Inserindo logo na PCB com Eagle

PCB feita em Eagle com o logo do Embarcados

Neste breve artigo iremos demonstrar como inserir um logotipo na sua PCB feita no Eagle. Se você não conhece ou não tem familiaridade com o Eagle, recomendo fortemente a leitura do Tutorial Eagle escrito pelo Tarcisio Silva aqui no Embarcados.

 

Alguns pontos devem ser citados para seguir os passos. Seu logo deve estar unicamente na cor preta e em formato Bitmap (.bmp) de 16 cores. Pintar todo o logo de preto e salvar no formato pedido pode ser feito facilmente usando o Paint, mas você pode usar a ferramenta que tiver maior familiaridade. Abaixo temos uma imagem que indica como salvar um arquivo no formato desejado no Paint:

 

Logo na PCB com Eagle - Como salvar a imagem no formato .bmp de 16 cores no paint.
Figura 1 - Salvar como .bmp de 16 cores.

 

 

Passo a Passo

 

Passo 1:

Esse passo não tem a ver com o processo de inserir o logo, mas serve para facilitar nossa vida quando o logo for inserido. O logo irá aparecer próximo ao ponto de origem da tela do Eagle, por isso é bom deixar essa área livre. Após fazer isso salve seu projeto, são algumas tentativas até achar o tamanho ideal do seu logo, e exclui-lo depois de colocado não é tão simples (Ctrl+z não funciona).

 

Logo na PCB com Eagle - Onde posicionar a placa na tela.
Figura 2 - Posicionar a placa na tela

 

Passo 2:

Para melhorar o posicionamento, deixe visível apenas os layers referentes ao Silk, tanto do TOP quanto do BOTTOM da placa, as bordas e os furos. Tenha em mente o número do layer onde você deseja inserir o seu logo, eu usarei o layer 21 - tPlace. 

 

Logo na PCB com Eagle - Seleção de layers para deixar visíveis na tela do Eagle.
Figura 3 - Selecione os layers visíveis.

 

Passo 3:

  • No Eagle, vá em File e clique em Run ULP;
  • Abra o Script import-bmp.ulp;
  • Clique OK na janela que se abrirá;
  • Por fim selecione seu logo e clique em abrir.

     

    Logo na PCB com Eagle - Passos para selecionar nosso logo com o script ULP.
    Figura 4 - Abrir ULP.

 

Passo 4:

  • Na janela de cores clique em No scan
  • Selecione a cor preta e clique em OK
  • Vamos ajustar o tamanho do logo, em Format, selecione DPI. Em Unit mantenha Inch. Em "Choose start layer for 1st selected color" escolha o número do layer que definiu para seu logo, o meu é o 21. Em "Value between 1 and 10000 dots" você definirá o tamanho do seu logo. Este valor depende do tamanho da sua imagem. Se o valor que escolher não ficar de acordo, você pode excluir o logo através do "select group" do Eagle ou fechando o Eagle sem salvar. No meu caso o valor 1000 atende meu espaço. Ao escolher clique em OK;

  • Por fim clique em "Run script".

     

    Logo na PCB com Eagle - Passos para executar o Script ULP.
    Figura 5 - Executar ULP.

 

Passo 5:

Enfim, o logo surgiu na tela do Eagle, junto com ele deve aparecer o endereço da imagem do seu logo, é só excluir.

 

Sua imagem é composta por várias linhas, por este motivo não é possível excluir o logo com um clique, devemos selecionar a imagem toda e excluir o grupo. Se seu logo ficou muito grande e está por cima de algum componente, a única forma de retirá-lo é fechando a janela sem salvar o projeto, ou excluir linha por linha, o que deve dar um grande trabalho.

 

Logo na PCB com Eagle - Logo foi inserido na tela do Eagle.
Figura 6 - Logo inserido na tela do Eagle.

 

Passo 6:

Depois de ajustar o tamanho do seu logo, selecione-o e use o Move Group para colocar na posição deseja. Habilite novamente os demais layers e veja o resultado da sua placa, assim como na imagem a seguir:

 

Logo na PCB com Eagle - Logo inserido na PCB
Figura 7 - Logo inserido na PCB

 

 

Conclusão

 

Inserir um logo na PCB é algo fácil e rápido, o maior trabalho é ajustar o tamanho e posição. Com as dicas deste artigo esses itens podem ser facilitados.

 

Agora é sua vez, insira um logo ou imagem na sua placa e nos mostre o resultado. Se tiver algo a acrescentar ou alguma dúvida deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar.

Licença Creative Commons
Inserindo logo na PCB com Eagle por Josemar Alves. Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Formado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu em 2014, atua em São Paulo com desenvolvimento de sistemas embarcados para controle de acesso. Apaixonado por eletrônica e sistemas embarcados, teve seu primeiro contato com microcontroladores no ensino técnico em 2008 e desde então utiliza-os em suas "invenções".