Ranking das Linguagens de Programação mais usadas em 2018 (IEEE Spectrum)

Recentemente foi liberado o interactive ranking 2018 do IEEE Spectrum, um índice de uso de linguagens de programação. Para obter tal resultado foram consideradas algumas métricas de diferentes fontes, veja aqui.

 

Mas você, caro leitor, pode estar pensando..."Mais um índice que se propõe a medir ranking de linguagens de programação...". Também existe o tal TIOBE, que considera muito a procura pelas mais diversas linguagens nos motores de busca da internet, e eu concordo que não é possível medir com exatidão esse ranking. Mas o interessante desse índice do IEEE Spectrum é a possibilidade de visualizar para cada tipo de aplicação (Web, Embarcados, Mobile, Empresarial) o uso da respectiva linguagem. Além de oferecer uma visão de tendência e uso em projetos abertos de todas as linguagens.

 

Veja como está o ranking das linguagens mais usadas no mercado de sistemas embarcados:

 

Ranking do IEEE Spectrum.

 

Agora eu quero ficar sabendo das linguagens que mais rapidamente estão crescendo no momento e focadas em sistemas embarcados. Veja abaixo:

 

 

Pode-se perceber que as linguagens C e C++ estão em alta na área de sistemas embarcados ainda. Mas Python ganhou seu lugar no mercado, assumindo a liderança nessa lista. Podemos considerar o seu fácil uso e versatilidade, alta disponibilidade de bibliotecas dos mais diversos usos e suporte nos sistemas operacionais Windows, Linux (Unix) e Mac OS como fatores importantes para esse resultado. Inclusive existe uma implementação de Python com foco em microcontroladores, o MicroPython. Vejam também o middleware para IoT chamado Zerynth.

 

Agora, criando um outro filtro, perceba que as descrições de vagas em aberto e comportamentos dos recrutadores registram uma forte tendência em direção a essas linguagens. Veja abaixo.

 

 

 

Experimentem essa ferramenta do IEEE Spectrum e deixem suas impressões e comentários. O que acharam dela?

 

 

Referências

 

https://spectrum.ieee.org/static/interactive-the-top-programming-languages-2018

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Henrique Rossi
Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica e pós-graduado em Engenharia de Software. Comecei um mestrado, mas o interrompi. Especialista na área de sistemas embarcados, com mais de 12 anos de experiência em desenvolvimento de firmware (sistemas baremetal e baseados em RTOS) e Linux Embarcado. Atualmente sou administrador do site Embarcados, trabalho num fabricante de Set-Top Box e atuo como consultor/desenvolvedor na área de sistemas embarcados.