Interruptor Wifi para Lâmpada - Instalação

Interruptor Wifi para Lâmpada - Instalação
Este post faz parte da série Interruptor Wifi para Lâmpada. Leia também os outros posts da série:

Chegamos a última etapa deste projeto, fazer a instalação. Temos nosso hardware disponível, o firmware pode ser gravado no nosso ESP e o aplicativo está pronto, com tudo funcionando. Este artigo é apenas para descrever como fazer a instalação do módulo para controlar a carga. Você pode acompanhar a série desde de o início aqui no Embarcados.

 

Todo o projeto foi idealizado para controle de uma lâmpada, e é assim que iremos demonstrar a sua instalação, mas cabe ressaltar que o módulo pode controlar qualquer carga (on/off) que pode ser ligada a uma rede monofásica.

 

 

Opções de instalação

 

Temos duas opções para ligar nosso módulo, podemos instalar junto à lâmpada, e utilizamos o interruptor para ligar/desligar o hardware e a carga, mas podemos instalar também o módulo na caixa do interruptor, a única possível desvantagem nesse caso é que iremos precisar de uma fase e um neutro na caixa para alimentarmos a fonte.

 

 

Requisitos

 

Para fazer a instalação iremos precisar do nosso hardware com o firmware ESP8266 gravado já com nossas configurações da rede WiFi (para mais informações consultar a etapa de firmware), uma fonte de saída 5V ou 3,3V com capacidade de fornecer ao menos 500mA e cabos para ligação.

 

A estrutura para fazer a instalação é a mais comum utilizada nas casas atualmente, entraremos em detalhes em seguida.

 

 

Instalação

 

A instalação, como já mencionado, pode ser feita de duas formas. Uma delas consiste em ligar nosso módulo dentro da caixa do interruptor (nesse caso precisamos de uma fase e um neutro dentro da caixa).

 

Para essa ligação devemos ligar a fonte à rede elétrica, a saída da fonte utilizamos para alimentar nosso hardware através do conector CN1 (caso a fonte seja de 3,3V basta fechar o jumper J1 na nossa placa com solda). No conector CN4 faremos a seguinte ligação: Pino 1 - retorno para lâmpada, pino 2 - fase. A lâmpada irá receber o retorno do nosso hardware e no outro polo ligaremos o neutro.

 

No espaço da caixa, além de ligarmos o led, podemos usar um botão ligado ao conector CN3, a cada pulso do botão a lâmpada mudará de estado. Nesta instalação podemos controlar a lâmpada e o led a qualquer momento através do aplicativo.

 

Abaixo segue o diagrama elétrico de como devemos ligar nosso sistema:

 

Demonstração da instalação do módulo dentro da caixa do interruptor.
Figura 1 - Instalação do módulo na caixa do interruptor.

 

A segunda opção de instalação é ligando nosso hardware dentro da caixa octogonal junto à lampada, e neste caso não precisaremos fazer nenhuma modificação na ligação elétrica.

 

Iremos utilizar o retorno que o interruptor fornece para a lâmpada e o neutro para alimentar a fonte (estou considerando que o interruptor, quando fechado, envia a fase para a lâmpada), a saída da fonte utilizamos para alimentar nosso hardware através do conector CN1. No conector CN4 faremos a seguinte ligação: Pino 1 - retorno para lâmpada, pino 2 - o retorno vindo do interruptor. A lâmpada irá receber o retorno do nosso hardware e no outro polo ligaremos o neutro.

 

Nessa instalação, ao ligarmos o interruptor, iremos ligar a fonte e, como nosso módulo foi configurado para isso, iremos ligar também a lâmpada. Nesse momento podemos controlar a carga pelo aplicativo, ao desligar o interruptor todo o conjunto é desligado.

 

Abaixo segue o diagrama elétrico desta instalação:

 

Demonstração da instalação do módulo dentro da caixa octogonal junto à lâmpada.
Figura 2 - Instalação do módulo na caixa octogonal junto à lâmpada.

 

 

Demonstração

 

Para fazer a demonstração do sistema completo, desenvolvemos um painel com as duas formas de instalação descritas neste tutorial, o vídeo abaixo demonstra o funcionamento completo do sistema.

 

 

 

Conclusão

 

Faço um agradecimento a equipe do Embarcados por ter dado a oportunidade e o suporte para apresentação desse projeto, e também a MAZZA G-Tec, que fez a fabricação das nossas placas, onde você pode também fazer seus pedidos de fabricação dos módulos. Lembrando que todos os arquivos para fabricação da placa estão disponíveis no github.

 

Com este artigo concluímos nosso projeto, espero que tenham gostado e possam montar, instalar, modificar e dar o feedback para que possamos melhorar cada vez mais.

 

Dúvidas e sugestões, como sempre, são bem-vindas e podem ser postadas nos comentários. Grande abraço a todos e até a próxima.

Outros artigos da série

<< Interruptor Wifi para Lâmpada - Aplicativo
Este post faz da série Interruptor Wifi para Lâmpada. Leia também os outros posts da série:
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Josemar Alves de Carvalho
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu em 2014, atua em São Paulo com desenvolvimento de sistemas embarcados para controle de acesso. Apaixonado por eletrônica e sistemas embarcados, teve seu primeiro contato com microcontroladores no ensino técnico em 2008 e desde então utiliza-os em suas "invenções".

20
Deixe um comentário

avatar
 
5 Comment threads
15 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
Josemar Alves de Carvalhojose luizjonatã julioNeuber Jose de Sousa SousaJosemar Alves de Carvalho Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
jose luiz
Visitante
jose luiz

josemar amei este artigo, parabens pela sua generosidade em publicar um esclarescimento tão util nesta natureza. uma pergunta como uso o esp pra controlar a lampada usando o aplicativo, porem sem usar rotiador? apenas com o celular e o esp8266?

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

Mais uma coisa, sou novo por aqui, me perdoem se estou fazendo isso no lugar errado, mas poderíamos montar um grupo para trocar experiencias e dúvidas sobre automação, eletrônica, programação, etc. Acredito que todo MAKER ou CURIOSO gostas dos tópicos citados.Obrigado.
Através deve grupo dúvidas simples como a minha podem ser eliminadas rápido e sem ocupar um espaço no site.

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

É uma boa ideia Jonatã, poderia criar um tópico aqui no fórum aqui mesmo do embarcados.

Existem alguns grupos desse tipo no facebook também. São bem movimentados e a galera responde rapido.

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

Boa tarde, primeiramente queria dar os parabéns pelo projeto,ficou realmente ótimo!!!
Uma dúvida - *consegui fazer o projeto funcionar perfeitamente, MAS NÃO SEI O PORQUÊ, SEMPRE QUE VOU FAZER NOVOS TESTES DEPOIS DE DESLIGAR O ESP, AS VEZES ELE FUNCIONA, AS VEZES NÃO!!!!!!. Alguma dica ou sugestão do que pode ser feito, ou está deixando de ser feito.

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

Ola Jonatã. Fico feliz que tenha curtido o projeto.

Para saber qual problema está ocorrendo preciso de mais informações, por exemplo saber oque exatamente não funciona, o ESP que não inicializa? O aplicativo que não consegue se comunicar com o módulo?

Uma dica seria verificar se não existe mal contato nos resistores de pull up dos GPIOs 0 e 2. Isso poderia causar erro no boot do ESP.

Abraço.

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

Obrigado pela agilidade na resposta. Vamos la, Como posso te explicar, sempre faço a mesma montagem, quando o modulo funciona funciona tanto no app como em uma página web. e Sempre tento fazer o seguinte:
- liguei funcionou tudo certinho. Desligo tudo e tento ligar novamente. Não mexo em nada, continua sendo a mesma montagem, IDÊNTICA, mas para de responder, rs. Ai vou fazer outra coisa. Horas depois testo novamente e funciona perfeitamente. Não sei o que fazer nem como explicar para você. Digamos que funciona quando quer, rsrs.

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

Uma pergunta, você chegou a ficar monitorando a porta serial quando liga o ESP?

O problema pode ser na hora de conectar na sua rede WiFi.

No firmware, existe um loop que fica tentando se conectar a rede por 30 segundo (a cada 1 segundo imprime um '.' na serial), se após os 30 segundos o ESP conseguir conexão ele reinicia. Isso pode estar acontecendo com você.

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

sim, cheguei a monitorar tbm, ai entramos em outro problema que persiste, rs. Como no primeiro problema, as vezes ao ligar o Serial Monitor a medição é feita corretamente, ja em outras ligações não consigo monitar o ESP. Seria apenas mau contato?
- Sempre reviso as ligações para evitar mau contato.
Obrigado por gastar seu tempo com minhas duvidas 🙂

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

Jonatã, parece que o problema é o mesmo então. Você não consegue monitorar a serial porque o ESP não está funcionando, logo, ele também não conecta na sua rede.

De uma olhada nos resistores de pull up dos GPIOs 0 e 2, eles que garantam o correto boot do ESP.

Seria bom medir o valor de tensão nesses pinos quando o problema ocorre.

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

bom dia Josemar, fiz os testes, monitorei as saidas e esta tudo ok. Unico problema:
- montei o ESP com alimentação e tudo mais, FUNCIONA NORMAL.....passa alguns minuto, alimento tudo novamente(nem mexi na fiação, tudo identido) ja NÃO FUNCIONA!!!.
O que posso fazer?? rs

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

Ola Jonatã.
A alimentação do ESP deve ser de 3,3V, é com esse valor que está alimentando?

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

boa noite Josemar, andei fazendo testes e até o momento tem funcionado bem, acredito que sera mau contato. 🙂

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

É, deve ser.
Qualquer coisa avisa.

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

Quero agradecer, pelo empenho em me ajudar!! Muito obrigado.

jonatã julio
Visitante
jonatã julio

Boa tarde, essa conversa esta ficando longa,rs. O Carregamento do programa no ESP está sendo feito de forma correta, Estou fazendo alguns testes, mas desconfio ser mal contato, pois funcionar perfeitamente e 5 minutos depois não funcionar, é algo um pouco estranho, rs. Uma pergunta:
- Na montagem para testar fora do protoboard, é necessário usar algum item diferente, pois estou usando apenas a alimentação de uma fonte 5v e limitando a tensão em 3v com um transistor.

Neuber Jose de Sousa Sousa
Visitante
neuber jose sousa

Gostaria de ver esse projeto usando esp32 + mongoose OS + OPEN THREAD (Alphabet's Nest).
Você daria comandos de voz e/ou chegaria perto da lâmpada com relógio ou celular com bluetooth 4.2 (ou 5.0) e a msm já acenderia. Seria irado.

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

Ola Neuber.

Que bacana sua ideia, realmente acho que ficaria muito bom mesmo.

Oque acha de você colocar a ideia em pratica e publicar o projeto aqui no embarcados? Acho que a galera iria curtir muito.

Se eu puder lhe ajudar em algo é só falar.

Abraço.

Eder Andrade
Visitante
Eder

Parabéns Josemar!
Projeto muito bom!

Josemar Alves de Carvalho
Visitante
Josemar

Obrigado Eder!