Enfim, a primeira versão gratuita do LabVIEW!

A primeira versão gratuita do LabVIEW será disponibilizada em 2020: O LabVIEW Community Edition. Essa versão gratuita terá todas as funcionalidades da versão Professional para fins não comerciais e acadêmicas.

A partir de 2020, a National Instruments disponibilizará uma versão gratuita do LabVIEW, será o “LabVIEW Community Edition”. Essa versão tem como intuito o uso pessoal, não sendo permitido seu uso para fins comerciais e acadêmicos.

Seu anúncio foi feito no 2º GDevCon, uma conferência independente para desenvolvedores de linguagens gráficas, que ocorreu em Birmingham no Reino Unido nos dias 21 e 22 de agosto de 2019.

O mais interessante dessa versão é que ela contará com todos os elementos e características da versão LabVIEW Professional, com a possibilidade de geração de executáveis e sem marcas d’água. Claro, sem se esquecer que seu uso é limitado para fins não comerciais e acadêmicos.

Considerando que um público alvo em potencial para essa versão gratuita são entusiastas, hobbistas e makers, a National Instruments atualizou a toolkit LINX que possibilita a interface do LabVIEW com Arduino e o deploy do código gerado nele em plataformas como Beaglebone e Raspberry PI (vale lembrar que esse toolkit não era atualizado desde a versão do LabVIEW 2014).

LabVIEW Community Edition - BeagleBone Black
Figura 1- Exemplo de Aplicação com a placa Beaglebone.
LabVIEW Community Edition - Raspberry Pi
Figura 2 – Exemplo de Aplicação com a Placa Raspberry PI.

A versão LabVIEW Community Edition será disponibilizada em Maio de 2020, entretanto uma versão Beta já está disponível desde Novembro de 2019. É necessário fazer a solicitação de acesso ao LabVIEW Community Beta através do link abaixo. Após o acesso ser liberado, você pode fazer o download da versão: http://www.ni.com/support/beta-program/

Acredito que essa ação da National Instruments tem o intuito principal de aumentar o número de usuários de LabVIEW. É notório que a grande maioria dos desenvolvedores apresentem mais afinidade com as ferramentas que ele use no dia a dia em seus projetos particulares, vide o crescimento notório das comunidades de software e hardware livre. Dessa forma, ter disponível uma plataforma com a solidez de anos de estrada que o LabVIEW oferece com certeza servirá para o crescimento de sua comunidade de usuários.

Referências

https://lavag.org/topic/21150-labview-community-edition-announced/
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H