A Inteligência Artificial está nos ajudando a chegar nos limites da saúde

limites da saude

Todos nós já fizemos uma consulta com um especialista médico quando estivemos doentes. Após o exame, o médico pega um gráfico em uma prancheta, acessa seu cérebro repleto de educação médica e conhecimento institucional, franze uma sobrancelha e, em seguida, entrega o diagnóstico de maneira solidária à beira do leito. Mas, à medida que a inteligência artificial ultrapassa os limites da saúde, essa cena se torna um pouco diferente já nos dias de hoje.

Utilizando um tablet, por exemplo, os especialistas médicos agora têm o benefício de um diagnóstico instantâneo e plano de tratamento a partir de informações derivadas de IA, aprendizado de máquina e análise de dados.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a IA pode ser usada para melhorar a velocidade e a precisão do diagnóstico e triagem de doenças. As soluções baseadas em IA podem ajudar no atendimento clínico, fortalecer a pesquisa em saúde e o desenvolvimento de medicamentos e apoiar diversas intervenções de saúde pública.

O setor de saúde está constantemente encontrando novas maneiras de desenvolver dispositivos com recursos de IA e ML. Microprocessadores, microcontroladores e FPGAa transportam dados e algoritmos para construir diagnósticos com base em informação. Esses dispositivos podem criar melhores bancos de dados de gerenciamento de registros de integridade para previsão de risco. O potencial da inteligência artificial orientada para a saúde – de produtos e aplicações baseados em IA e robôs – pode beneficiar médicos e pacientes.

Esta é uma boa notícia para engenheiros de projeto que procuram construir novas soluções onde há diversos produtos inovadores.

Neste texto veremos produtos da NXP Semiconductors, Microchip Technology e Advantech que ajudam no desenvolvimento de IA, ML e análise de dados.

Opções de Sistemas de aprendizado de máquina e inferência

O abrangente ambiente de desenvolvimento de software eIQ Machine Learning (ML) da NXP Semiconductors torna o ML na borda possível para todos os níveis de desenvolvedores que devem transformar a observação em automação com segurança. O ambiente integra ferramentas de fluxo de trabalho de ML, compiladores de rede neural, mecanismos de inferência e bibliotecas para oferecer suporte a uma variedade de mecanismos de computação. Isso entrega aos engenheiros e projetistas de aplicações a flexibilidade e a liberdade de que precisam para desenvolver produtos com tecnologias avançadas de ML. Este software também oferece os principais ingredientes para implantar vários algoritmos de ML na borda. O ambiente eIQ aproveita o hardware existente para acelerar o desenvolvimento de aplicações de ML sem exigir hardware específico para ML.

Microchip Technology Machine Learning é uma categoria de softwares e dispositivos que inclui kits de ferramentas de software e hardware, designs de referência e plataformas de silício para desenvolvedores experientes ou ainda iniciantes em ML ou IA. Os algoritmos baseados em AI e ML da Microchip podem coletar e organizar dados, treinar redes neurais em data centers ou implementar inferência otimizada na borda. O portfólio de dispositivos de silício da Microchip inclui microcontroladores, microprocessadores e FPGAs. Os kits de ferramentas de software da Microchip apresentam estruturas de ML, como TensorFlow, Keras, Caffe e outras. A combinação de hardware e software permite que os desenvolvedores criem soluções que incluem cartões de aceleração de IA para data centers, carros autônomos, segurança e vigilância, cercas eletrônicas, headsets de realidade aumentada e virtual, drones, robôs, imagens de satélite e centros de comunicação.

Advantech MIC-710A1 AI Inference System é um computador compacto e sem ventoinha ideal para uso em aplicações industriais de IA. O computador é baseado no módulo NVIDIA® Jetson Nano™ e possui um processador quad-core Arm® Cortex®-A57, uma GPU Maxwell com 128 núcleos NVIDIA CUDA®, 4 GB LPDDR4 e 16 GB de Flash. O MIC-710A1 possui duas portas Gigabit Ethernet LAN, vídeo HDMI para exibição, portas USB 2.0 internas e USB 2.0 e USB 3.0 externas e uma porta DI/DO de 8 bits para controle de sinal.

Conclusão

A inteligência artificial está ultrapassando os limites da saúde. Como todas as tecnologias, há uma preocupação com o atendimento às questões de padrões éticos e de segurança. Mas as vantagens de diagnósticos precisos baseados em dados superam as desvantagens. Tudo o que é necessário é uma maneira de dar o pontapé inicial. Mas não demore pois há chances de que alguém já esteja trabalhando nisso.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Artificial Intelligence Is Pushing the Boundaries of Healthcare

Traduzido por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Software » A Inteligência Artificial está nos ajudando a chegar nos limites da saúde
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Menu