Imprimindo o mundo em uma impressora 3D

Atualmente a impressão 3D está cada vez mais presente no nosso dia a dia, em filmes, séries e chegando à vida real. É uma máquina interessante que foi desenvolvida há muito tempo, mas que somente nos últimos anos se tornou popular devido à queda de uma patente.

Aliada à indústria 4.0, a impressora 3D vem mudando a forma de fabricação de peças mecânicas, casas, alimento, dentre outros.

O que é impressão 3D?

A impressão 3D é um método de manufatura aditiva que permite transformar objetos digitais em objetos físicos através de várias tecnologias diferentes. Cada tecnologia tem o foco em aplicações específicas, que pode ser desde a área mecânica até a área da medicina.

Tipos de impressão 3D

O método mais comum atualmente é o FDM (Fused Deposition Modeling), ou seja, modelagem por depósito de material fundido, que funciona com uma extrusora liberando camadas de polímeros aquecidos através de camadas subsequentes. Nessa tecnologia podem ser usados vários tipos de polímeros, como ABS, PLA, Nylon, PETEG, dentre outros.

Funcionamento da impressora 3D FDM
Figura 1 – Funcionamento da impressora 3D FDM (Créditos: Guia Maker de Impressão 3D – Cláudio Sampaio)

Outro método bastante utilizado é o SLA (Estereolitografia), que funciona com um laser e/ou luz UV para endurecer camadas de resina de acordo com o modelo digital. O material utilizado é resina líquida. Com esse método é possível obter peças pequenas com alta resolução, tornando-se, assim, um dos métodos mais utilizados por dentistas e joalheiros.

Funcionamento da impressora 3D SLA-DLP
Figura 2 – Funcionamento da impressora 3D SLA-DLP (Créditos: https://www.3ders.org)

Um método que está ganhando bastante espaço nas grandes empresas é o SLS (Selective Laser Sintering), que utiliza um laser para endurecer materiais que estão em pó. É possível obter peças com geometrias complexas, podendo ser utilizados vários tipos de materiais, tais como: vidro, cerâmica, nylon e até alguns metais.

Funcionamento da impressora 3D SLS
Figura 3 – Funcionamento da impressora 3D SLS (Créditos: https://en.wikipedia.org/wiki/Selective_laser_melting )

Aplicação da impressão 3D

Uma das principais aplicações da impressão 3D é no desenvolvimento de produtos de diversos setores, tais como próteses, jóias, brinquedos, automobilísticos, dentre outros. Por ser uma tecnologia por meio da qual é possível fazer o produto sem gastos absurdos, ganhou espaço em laboratórios de desenvolvimento e prototipagem rápida.

Algumas indústrias utilizam a impressão 3D para fazer gabaritos que facilitam a linha de produção e até peças finais para máquinas e equipamentos.

Outra aplicação bastante interessante é na área da saúde. Muitos laboratórios têm impressora 3D trabalhando em próteses para pessoas com necessidades especiais e, também, utilizando até para imprimir órgãos do corpo humano.

Existem vários outros tipos de tecnologias de impressão 3D, e em artigos futuros vou abordar todos eles com mais detalhes.

Saiba mais

Impressoras 3D e Sistemas Embarcados

Um Guia Maker para todos: Impressão 3D desmistificada

Editorial: Maker e o profissional

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Conceito de Engenharia » Imprimindo o mundo em uma impressora 3D
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
4 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Adão
Adão
15/05/2020 21:26

show de bola!!

Boby Burn
Boby
Reply to  Adão
22/09/2020 19:48

Obrigado

carlos
carlos
25/09/2019 15:34

Boa Tarde.
Você que é maker e adora impressora 3d, talvez possa ajudar-me com este projeto:

https://www.instructables.com/id/3D-Printer-Working-Area-40x40x40cm/

estou com dificuldade de encontrar as partes eletrônicas e software marlin para funcionar no arduino e operar a impressora 3d.

Agradeço a sua atenção.
Carlos

Boby Burn
Boby
Reply to  carlos
22/09/2020 19:48

Boa noite Carlos.
A parte eletronica, voce consegue encontrar no MERCADO LIVRE, e o marlin voce consegue no site reprap.com
Sigo a disposição
Obrigado
Boby

Talvez você goste:

Séries

Menu