LiteOS, um sistema operacional para IoT da Huawei

LiteOS

Ter soluções para a área de Internet das Coisas (IoT - Internet Of Things), atualmente, tem sido o caminho adotado por muitas empresas da área de tecnologia. Desenvolver um sistema operacional próprio para IoT não tem sido um desejo somente de empresas focadas na área de sistemas embarcados, como ARM, Freescale, ST, Texas Instruments, Atmel, Mentor Graphics, Micrium, etc. Empresas como a Huawei e Google têm mostrado suas cartas. A empresa Chinesa, grande na área de telecomunicações, anunciou no dia 20/05/15 uma solução interessante para os amantes de sistemas embarcados. O LiteOS, um sistema operacional para aplicações de IoT.

 

Para relembrar um pouco, a ARM anunciou em outubro de 2014 um sistema operacional voltado também para IoT e direcionado para sistemas que são alimentados por bateria, chamado mbed OS. Esse, até o momento, foi desenvolvido para microcontroladores ARM Cortex-M.

 

 

Como deve ser o LiteOS?

 

Ele faz parte de uma solução maior da Huawei, chamada Agile Network 3.0 Architecture, apresentada no dia 20/05/15 num evento próprio, o Network Congress 2015, em Beijing, China. Ela consiste de três componentes: Agile IoT gateway, Agile Controller e o LiteOS. Dessa forma, padronizando a infraestrutura de conectividade, a empresa acredita que facilitará o desenvolvimento de soluções para IoT.

 

Apresentação do LiteOS da Huawei
Figura 1 - Apresentação do LiteOS da Huawei

 

O LiteOS possui as seguintes características:

  • footprint de em torno de 10kB, o que torna possível executá-lo em dispositivos com restrições de memória e processamento;
  • zero configuration, auto-discovery e auto-networking;

 

Algumas aplicações em mente para o LiteOS são casas inteligentes (smart homes), wearables e veículos conectados. Existem sondagens de que é baseado em Linux, o que seria uma surpresa, dado o seu footprint, de 10kB.

 

Já possui inclusive um repositório, ainda não populado na época da escrita deste artigo, e a intensão é deixá-lo aberto sob licença ISC. Dessa forma atrairia os desenvolvedores para contribuírem com o seu desenvolvimento ou modificarem para uso em outros tipos de produtos.

 

Liu Shaowei, presidente da linha de produtos Switch and Enterprise Communication da Huawei, disse:

“Over the last three years, Huawei has been involved in a number of in-depth technological collaborations with our global industry partners in IoT. We have developed a series of IoT solutions that have already been applied to buildings, electricity meters, vehicles, gymnasiums, factories, retail outlets, and street lights. In line with our approach to provide BDII, Huawei will continue to work with more partners to launch solutions based on our Agile Network architecture for different vertical industries.”

 

 

Referências

 

http://linuxgizmos.com/os-rumors-googles-brillo-russias-jolla-huaweis-kirin/

http://betanews.com/2015/05/20/huaweis-liteos-internet-of-things/

http://pr.huawei.com/en/news/hw-432402-agilenetwork3.0.htm#.VWZULc9VhBf

 

Créditos da imagem em destaque: http://idgnow.com.br/internet/2015/05/20/huwaei-lanca-o-liteos-seu-novo-sistema-para-a-internet-das-coisas/

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Henrique Rossi
Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica e pós-graduado em Engenharia de Software. Comecei um mestrado, mas o interrompi. Especialista na área de sistemas embarcados, com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de firmware (sistemas baremetal e baseados em RTOS) e Linux Embarcado. Atualmente sou administrador do site Embarcados, trabalho num fabricante de Set-Top Box e atuo como consultor/desenvolvedor na área de sistemas embarcados.

1
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Project Brillo do Google - Solução para IoT - Embarcados Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
trackback

[…] para IoT das empresas de tecnologia, visto a plataforma Artik da Samsung, o sistema operacional LiteOS da Huawei, o mbed OS da ARM, entre outras. O que o Google fez foi criar um sistema operacional […]