Intel e Arduino anunciam a Arduino 101

Arduino 101

Foi anunciado hoje (16/10/2015) durante uma conferência na Maker Faire Rome uma nova placa Arduino. Josh Walden Senior Vice Presidente da Intel Corporation e Massimo Banzi, co-fundador do  Arduino, apresentaram a Arduino 101/Genuino 101. Trata-se de uma placa com form factory do Arduino Uno equipada com o Intel® Quark™. que possui 384 kB de memória flash, 80 kB de SRAM, DSP sensor hub, BLE, acelerômetro, giroscópio e projetado para ter baixo consumo de energia.

 

Essa será a primeira placa baseada no módulo Intel Curie, e será uma excelente plataforma para comunidade maker e ambientes educacionais permitindo explorar mais recursos em novos projetos. Com uma placa Arduino, a Intel visa popularizar seu processador, que agora pode chegar a casa de muita gente e ser base para muitos projetos eletrônicos, já que as placas Arduino são muito fáceis de usar e programar.

 

Confira a declaração de Josh Walden Senior Vice Presidente da Intel Corporation:

 

"Capacitar jovens empreendedores e jovens estudantes sempre foi uma prioridade para a Intel, e através de parcerias com Arduino, estamos trazendo o poder da Intel para uma nova geração de makers. Com os recursos avançados do módulo Intel Curie incorporado na placa Arduino 101, jovens aprendizes e desenvolvedores podem agora trazer para a vida criações verdadeiramente únicas, inteligentes e conectadas ".

 

intel

 

 

Massimo Banzi, também comentou sobre a nova iniciativa:

 

"Nós trabalhamos de perto com a Intel no desenvolvimento desta placa e estamos expandindo nosso material educativo para incorporar a conectividade e recursos avançados esperados pelos desenvolvedores e estudantes de hoje. Através do nosso trabalho com a Intel, somos capazes de alcançar uma comunidade global de makers e estudantes com uma introdução compreensiva a computação física e agora com uma poderosa tecnologia que irá ajudá-los a trazer suas visões criativas à realidade. "

 

Confira o resumo de recursos da nova placa Arduino:

 

Microcontroller

Intel Curie

Operating Voltage

3.3V (5V tolerant I/O)

Input Voltage (recommended)

7-12V

Input Voltage (limit)

6-20V

Digital I/O Pins

14 (of which 4 provide PWM output)

PWM Digital I/O Pins

4

Analog Input Pins

6

DC Current per I/O Pin

4 mA

Flash Memory

196 kB

SRAM

24 kB

Clock Speed

32MHz

Features

Bluetooth LE, 6-axis accelerometer/gyro

Length

68.6 mm

Width

53.4 mm

 

A placa será lançada nos EUA com o nome de Arduino 101 e no restante do mundo como Genuino 101, devido a questão da marca, fato ocorrido após a separação da sociedade.

 

Segundo o blog do Arduino, a placa será lançada no primeiro trimestre de 2016 e custará por volta de $30.

 

A placa também será incluída no programa de ensino chamado de Creative Technologies in the Classroom (CTC) que já e desenvolvido em diversas escolar de ensino fundamental e secundário. A parceria com a Intel ajudará a levar esse programa para diversas partes do mundo.

 

arduino101

 

Segundo as empresas essa placa será a sucessora da Arduino Uno e isso é GRANDE  🙂 .

 

Você pode acessar todos os detalhes da placa no site do Arduino.

 

Imagens: Arduino e Intel.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware. Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

3
Deixe um comentário

avatar
 
2 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
3 Comment authors
Fernando FrançaFabio_Souza_EmbarcadosCiro Peixoto Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Fernando França
Visitante

Sensacional. Arduino com BLE entre outros realmente abre muitas possibilidades interessantes.

Ciro Peixoto
Visitante
Ciro Peixoto

Boa pegada! - Melhorou bastante e não perdeu o conceito inicial de ser didático (o circuito ainda é simples), compatível com os shields existentes (entradas suportam 5V e consequentemente são compatíveis com a linha lógica HC - acredito que o tempo de acesso a periférico possa ser controlado...)

e o preço.... bem, poderia ser melhor não?

Ou trocando em miúdos: "Quebraram o côco sem arrebentar a sapucáia"

Só não entendi o "verdadeiramente únicas e conectadas???" - Ah! esses gringos...

Parabens pelo artigo Fábio.

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Será uma ótima plataforma! Essa parceria vai ser bem forte para a área educacional. O preço infelizmente poderia ser melhor, mas devido a todos os recursos e o módulo Intel Curie deixaram um pouco salgado.

Mas vamos aguardar o lançamento oficial para os primeiros teste e impressões.

Abraços