4 Comentários

Launchpad EXP430FR2355

Há pouco tempo vi uma notícia sobre uma nova Launchpad da Texas Instruments recheada de periféricos analógicos interessantes, e como de praxe, não consegui resistir à tentação de conhecer essa “plaquinha”. Trata-se da EXP430FR2355, baseada no MSP430FR2355, um microcontrolador da linha MSP430 que utiliza memória FRAM ao invés da tradicional flash.

A nova Launchpad EXP430FR2355

A foto a seguir apresenta a launchpad. Aparentemente o único diferencial visual é o conector para os tradicionais módulos Grove.

Launchpad EXP430FR2355
Figura 1 - Launchpad MSP430FR2355

Suas principais características são:

  • uC MSP430FR2355 - com 32 kB de memória FRAM;
  • Clock de até 24 MHz - Foco em low-power;
  • 4 kB de memória SRAM (FRAM pode ser usada como “RAM” não volátil);
  • Multiplicador de números inteiros por Hardware (MPY32);
  • Debugger onboard;
  • Expansão com 40 pinos para boosterpacks;
  • Dois botões de uso geral;
  • Sensor de luz ambiente;
  • 4 módulos SAC.

É justamente neste último item que está o periférico mais interessante, o SAC, um acrônimo para Smart Analog Combo. O SAC pode conter um amplificador operacional rail-to-rail que pode ser utilizado como um PGA (Programmable Gain Amplifier), um DAC de 12 bits e roteamento de sinais internos ou mesmo externos, conforme a figura a seguir.

Smart Analog Combo
Figura 2 - Smart Analog Combo

O foco desta linha é englobar em um único dispositivo vários dos periféricos comuns em aplicações mais compactas, desde dispositivos médicos até aplicações industriais. Inclusive, a TI disponibiliza o projeto de um transmissor de temperatura utilizando o dispositivo como peça central para controlar o loop de 4 a 20 mA.

Transmissor de temperatura usando o SAC
Figura 3 - Transmissor de temperatura usando o SAC

Out Of Box Demo

A placa já vem com um demo duplo programado. É possível avaliar o comportamento do sensor de luz alterando seu threshold através da tecla S1, fazendo com que os LEDs indicadores mudem seu comportamento. A outra possibilidade (mais atrativa ao meu ver) é transformar a placa em um pequeno gerador de funções que possui também um osciloscópio rudimentar.

Através da interface web (que utiliza a serial para comunicação) você pode selecionar algumas formas de onda (senoidal, quadrada e dente de serra), definir a tensão de saída do sinal, frequência do sinal e de atualização do DAC. Pode controlar também o PGA formado pelo AmpOp, permitindo alterar o ganho via código.

O exemplo a seguir mostra a Launchpad gerando uma senoide de 1 Hz com 100 mVp que foi amplificada 17x através de um amplificador não inversor.

DAC + PGA não inversor
Figura 4 - DAC + PGA não inversor

No próximo exemplo é gerado o mesmo sinal, mas utilizando um amplificador inversor com ganho 16x.

DAC + PGA inversor
Figura 5 - DAC + PGA inversor

Note que em ambos os casos foram utilizados dois SAC’s, o primeiro utilizando o DAC para gerar o sinal e o AmpOp na configuração de buffer, o segundo estágio recebe o sinal do primeiro via roteamento interno e é utilizado como PGA (não inversor ou inversor). O roteamento interno funciona através dos pares 2/0 e 3/1, mas nada impede que em aplicações mais complexas seja utilizado um roteamento externo unindo os 4 módulos de acordo com a necessidade.

O demo ainda permite selecionar uma das entradas do PGA conectadas externamente, permitindo que utilizemos o OpAmp com um sinal externo. Apliquei um sinal triangular com 50 mVp e 50 mV de offset e configurei o PGA como amplificador não inversor com ganho 33x. Na interface é possível ver o resultado através do próprio ADC de 12 bits do uC funcionando como um osciloscópio.

Sinal externo + PGA não-inversor
Figura 6 - Sinal externo + PGA não-inversor

O resultado através da interface Analog Discovery utilizada para gerar o sinal e capturar o sinal amplificado.

Sinal externo + PGA não-inversor
Figura 7 - Sinal externo + PGA não-inversor

O MSP430FR2355 é bastante interessante para desenvolver aplicações que demandem de um uC, baixo consumo e periféricos analógicos como o ADC, DAC e AmpOp.

Saiba mais

Nova Launchpad MSP-EXP430FR2433 da Texas Instruments

Biblioteca de Timeout e Delay para MSP430

Aumentando a exatidão do ADC do MSP430

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Launchpad EXP430FR2355
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Thiago Lima
02/07/2018 14:53

Ola Haroldo. Parabens pelo artigo! Excelente.
Tenho uma duvida... Na segunda demo, um sinal é gerado utilizando DAC e eh medido por um ADC do microcontrolador? E pra gerar o sinal, uma interface web é utilizada, e o miocrocontrolador recebe a configuração do DAC via USB, que é a interface de comunicação da placa com o PC?

Thiago Lima
Reply to  Haroldo Amaral
02/07/2018 16:42

Nossa, o roteamento é interno? entao nao tem jumper que liga um pino no outro?
Mesmo com roteamento, o sinal tambem esta presente no pino? Nossa, muito bom!!!

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Sensores e soluções para aplicações em indústria inteligente

Data: 13/08 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link