Aprenda interpretar um diagrama esquemático

diagrama-esquemático

Saber interpretar um diagrama esquemático é uma habilidade muito importante para o profissional na área de eletrônica e sistemas embarcados.

O diagrama esquemático contém todos os componentes que fazem parte do circuito, assim como suas ligações elétricas. Os componentes são representados através de simbologia padronizada, que pode ser europeia ou americana, apresentando pequenas diferenças entre ambas. No Brasil usamos a norma ABNT, que é baseada na simbologia europeia. Os símbolos facilitam a representação dos componentes, já que não é necessário detalhar as características físicas de cada componente, o que deixaria o diagrama esquemático carregado de informações.

Para auxiliar na representação do componente, além do seu símbolo, são usadas legendas. Assim é possível dar um nome (referência) único para o componente no circuito, assim como representar o seu valor.

As ligações entre os componentes são representadas por linhas simples e a intesecção entre essas linhas são representados por pontos. Há também a possibilidade de representar barramentos de ligação e ligações por referências. Essas últimas são muito utilizadas quando o diagrama esquemático possui várias folhas.

Todo circuito é documentado através de seu diagrama esquemático e ele é muito importante para a manutenção, identificação de falhas e troca de componentes.

Também é uma parte importante durante o processo de desenvolvimento de uma placa de circuito impresso, pois a partir dele é desenvolvido o layout da PCI.

O diagrama esquemático, assim como o layout da PCI, hoje é feito através de ferramentas que facilitam a escolha de componentes em bibliotecas, desenho de novos componentes e as ligações dos componentes no circuito. A maioria dessas ferramentas possue recursos para desenvolvimento do layout de PCI. Para mais detalhes sobre essas ferramentas, confira os links na seção “Aprenda mais”, no final do artigo.

Para verificar a construção de um diagrama esquemático, a montagem e o protoboard a partir do diagrama desenvolvido, a seguir é apresentada uma excelente vídeo-aula desenvolvida pelo Engenheiro Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube.

Para mais vídeos, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

Aprenda mais

Faça sua Placa de Circuito Impresso

Webinar sobre Placas Eletrônicas: Esquemáticos, Layout, Fabricação e Produção, ministrado por Gustavo Ortenzi

10 mandamentos da PCB

Ferramentas para design de circuitos eletrônicos

MultiSIM BLUE

Website | Veja + conteúdo

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu