LE Audio - A próxima geração de áudio Bluetooth

Graças ao Bluetooth LE Audio de última geração, os dispositivos Bluetooth mais recentes não vão apenas ter um melhor desempenho de áudio aliado ao baixo consumo, eles também vão compartilhar facilmente áudio com diversos dispositivos e até receber transmissões de aeroportos, museus, auditórios e mais.

Lançamento

Lançado nesta segunda-feira  (06/01/2020) na CES em Las Vegas pelo Bluetooth SIG (Special Interest Group), o novo conjunto de recursos Bluetooth deverá começar a chegar a telefones, tablets, fones de ouvido e até locais públicos nos próximos 12 a 18 meses. 

A Tecnologia

O LE Audio opera no rádio Bluetooth Low Energy (BLE) e não apenas apoiará o desenvolvimento dos mesmos produtos de áudio e casos de uso que o Classic, mas também introduzirá novos recursos interessantes que prometem melhorar seu desempenho, além de permitir a criação de novos produtos e casos de uso.

Uma das mudanças mais importantes está no seu novo codec: LC3, que é capaz de fornecer a mesma qualidade de áudio que a versão Classic, enquanto usa apenas metade da energia, o que significa que o Bluetooth LE Audio tem o potencial de consumir muito menos, aumentando muito a vida útil da bateria do dispositivo. 

Atualmente, os dispositivos Bluetooth só podem se conectar diretamente a um único dispositivo, mas essa nova geração trará um recurso importante: o multi-fluxo (multi-stream), que permitirá vários fluxos de áudio entre dispositivos de áudio Bluetooth.

O LE Audio também suportará o que o Bluetooth SIG está chamando de compartilhamento baseado em localização (broadcast), o que significa que locais como aeroportos, estádios e museus poderão transmitir sem fio (por exemplo) anúncios de embarque, músicas e descrições de áudio e muito mais, para um número ilimitado de usuários de Bluetooth. Isso significa que, em vez de alugar um fone de ouvido em um museu ou se esforçar para ouvir um anúncio de embarque em seu terminal, você pode simplesmente sintonizar um stream Bluetooth compartilhado desse ambiente. E além do mais, terá suporte direto a aparelhos auditivos, o que permitirá reprodução de áudio diretamente em um aparelho auditivo Bluetooth de pessoas com deficiência auditiva.

Saiba Mais

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » LE Audio - A próxima geração de áudio Bluetooth
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Comentários:

Deixe um comentário

avatar
  Notificações  
Notificar

Séries

Menu