Kit OLED Tinusaur - Um kit educacional com Attiny85

Está no ar a campanha no Crowd Supply do kit OLED Tinusaur. O kit baseado no Attiny85 tem a proposta de facilitar a leitura e exibição de dados de sensores.

O kit composto por um conjunto de placas que são facilmente montadas através de instruções.

 

Kit OLED Tinusaur
Figura 1 - Kit OLED Tinusaur

 

O kit vem com uma placa principal baseada no Attiny85, um shield de LED, um shield de OLED e  uma bateria. O kit tem a pegada DIY, assim como a Franzininho.

 

Kit OLED Tinusaur
Figura 2 - Placa principal do Kit OLED Tinusaur

Além do hardware, os desenvolvedores estão trabalhando em uma interface gráfica em blocos, a Blocktinu.  Mas também é possível programar a placa na IDE do Arduino ou diretamente e C.

 

Figura 3 - Ambiente de programação Blocktinu

O kit tem o propósito educacional, onde no final da montagem você terá um pequeno nó de sensor independente alimentado por bateria que você criou e programou para detectar a temperatura ambiente e a umidade relativa e exibir esses dados na tela OLED.

 

Confira o video da campanha:

 

 

O projeto é open source e está disponível no BitBucket.

 

O Kit básico custa $25 na campanha e está com previsão de entrega para final de março de 2019. Confira mais detalhes em: https://www.crowdsupply.com/tinusaur/oled-display-kit

 

O que achou do projeto? Deixe seu comentário abaixo.

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

2
Deixe um comentário

avatar
 
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Fábio SouzaDaniel Quadros Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Daniel Quadros
Visitante
Daniel Quadros

Faltou mencionar no texto que no kit vem um sensor de temperatura/umidade e um programador USBasp. Projeto legal, mas poderia ter mais alguns sensores (como um LDR).