Intel Curie

intel curie

A Intel anunciou esse mês na CES (Consumer Electronics Show) o módulo Intel Curie, um módulo do tamanho de um botão que possui internamente o SoC Intel Quark, um processador de baixo consumo projetado para weareables. Ele será oficialmente lançado no segundo semestre de 2015.

É um módulo com dimensões bem reduzidas, no formato de uma bateria tipo moeda. Como é bem pequeno pode ser conectado a qualquer roupa, tênis, bolsas, ou qualquer acessório que utilizamos, como bonés, pulseiras, etc.

O módulo Intel Curie possui:

  • Um processador de baixo consumo Intel Quark, de 32-Bits;
  • 384kB de memória Flash e 80kB de SRAM;
  • Giroscópio e Acelerômetro;
  • Circuito carregador de bateria;
  • Bluetooth de baixo consumo.

E para atrair os olhares do mercado, a Intel está disponibilizando uma solução de software para se trabalhar com o módulo Intel Curie. Essa solução inclui um RTOS Open Source ainda não informado, que promete ser bem enxuto e focado na eficiência no gerenciamento de energia. Também vai disponibilizar aplicações exemplo de weareables que podem servir como referência para projetos que poderão ser desenvolvidos com o modulo (Intel IQ Software Kits). Nesse kit também haverá aplicações que se conectam a smartphones, além de aplicativos para se conectar na nuvem.

A Bloomberg entrevistou o Vice Presidente de novos dispositivos da Intel, Mike Bell, que explica como Curie funciona. Confira a entrevista em inglês e veja como o Curie é realmente bem pequeno.

Referências

http://www.cesweb.org/
http://download.intel.com/newsroom/kits/ces/2015/pdfs/Intel_CURIE_Module_Factsheet.pdf
http://iq.intel.com/tiny-brain-wearables-cute-button/
Website | Veja + conteúdo

Sou formado em Engenharia Elétrica na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF. Tenho 17 anos de experiência em projetos de circuitos eletrônicos. Escrevo regularmente para o Embarcados, adoro eventos sobre tecnologia, onde posso rever amigos e conhecer pessoas do ramo.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
03/06/2015 01:08

[…] como um grande arduino. Essa placa teve duas versões e a Intel logo em seguida lançou a Curie e a Edison, que também têm duas versões. A versão mais nova da Edison é a placa da vez e a […]

trackback
01/02/2015 23:44

[…] Veja o artigo do Thiago sobre esse dispositivo em [5]. […]

Talvez você goste:

Séries

Menu