Infográfico de alguns protocolos de rede para IoT

protocolos de rede para IoT
 

Você está planejando um projeto de Internet das Coisas e chega a hora de escolher os protocolos sobre os quais a sua aplicação irá rodar: MQTT, CoAP, UDP, 6LoWPAN, Zigbee, BLE, etc. Existe esse enorme número de protocolos de rede para IoT aplicáveis nos pequenos dispositivos e não conhecê-los pode ferir a escalabilidade do seu projeto. Por detrás de cada uma dessas siglas existe uma tecnologia de  aplicabilidade restrita que precisa ser compreendida, pois não existe um protocolo bom para todas as aplicações, muito pelo contrário, cada protocolo tende a ser eficiente para apenas um único problema. Escolha algum protocolo errado e o seu projeto pode se tornar tão útil quanto um pesinho de papel.

 
Criamos um infográfico, veja abaixo, apresentando alguns protocolos de rede para IoT. Não pense que são todos, existem 10 vezes mais protocolos além desses e é recomendado que sejam estudados. Observem a convergência na adoção de IPv6 pelas alianças legadas e a forma pelo qual o Smart City está se tornando acessível.
 
 
Infográfico de alguns protocolos de rede para IoT
 
Dúvidas, sugestões e comentários são bem vindos.
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Felipe Lavratti
Engenheiro, desenvolve software para embarcados e Linux, evangelista dos processos de qualidade. Mais informações e redes sociais: http://flp.lv
recentes antigos mais votados
Notificar
Cleiton Bueno
Visitante

Excelente infográfico, não lembrava desta publicação, cheguei pesquisando por CoAP. Já salvei para futuras consultas.