linuxdev-br 2018: uma conferência internacional de Linux no Brasil

linuxdev br 2018

No fim do mês de agosto, nos dias 25 e 26, tivemos em Campinas a segunda edição da Linux Developer Conference Brazil. A primeira edição em 2017 já foi um sucesso, contando com 100 participantes e 8 palestras. Em 2018 a conferência cresceu e já deu seus primeiros passos para se tornar internacional com a presença de alguns palestrantes internacionais e metade de conteúdo na língua inglesa. Um pouco mais que 200 pessoas participaram da conferência – o dobro do ano passado – e aproveitaram mais de 30 palestras e rodas de discussões da grade de programação.

Um dos principais pilares da conferência é ser internacional e atrair a comunidade Linux de todo o mundo para participar e integrar-se com a comunidade brasileira, compartilhando diferentes experiências sobres os mais variados temas a fim promover um aumento das contribuições da comunidade brasileira com o mundo Open Source. Neste segundo ano da conferência Jon ‘maddog’ Hall, Ezequiel Garcia, Alvaro Soliverez e Erick Cafferata foram os primeiros palestrantes internacionais da história da conferência.

linuxdev br 2018 1

O conteúdo técnico das palestras foi excelente e ministradas em boa parte por desenvolvedores brasileiros respeitados dentro da comunidade internacional. Todas as palestras foram transmitidas ao vivo e os vídeos das palestras já estão disponíveis no canal do YouTube da conferência.

linuxdev br 2018 3

Não menos importante foi a presença de diversas empresas nacionais e internacionais na linuxdev-br, que estavam presentes para se integrar mais com a comunidade e aprender mais sobre o mundo Open Source. Dentre elas Collabora, IBM, Vulcanet, ProFUSION, Toradex, 4Linux e Embedded Labworks foram patrocinadoras do evento.

linuxdev br 2018 2

A conferência também tem como objetivo ajudar novatos a se integrarem na comunidade Open Source e se tornarem contribuidores, e isso já vem acontecendo. Rodrigo Siqueira, hoje desenvolvedor da comunidade de drivers de GPU e Displays no Kernel do Linux palestrou sobre seu trabalho atual dentro da comunidade e como ele saiu de um novato para desenvolvedor após participar da primeira edição da linuxdev-br ano passado. Lá ele encontrou desenvolvedores experientes do Kernel do Linux que o guiaram sobre os caminhos a seguir dentro de um dos maiores projetos Open Source do mundo, um dos temas principais da conferência.

A expectativa para um evento ainda melhor e maior no ano que vem já é grande.

Em breve a cidade sede da próxima edição será anunciada e a conferência continuará com mais um passo na jornada de contribuir com uma comunidade FOSS cada vez mais forte e receptiva no Brasil e no mundo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h