Internet das Coisas – Do Nó ao Gateway

LICEUTECH IMAGE

Já pensou em estudar e desenvolver um projeto de internet das coisas?

Isso mesmo! Um conceito que vem crescendo a cada dia, onde se utilizam dispositivos para medir ou atuar sobre um ambiente de forma totalmente interconectada. Tal conceito nos permite, por exemplo, controlar remotamente os dispositivos eletrônicos de uma casa, monitorar vias e gerenciar semáforos de maneira inteligente, automatizar linhas de produção para que se tornem mais rentáveis, conectar carros para que se comuniquem entre si ou até mesmo se tornem totalmente autônomos.

Você pode estar pensando que isso só será possível em um futuro muito distante, mas saiba que além de estar próximo, você também pode fazer parte de toda essa transformação.

Seja pelas transformações de processos ou novos modelos de negócios que surgirão, é fato de que o mercado precisará de mão de obra capacitada para criar e trabalhar com esse novo mundo tecnológico, e foi pensando justamente nisso que o LiceuTech criou o curso de Internet das Coisas. Uma oportunidade de aprender na prática o que é o IoT, como ele funciona e como criar um projeto real com os conhecimentos adquiridos.

A primeira turma do curso básico de IoT ministrada pelo professor Victor Fragoso começou em outubro de 2018 com o tema “IoT – Do Nó a Nuvem”. Desde a primeira aula, os alunos já tiveram a oportunidade de testar e programar diversos kits de desenvolvimento com sensores, atuadores e conectividade sem fio, com o objetivo de englobar os três principais pontos de uma estrutura de rede IoT: Nó, Gateway e Nuvem.

WhatsApp Image 2018 10 06 at 11.40.09 2
Figura 1 Aula inaugural de IoT

Utilizando o SensorTile da STMicroelectronics por exemplo, é possível explorar o conceito de Nó, estabelecendo uma comunicação Bluetooth com o celular e transmitindo dados dos sensores de temperatura, pressão, umidade e movimentos inerciais.

WhatsApp Image 2018 10 27 at 17.29.19 3
Figura 2 – Alunos recebendo dados de sensores acoplados em medidores de energia

Já com a B-L475E-IOT01A Discovery kit, também da ST, podemos utilizar-lo focando no conceito de Gateway, para que sirva como concentrador de informações geradas pelos nós conectados.

en.steval stlkt01v1
Figura 3 Sensor Tile – Dispositivo utilizado como Nó nas atividades
en.b l475e iot01a
Figura 4B-L475E-IOT01A Discovery – Dispositivo utilizado como Gateway nas atividades

Também podemos usar o IBM Cloud, Amazon AWS e Microsoft Azure, onde é possível explorar o conceito de Nuvem, recebendo dados, gerando dashboards e até mesmo fazendo análises com inteligencia artificial.

WhatsApp Image 2018 10 27 at 17.30.18
Figura 5 Atividade de construção de dashboard gerados a partir de sensores

E por fim, que tal interligar todos esses elementos para trabalharem de forma simultânea?Bom, acho já deu para perceber que existe um imenso universo que pode ser trabalhado, estudado e praticado quando falamos sobre Internet das Coisas…

Se você acho interessante, saiba que a próxima turma iniciará em Janeiro de 2019 e ainda temos vagas disponíveis! Para saber mais e para fazer sua inscrição, acesse o site do Liceu Tech: http://www.liceutech.com.br/

Sobre o Liceu

O Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo é uma instituição de ensino privado, sem fins lucrativos e filantrópica. Fundado em 1873, o Liceu tornou-se referência na cidade de São Paulo como uma escola de ensino técnico profissionalizante e de formação geral. Mantido por recursos advindos da LAO Indústria Ltda, empresa líder no mercado nacional de hidrômetros e medidores de gás, o Liceu conta com profissionais altamente qualificados o que garante sua excelência em qualidade. O Liceu sempre esteve aliado ao seu tempo, formando profissionais de acordo com as necessidades de cada momento de nossa sociedade. Hoje, o Liceu que oferece cursos de Ensino Médio, Ensino Médio Integrado ao Técnico e Ensino Técnico Concomitante ao médio (filantrópico).

A qualidade de ensino do Liceu é comprovada pelo desempenho de seus alunos. Hoje somos a 1ª. Escola de Ensino Técnico do Brasil e estamos posicionados entre as 4 melhores escolas de São Paulo pelo ranking do ENEM.

A mesma qualidade, cuidado, competência e profissionalismo estarão presentes nos cursos de especialização do Liceu Tech.”

(*) este post foi patrocinado pelo Liceu Tech

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Internet Das Coisas
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Nenhum resultado encontrado.

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h