Kicad agora faz parte da Linux Foundation

A Linux Foundation, organização sem fins lucrativos, anunciou recentemente que hospedará o KiCad, ferramenta EDA open source que conseguiu evidência nos últimos anos.

Como parte da Linux Foundation o projeto KiCad conseguirá novas possibilidades de doações e possibilidade de uso das doações para outros serviços que não necessariamente seja o desenvolvimento de software.

Mais uma ação pra garantir que o KiCad expanda a sua comunidade e tenha sustentabilidade a longo prazo. Também é uma forma de incentivo ao desenvolvimento do projeto e implementação de novas features mais rapidamente. 

Segundo o anúncio, as doações via CERN continuarão ativas. Essa ação também faz parte da Community Bridge, criada no início deste ano pela Linux Foundation para promover a sustentabilidade, segurança e diversidade na tecnologia de código aberto.

Você pode fazer doações através da página do Kicad na Community Bridge.

Fonte: KiCad Joins Linux Foundation to Advance Electronic Design Automation e KiCad Joins the Linux Foundation

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Laercio
Laercio
02/12/2019 16:35

“Prêmio” mais que merecido!

Euclides Franco de Rezende
Euclides
02/12/2019 12:06

Conheço pouco sobre Kicad. É verdade que existem 2 versões? Uma free e outra paga que tem recursos a mais e que não é open source? Como fica essa situação diante dessas mudanças? Estou desenvolvendo uma micro CNC que permitirá criar placas de circuitos para prototipagem rápida de PCI, Minha intenção seria agregar ao Kicad, a capacidade de diretamente “imprimir” uma PCI, como se fosse uma impressão normal, em uma impressora laser, aparentemente sem aparecer a parte que converte os arquivos em Gerbers e posteriormente controle os motores de passo, como vemos ser feito em diversos passos, até funcionar dessa… Leia mais »

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H