Acelerando a Internet das Coisas Industrial

Saiba mais sobre soluções para a IIoT: Internet das Coisas Industrial
Internet das Coisas na Indústria

Indústrias que precisam de posicionamento preciso de componentes e ferramentas, como as que trabalham com automação, estão se beneficiando do número crescente de sensores instalados na indústria e dos insights gerados a partir dos dados que eles produzem. Mas o chão de fábrica da IIoT (Internet das Coisas Industrial) está pronto para lidar com o risco potencial de segurança?

Na fabricação, a identificação antecipada da variação do processo ou do produto permite uma correção rápida, o que reduz os defeitos e aumenta a eficiência. A Internet das Coisas Industrial (IIoT) permite uma nova maneira de direcionar e reduzir a variabilidade. Processos que requerem elementos variáveis, como temperatura, pressão e viscosidade, ou indústrias que requerem posicionamento preciso de componentes, como automação, estão se beneficiando do número crescente de sensores implantados e dos insights gerados a partir dos dados que eles produzem. Por exemplo :

  • As empresas de transporte comercial estão usando dados de sensor de veículos para identificar avarias em potencial e realizar manutenção preventiva e preditiva.
  • Empresas agrícolas e de mineração estão usando redes de sensores para coordenar a movimentação de equipamentos no campo, desenvolver frotas sem condutor, melhorar a manutenção da frota e aumentar a segurança.
  • Os fabricantes automotivos estão usando dados de diagnóstico a bordo que pode detectar falhas no equipamento, riscos de segurança e defeitos.
    Para produtores e refinadores de petróleo e gás, o tempo de inatividade é um problema significativo e a indústria está usando cada vez mais sensores, redes e análises para gerar insights preditivos sobre o desempenho do equipamento e manutenção preditiva.

Internet das Coisas Industrial Evolui

Como mostram os exemplos acima, a IIoT está evoluindo rapidamente de um conceito para a realidade e está impulsionando o crescimento da tecnologia sem fio de ultra-baixa potência (ULP), que garantirá comunicações de dados ultra-eficientes em redes de sensores e outros dispositivos. Haverá vários concorrentes para o protocolo sem fio ULP escolhido, mas ainda não está claro qual será a tecnologia líder.

As plataformas sem fio que permitem a IIoT são baseadas em conectores coaxiais RF padrão e personalizados, conjuntos de cabos e antenas. Soluções exclusivas são necessárias para o IIoT, como tecnologias de comunicação que incluem celular, UMTS, Wi-Fi, Bluetooth, GPS e muito mais.

Embora muitas das tecnologias que alimentam a IIoT não estejam totalmente maduras, os sensores estão disponíveis há vários anos e atingiram um certo grau de maturidade. Os dois tipos de sensores mencionados acima, sensores de temperatura e pressão, estão agora incorporados em um grande número de dispositivos. Os acelerômetros agora são um recurso básico dos dispositivos móveis, permitindo que a tela “vire” e mude com a orientação da tela. Além disso, os magnetômetros fornecem funções de bússola eletrônica e os giroscópios estabilizam o movimento – nas lentes das câmeras, por exemplo.

Sensores de Fusão Multi-Funcionais

Muitas dessas funções autônomas foram incorporadas em sensores multifuncionais ou de “fusão”, e pudemos ver essa tendência de economia de espaço e custos se acelerar. Esses centros de fusão são empregados na Internet das Coisas (IoT) geral e na Internet das Coisas Industrial.

Os sensores receberão ajuda de novos protocolos industriais, como o IO-Link. Esses protocolos permitirão que os sensores fiquem mais inteligentes, fornecerão mais recursos de detecção e permitirão diagnósticos internos e compartilhamento de informações de manutenção – tudo isso mantendo os custos de interconexão baixos. As infraestruturas instaladas no chão de fábrica ou em outras aplicações industriais estão fazendo a transição de Fieldbus proprietário e serial para redes baseadas em Ethernet mais recentes, como PROFINET ou EtherNet / IP para acomodar os maiores volumes de dados exigidos por esses novos recursos. A própria infraestrutura está migrando de mídia passiva para controle e monitoramento ativos para descentralizar o gerenciamento de dados e aumentar a disponibilidade dos dados.

Convergência de tecnologia

Embora esses protocolos sejam vitais, é crucial ter em mente que a IIoT é uma visão possibilitada pela convergência de tecnologia. Um aspecto essencial do processo de convergência tem sido o desenvolvimento de uma nova geração de sensores, como os de temperatura e pressão. Um segundo fator é a chegada do endereçamento IPv6, que permite que um número quase ilimitado de pessoas e dispositivos se comuniquem pela Internet.

Terceiro, vimos o desenvolvimento de vários protocolos concorrentes para conectividade sem fio ULP, que permite que as redes baseadas em sensores consumam apenas uma pequena quantidade de energia.

Tecnologias como as descritas acima estão se desenvolvendo e aumentando na IIoT e em outras áreas da IoT, permitindo o desenvolvimento de novas aplicações e melhorias de eficiência quase infinitas. Eles serão impulsionadores de oportunidades de inovação significativas. No entanto, as implantações de IIoT ainda enfrentam ceticismo por parte das mentalidades tradicionais e há preocupações com a segurança. Essas questões terão que ser resolvidas antes que dispositivos industriais e máquinas no chão de fábrica sejam abertos para a Internet e possam se beneficiar totalmente do potencial dessas novas tecnologias.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo publicado no blog da Molex na página da Mouser Electronics: Powering the Industrial Internet of Things.

Traduzido por Equipe Embarcados.

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Marco Aurelio Santos Cunha
Marco Aureliuo Santos Cunha
28/03/2021 21:05

Boa noite, li a matéria e achei 10, parabéns. Você poderia fazer uma matéria falando
sobre os protocolos q existem e que podem ser aplicados nas industrias? um abraço.

Sidnilton Laurindo Ramalho
Sidnilton Laurindo Ramalho
10/02/2021 09:07

AMEI a matéria,mandei pro meu filho bolsista de Automação Industrial do Liceu de Artes e Ofício SP,iniciou esse ano

Mouser Electronics
Mauro Salomao
Reply to  Sidnilton Laurindo Ramalho
11/02/2021 14:34

Oi Sidnilton, Muito obrigado pelo comentário e apoio. Planejamos ter matérias assim cada mês deste ano. Fique de olho. Convido-lhe a visitar a br.mouser.com. Nesta, você encontrará o centro de recursos técnicos, onde temos os nossos blogs, revista online Methods (estão em Inglês, mas estamos tentando traduzir cada vez mais ao Português). Convido-lhe também a cadastrar para nosso Newsletter, onde receberá ainda mais informação técnica e artigos para o novo mundo da Industria 4.0, Inteligência Artificial, 5G, etc.. Essa área de cadastro ao Newsletter está abaixo da Central de Recursos Técnico; onde se entitula ‘Receba as últimas notícias’.. Um forte… Leia mais »

Marcos
Marcos
10/02/2021 07:14

Muito bom essa matéria, pode fazer várias por mês.

Mouser Electronics
Mauro Salomao
Reply to  Marcos
11/02/2021 14:39

Oi Marcos Que bom que lhe gostou! Muito obrigado pelo comentário e apoio. Temos o intuito de postar pelo menos 50 este ano. A Mouser tem uma das melhores bibliotecas na indústria que pode ser vista na br.mouser.com, na área entitula Centro de Recursos Têcnicos. Nosso Newsletter apresenta mais informações das tendências na indústira. Temos muita informação técnica e artigos sobre o novo mundo da Industria 4.0, Inteligência Artificial, 5G, etc..A área de cadastro ao Newsletter está abaixo da Central de Recursos Técnico; onde aparece ‘Receba as últimas notícias’.. Um forte abraço e Muito Obrigado. Mauro Salomao – Gerente da… Leia mais »

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H