Instrumentação industrial – Sensores

Confira nesta série os principais tipos de sensores encontrados, focados na medição das seguintes grandezas: temperatura, pressão, nível e vazão.
sensores

Introdução

Nos dias atuais, os processos industriais são bastante variados e proporcionam uma série de produtos distintos, como por exemplo, alimentos, derivados de petróleo, dispositivos eletrônicos, entre outros. Estes processos necessitam de maneira imprescindível um certo nível de controle no processo de fabricação de seus produtos, ou seja, é necessário conhecer as variáveis que fazem parte do sistema tais como: temperatura, pressão, nível, vazão, pH, condutividade, umidade e etc, além de atuar sobre as mesmas garantindo que estas sejam mantidas contantes ou que sejam alteradas de maneira conveniente, de acordo com a necessidade do processo.

Antigamente a manipulação de variáveis em um processo industrial acontecia em sua maior parte através do controle manual das mesmas, utilizando instrumentos como por exemplo: termômetros e manômetros. Com o passar do tempo pode-se notar que os processos industriais foram ficando mais complexos, de forma que exigem um nível de automação maior do que era requerido no passado, atingido principalmente através da utilização de modernos instrumentos de medição e controle que atuam sobre as variáveis do processo tendo como objetivo a possibilidade da melhoria da qualidade e o aumento da produção, bem como estabelecer parâmetros relacionados à segurança, tanto de pessoas como dos próprios equipamentos que fazem parte do processo em questão.

Instrumentos de medição – Sensores

Não é difícil perceber nos dias de hoje que uma vasta gama de equipamentos dependem de uma certa interação com o ambiente em que estão inseridos para desempenharem uma determinada função, desde um ajuste “automático” no brilho da tela de um celular até aplicações bastante complexas existentes em uma indústria.

Os elementos responsáveis por “perceberem” o meio à sua volta são os sensores, no entanto, estes podem ser de diversos tipos, como por exemplo chaves, dispositivos de acionamentos mecânicos ou até mesmo aqueles que geralmente convertem alguma grandeza física em uma grandeza elétrica. Os sensores atuam informando a ocorrência de um evento externo a um determinado sistema (respondendo a um estímulo de maneira mensurável) de modo que este deverá executar alguma ação a partir da informação recebida.

Nesta série iremos abordar os principais tipos de sensores encontrados, falando sobre suas características, princípios de funcionamento bem como algumas de suas aplicações (obviamente nosso foco reside naqueles que possuem alguma eletrônica necessária para seu funcionamento). Dividiremos este quatro seções voltadas para a medição das seguintes grandezas: temperatura, pressão, nível e vazão.

Instrumentação industrial - Sensores

A seguir listamos todos os tópicos que serão abordados em cada seção e conforme os materiais forem publicados, iremos atualizar os links para que o leitor possa ter um acesso simples e direto ao conteúdo desejado por meio desta página.

Medição de temperatura:

Termopar

RTD

Termistor

Medição de pressão:

Strain Gauge

Capacitivo

Potenciométrico

Medição de nível:

Ultrasom

Radar sem contato

Radar com contato

Capacitivo

Medição de vazão:

Eletromagnético

Turbina

ultrasônico

Esta é a nossa página principal de acesso aos artigos referentes aos instrumentos de medição, logo conforme as publicações forem ocorrendo, atualizaremos este conteúdo para que você, leitor, consiga ter fácil acesso a todos os materiais desejados. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para sugestões, críticas ou elogios. Deixe seu comentário abaixo.

Outros artigos da série

Medição de temperatura: Termopares – Introdução >>

Sou engenheiro eletricista graduado com ênfase em Controle e Automação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Me interesso por todas as vertentes existentes dentro da Engenharia Elétrica, no entanto, as áreas relacionadas à automação e instrumentação industrial possuem um significado especial para mim, assim como a Engenharia de Manutenção que na minha opinião é um setor fascinante.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H