5 Comentários

Intel Edison

Edison

A Intel criou um computador embarcado utilizando seu processador, criado para o mundo embedded, em uma placa em formato de SD Card, e chamda de Intel Edison. Este mini computador, que também promete ser de ultra baixo consumo, foi apresentado a todo mundo na CES 2014 (Consumer Electronic Show), em Las Vegas, como um "full Pentium-class PC". O processador residente nessa placa é o dual-core Quark SOC, que opera a 400 MHz e roda um linux. Uma ideia interessante no entanto foi a de um dos cores rodar um linux e ou outro core um RTOS, o que permitiria a construção das mais diferentes aplicações.

Além do processador dual-core Quark, possui uma memória RAM LPDDR2, integrada ao mesmo chip do processador (SOC), e uma NAND Flash para armazenamento. Também oferece diversos IOs para expansão, incluindo barramentos de comunicação I2C, I2S, UART, SPI, além de permitir controle PWM. Na própria placa há um chip Wi-Fi e Bluetooth LE e permite que a placa, mesmo bem pequena, se conecte aos aparelhos sem fios ao seu redor. Veja na figura abaixo.

Placa Intel Edison

Detalhes da Intel Edison
Figura 1 - Detalhes da Intel Edison

 A Intel tem também uma app store especifica para o Edison e uma versão especial do Wolfram e Mathematica. Isso faz com que possam ser desenvolvidas de maneira bem rápida aplicações que demandem processamento matemático sofisticado.

Intel Edison no monitoramento de bebês
Figura 2 - Intel Edison no monitoramento de bebês

Ao ser demonstrado na CES 2014, uma das aplicações foi o conceito de monitoramento de bebês. Nursery 2.0 foi o nome dado a essa tecnologia e ela mostrava o poder de integração de diversos dispositivos eletrônicos com um sistema que monitorava diversas variáveis do bebê, incluindo padrões de movimento e temperatura.

 A Intel aposta que, com a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e wearables com capacidade total de conectividade, o mundo deixa de ser não só apenas computadores ou aparelhos em nossos bolsos e mesas conectados à internet, mas também expande para milhares de outros objetos que podem ser desenvolvidos com computadores tão pequeninos.

Referências

Artigo do New York Times

Wolfram blog

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Intel Edison
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Camilo Barreto
Camilo Barreto
26/01/2014 10:05

Gostei!
Quando sai a versão para estudantes e hobbistas? Preço?

Ronaldo Nunez
Reply to  Camilo Barreto
27/01/2014 20:02

Parece que sai no segundo semestre deste ano. O preço do nursery 2.0 é aproximadamente Us$200,00, então deve ser abaixo disso...

trackback
28/05/2015 00:18

[…] artigo de Thiago Lima (disponível no link) destaca os aspectos iniciais do Intel Edison quando no momento do seu anúncio. Essa placa foi […]

trackback
27/05/2015 22:30

[…] https://www.embarcados.com.br/intel-edison/  Intel Edison por Thiago Lima. Esta obra está sob a licença Creative Commons […]

trackback
15/09/2014 00:03

[…] artigo de Thiago Lima (disponível no link) destaca os aspectos iniciais do Intel Edison quando no momento do seu anúncio. Essa placa foi […]

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Redes Mesh para Monitoramento
e Controle de Sensores

Data: 15/07 às 14:00h Apoio: Artimar| Microchip| Tecsus
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link