzing mostrando os passos para download e instalação, além de um tutorial para utilização dessa ferramenta.

Para finalizar no apêndice A são apresentados detalhes de outros modelos de Arduino: Arduino Mega 2560, Arduino Nano e Arduino Leonardo.

Conclusão sobre o Livro “Arduino Descomplicado”

O livro “Arduino Descomplicado” apresenta leitura agradável e de fácil entendimento. É recheado de imagens que auxiliam no entendimento do texto. Todos os exemplos possuem imagens com os detalhes das ligações elétricas e código fonte completo. Outro ponto interessante do livro são as propostas de exercícios, que desafiam o leitor a propor soluções para os problemas apresentados.

No geral é uma ótima literatura em português para quem está começando com Arduino ou quer ter uma boa referência para desenvolver seus projetos, já que possui diversos exemplos, inclusive de aplicações para computador e smartphones.

Relato (Humberto e Cláudio)

O objetivo principal deste livro é encorajar o leitor a aprender e criar seus projetos com Arduino, é voltado principalmente aos iniciantes, apresentando os conceitos de programação e eletrônica de maneira acessível. A proposta foi criar um material que fosse didático, com uma aplicação sequencial, podendo ser base para cursos técnicos e de nível superior, nas áreas de Computação, Eletrônica e Engenharias no geral. Priorizamos a didática “mão na massa” e que em cada capítulo o leitor aprenda um novo conceito e possa criar novos projetos. O livro surgiu das experiências e conteúdos criados para a Fatecino (Clube de Arduino da Fatec de Jundiaí), grupo que se reúne semanalmente para aprender e trocar experiências sobre Arduino.

Ganhador do Livro “Arduino Descomplicado”

O Embarcados recebeu um exemplar do livro, cedido pelos autores, para doar para um de nossos leitores no Brasil e que estão cadastrados no site. Entre todos os que se inscreveram para essa promoção no site, o ganhador do livro foi:  Ramon David

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Ramon David
Ramon David
13/07/2015 12:02

Ganhei o Livro. Estou muito feliz porque fui sorteado!
Obrigado a equipe Embarcados pelo prêmio.

Fabio_Souza_Embarcados
Fabio_Souza_Embarcados
Reply to  Ramon David
28/07/2015 19:00

Parabéns Ramón. Abraços

Talvez você goste:

Séries

Menu