IoT Student Contest

Atenção, estudantes de sistemas embarcados!

A competição IoT Student Contest está de volta em 2022! O concurso de hardware de IoT promovido pelo CESAR, Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro) e IEEE CASS-RS está com um reforço de peso este ano com as empresas SMART Modular Technologies e STMicroelectronics.

Como funciona a competição? 

O objetivo da competição é incentivar estudantes de graduação e ensino técnico a desenvolver protótipos de hardware para IoT para resolver problemas do mundo real através do uso de módulos de empresas nacionais e internacionais.

A primeira etapa do evento acontece na Escola de Microeletrônica (EMICRO) 2022, juntamente com a conferência Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM), ambos realizados em formato híbrido no Rio Grande do Sul. 

Para participar, basta preencher o formulário com uma proposta de projeto que será avaliada durante a primeira etapa da competição. A página oficial do evento é no site da própria SBMicro: https://sbmicro.org.br/eventos/iotstudentcontest2022

As 8 melhores equipes classificadas na primeira etapa ganharão kits de desenvolvimento ou shields para Arduino com os módulos LoRaWAN da SMART SMART Modular Technologies ou do S2LP, rádio sub-GHz da STMicroelectronics.

Sendo a grande final decidida no maior evento de microeletrônica do país (e da América Latina), o Chip in the Minuano (virtual este ano). O evento traz a novidade de acontecer no ambiente metaverso do Gather.town, totalmente personalizado para uma experiência única para os participantes!

A competição em 2021

Em 2021, a equipe Nile – Um Sistema Inteligente para Criação de Tilápias, da UFPE, venceu a competição, com uma demonstração do protótipo que incluía sensores medindo qualidade da água, um protótipo utilizando a placa Sigfox da empresa HT Micron, além de uma dashboard que apresentava todos os dados monitorados.

Em 2022, os estudantes terão acesso à tecnologia LoRaWAN, com módulo fabricado no Brasil da SMART Modular Technologies, o rádio S2LP, da STMicroelectronics, que permite comunicação ponto-a-ponto (P2P) e, para os mais avançados, um kit da meta-plataforma KNoT do CESAR.

Você pode acompanhar a apresentação dos projetos da primeira etapa da edição passada (2021) neste link e da segunda etapa (grande final) aqui.

Venha participar e inscreva seu projeto!

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Notícias » IoT Student Contest
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.
Menu