Embarcados Experience 2020

O Embarcados irá realizar no dia 28 de Novembro, o “Embarcados Experience 2020“, um evento online e gratuito com diversas palestras.

O evento terá uma dinâmica similar ao Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2020, sendo completamente online com palestras técnicas sobre sistemas embarcados apresentadas por profissionais da área. Além das palestras, vamos contar com espaço para networking online e para conversas mais aprofundadas sobre os tópicos apresentados nas palestras.

A inscrição para o evento é gratuita. Se inscreva no Sympla para receber o certificado de participação e link para a página do evento. (O link será enviado até a véspera do evento no e-mail cadastrado).

Embarcados Experience 2020

Realização: Embarcados

Patrocínio Ouro: Mouser Electronics

Grade do evento

8:30AberturaEmbarcados
9:00ESP32 e NuttX – Por onde começar? Sara da Cunha Monteiro de Souza
10:00 Tecnologias abertas: o futuro é open source Otávio Salvador
11:00Networking (seguir orientações no dia do evento) 
14:00TDD e projetos embarcados: vale a pena? Renata de Camillo
15:00Embarcando Deep Learning: Nano GPUs e TinyML Marcelo Pias
16:00 LoRaWAN: O que você precisa saber como desenvolvedor de dispositivos Marcelo Barros de Almeida
17:00Networking (seguir orientações no dia do evento) 
19:00Construindo um projeto a prova de usuários Rodrigo Almeida
20:00 Segurança em Linux embarcado Sergio Prado
21:00Encerramento – SorteiosEmbarcados

Descrição das palestras

ESP32 e NuttX – Por onde começar?

Nesta palestra faremos um overview do RTOS NuttX e em seguida, será dado um direcionamento para começar a usar o NuttX no ESP32. Também será apresentado o atual estado de suporte do NuttX no ESP32 e como executar exemplos e usá-los para criar suas próprias aplicações.

Palestrante: Sara Da Cunha Monteiro de Souza

Empresa: Engenheira de Software Embarcado na Espressif

Mini bio do palestrante: Técnica em Automação Industrial e Engenheira de computação. Atualmente trabalhando como Engenheira de Software Embarcado na Espressif. Interesse em Sistemas Embarcados, testes automatizados e tecnologias relacionadas à IoT. Apaixonada por tecnologias que conectam e fazem isso com qualidade.

Tecnologias abertas: o futuro é open source

Nos últimos anos, com o acelerado avanço da tecnologia, a filosofia open source passou a orientar processos de desenvolvimento, redesenhando muitos dos modelos de negócio tradicionais. Tendo a resolução de problemas como um dos seus pilares, o código aberto vem impulsionando tecnologias que prometem redefinir o futuro como IoT, Big Data entre tantas outras. 

Diante dos diversos benefícios oferecidos e das infinitas ideias e possibilidades que projetos de código aberto apresentam, cada vez mais empresas, incluindo grandes corporações, têm apostado em tecnologias abertas, mantendo equipes ativamente envolvidas nesses projetos.

Mas como é a rotina de um time que contribui e desenvolve projetos open source? Como nascem e se mantém essas tecnologias? É possível desenvolver uma carreira sólida contribuindo em projetos de código aberto? Nessa conversa, vamos conhecer os benefícios, os desafios e a principal motivação de uma equipe que atua há mais de 18 anos aprimorando e desenvolvendo tecnologias de código aberto.

Palestrante: Otávio Salvador

Empresa:  CTO na O.S. Systems Development Lab

Mini bio do palestrante: Otávio Salvador é empresário, escritor e CTO na O.S. Systems Development Lab, é formado em Administração e Ciência da Computação pela UCPel. Tem como principal área de atuação Linux embarcado, atuando com suporte e desenvolvimento de sistemas embarcados desde 2002. Participa ativamente da comunidade Open Source, contribuindo em diversos projetos como Yocto Project, U-Boot, Linux Kernel, OpenEmbedded e Rust.

TDD e projetos embarcados: vale a pena?

Se você trabalha com desenvolvimento de firmware embarcado já deve ter ouvido falar sobre TDD, desenvolvimento orientado por testes, e deve se perguntar se vale a pena e se realmente faz com que o seu projeto fique mais robusto. Esta palestra abordará os principais pontos desta técnica e como ela é aplicada para projetos embarcados. Como exemplo será feita uma demonstração utilizando a plataforma Conera.


Palestrante: Renata de Camillo

Empresa:  Especialista em desenvolvimento de software embarcado na V2COM

Mini bio do palestrante: Engenheira eletricista, especialista em desenvolvimento de software embarcado na V2COM e mestranda na área de 5G na Unicamp.

Embarcando Deep Learning: Nano GPUs e TinyML

Nesta palestra apresentarei uma introdução sobre as decisões de projeto para embarcar modelos de aprendizado de máquina em sistemas de aplicações específicas.  Alguns dos tópicos abordados são: 

  • Introdução ao aprendizado de máquina profundo (Deep Learning)
  • Modelo computacional GPU versus CPU
  • Implantação de modelos (application deployment) 
  • Modelos embarcados em Nano GPUs (NVIDIA Nano)
  • TinyML para modelos embarcados em CPUs ARM

Palestrante: Marcelo Pias

Empresa:  Professor Adjunto – Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mini bio do palestrante: Engenheiro de computação pela Universidade Federal do Rio Grande, obteve PhD pela University College London (UCL) e ci experiência em pós-doutorado na Universidade de Cambridge. Trabalhou em laboratórios de pesquisa de empresas como AT&T/British Telecom Labs e Intel Research. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

LoRaWAN: O que você precisa saber como desenvolvedor de dispositivos

O objetivo é apresentar o protocolo LoRaWAN para desenvolvedores, explicando em detalhes o formato dos quadros, o processo de junção à rede e a criação das chaves de sessão. Também será abordado como é aplicada a criptografia nos dados e os problemas relacionados com o uso de contadores. Além disso, são abordados os comandos MAC disponíveis na versão V1.0.3 e como eles devem ser tratados. O foco da apresentação é para classes A e C de dispositivos com especificação V1.0.3 como base.

Palestrante: Marcelo Barros de Almeida

Empresa:  Professor Adjunto na Universidade Federal de Uberlândia, curso de Engenharia de Computação, Faculdade de Engenharia Elétrica

Mini bio do palestrante: Marcelo Barros possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Já atuou como professor titular no Centro Universitário Barão de Mauá e engenheiro de desenvolvimento eletrônico por vários anos. Também já foi gerente de produto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas embarcados em geral, microcontroladores, redes de computadores, sistemas operacionais de tempo real, programação para sistemas embarcados e sistemas distribuídos. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Computação, na faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia.

Construindo um projeto a prova de usuários

Em várias situações uma das maiores barreiras para a confiabilidade e segurança de um equipamento não são os componentes eletrônicos ou a blindagem eletromagnética, mas os usuários e operadores. Nesta palestra iremos apresentar os conceitos iniciais de fatores humanos, entender as limitações do ser humano e como melhor o projeto de modo que essas questões sejam minimizadas.

Palestrante: Rodrigo Maximiano Antunes de Almeida

Empresa:  Professor Unifei

Mini bio do palestrante: Rodrigo é professor da Universidade Federal de Itajubá. Há 12 anos trabalhando com sistemas embarcados. Atualmente dá aulas de eletrônica, microcontroladores, desenvolvimento de produtos e sistemas operacionais embarcados. Suas pesquisas incluem tópicos sobre desenvolvimento de hardware, RTOS, segurança e usabilidade de sistemas eletrônicos. Trabalha em projetos de sistemas críticos onde confiabilidade e estabilidade são requisitos, seja do ponto de vista do sistema ou da interação do usuário com o equipamento.

Segurança em Linux embarcado

Segurança é um requisito essencial em dispositivos conectados. Mas a grande questão é: o que você deseja proteger? A propriedade intelectual do produto? A integridade do código? Você quer proteger os dados armazenados no dispositivo? E quanto à comunicação com o mundo externo? Essas e outras perguntas podem ser respondidas com um processo de modelagem de ameaças (threat modeling) adequado para que as riscos potenciais à segurança possam ser identificados e mitigados. Nesta palestra, discutiremos um exemplo de modelagem de ameaça para identificar os requisitos de segurança de um sistema com Linux embarcado, e uma ampla gama de ferramentas e técnicas para implementar os requisitos de segurança serão apresentados, incluindo boot seguro, integridade de dados e criptografia, uso de TPM e gerenciamento de chaves, atualização remota de firmware, técnicas de programação segura, sandboxing e contêineres, Trusted Execution Environment, Mandatory Access Control (SELinux, AppArmor, etc), autenticação, port scanning e muito mais!

Palestrante: Sergio Prado

Empresa:  Team Lead na Toradex

Mini bio do palestrante: Sergio Prado trabalha com sistemas embarcados há mais de 20 anos. É fundador da Embedded Labworks, onde ministra diversos treinamentos ao redor do Brasil. Atualmente, trabalha como líder da equipe de software na Toradex, escreve em seu blog (embeddedbits.org) e contribui para vários projetos de código aberto, incluindo Buildroot, Yocto Project e o kernel Linux.

Faça já a sua Inscrição

O acesso ao evento será mediante a inscrição no Sympla. Enviaremos o link através do e-mail cadastrado no Sympla (até a véspera do evento) para acesso a plataforma que será usada para o evento. Fique de olho na sua caixa de entrada de e-mails.

Embarcados Experience 2020

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Eventos » Embarcados Experience 2020
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu