Programando a KL05z com Kinetis Design Studio

Kinetis Design Studio

Dando continuidade na série de artigos que tem como base o desenvolvimento de sistemas embarcados baseados na placa KL05Z, será apresentado o Kinetis Design Studio (KDS), a IDE que será utilizada nesta série de artigos. A versão utilizada é a 3.2 e os códigos serão disponibilizados no github do Gabriel Marcatto.

A IDE KDS

O Kinetis Design Studio ( KDS ) é um ambiente de desenvolvimento integrado para microcontroladores Kinetis, que permite uma edição robusta para compilar e depurar seus projetos. Com base no Eclipse IDE, GNU Compiler Collection (GCC) e GNU Debugger (GDB), o Kinetis Design Studio oferece uma ferramenta simples de desenvolvimento que não possui limitação no tamanho do código, fazendo uso de algumas das melhores ferramentes open source disponívels.

A interface do Kinetis Studio é simples e fácil de utilizar, quem possui experiência com o eclipse IDE não enfrentará problemas ao migrar de programa.

KL05z com Kinetis Design Studio: Interface do KDS

Criando um Projeto

Para se criar um novo projeto, clque em File > New > Kinetis SDK 1.x Project. A NXP permite a customização dos SDKs para algumas famílias de microcontroladores, através do NXP SDK Builder.

Escolha o SDK no Kinetis Design Studio

Abrirá uma janela para a escolha do nome do projeto e pasta destino.

Criação de projeto no Kinetis Design Studio

Após escolher o nome, uma janela com os processadores e placas suportados pelo programa irá aparecer. Escolha o processador MKL05Z32xxx4.

Seleção de Device no Kinetis Design Studio

Criado o projeto, ele se encontrará no Project Explorer. O programa cria automaticamente o arquivo main.c com um código simples e pré determinado.

Project Explorer no Kinetis Design Studio

Para testar a placa podemos utilizar um programa simples que faz o acionamento do LED RGB. O código apresentado abaixo faz o uso das configurações mínimas para permitir que a placa seja iniciada corretamente e pisque o led azul, que está conectado no PIN 10 da porta B. Os detalhes do software, bem como as configurações iniciais, serão abordadas em outros artigos.

Para compilar o código, clique em BUILD (build). Não havendo nenhum erro, deverá aparecer no console: Build Finished (tempo de gravação).

Console de output no Kinetis Design Studio

Após terminado o build, clique em Debug (debug). Uma janela irá aparecer para a escolha do modo de depuração (tipo de protocolo/debugger a ser utilizado). Para a Freedom KL05z selecione o _Debug_PNE:

Debug Launch no Kinetis Design Studio

Após a gravação da placa a IDE irá mudar um pouco a interface exibindo o modo de debug: uma mensagem de gravação completa, o código fonte com indicativo da linha atual, informações sobre a stack de chamada de funções, os valores das variáveis locais/globais e uma barra de ferramentas com controle para execução do código.

IDE de debug no Kinetis Design Studio

É importante lembrar que devemos parar a depuração antes de recompilar e regravar a placa. Se a placa não for pausada poderá acontecer um conflito e ocorrer o seguinte erro:

Erro de Debug no Kinetis Design Studio

Para resolver esse problema basta desconectar/reconectar a placar ou reseta-la. A modificação e recompilação do código pode ocorrer tanto no modo de depuração quanto no modo C/C++ de exibição da IDE. Para alterar entre ambos vá ao canto superior direito e selecione o modo desejado: IDE_C_Debug .

SoftPWM para exibição de cores

Para testar todas as cores de um LED RGB podemos utilizar o código abaixo. Ele vai simular um soft PWM para cada um dos leds e ao longo do tempo vai alterar o valor de R, G e B, percorrendo grande parte das cores disponíveis. Este código pode ser facilmente adaptado para testar leds em outras placas.

O vídeo abaixo demostra o funcionamento do LED RGB com o código apresentado. Na primeira parte do vídeo foi utilizado um papel branco como filtro difusor para facilitar a percepção das cores.

Outros artigos da série

<< Conhecendo a KL05ZConfigurando o microcontrolador KL05z >>
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Rodrigo Almeida
Professor da Universidade Federal de Itajubá onde leciona sobre programação embarcada, sistemas operacionais e desenvolvimento de produtos eletrônicos. Pesquisa na área de sistemas críticos desenvolvendo técnicas para melhoria de confiabilidade e segurança.

3
Deixe um comentário

avatar
 
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Alexandre ReisAngélica MunizFilipe Coelho Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Alexandre Reis
Visitante
Alexandre

Comprei o seu livro sobre embarcados, que se baseia na KL05Z. Porém, infelizmente, no site da NXP, não existe o sdk da 05z. Absurdamente tem o sdk da 02, 03, 06 ..... mas não tem o da 05
https://mcuxpresso.nxp.com/en/select
Sabe me informar onde eu consigo esse SDK?

Angélica Muniz
Visitante
Angel

Legal! Ansiosa para aprender sobre os detalhes do software e as configurações iniciais.

Filipe Coelho
Visitante
Filipe Coelho

muito bom. esperando o proximo