Impressões do NIDays 2014

Confira as principais impressões das atividades que aconteceram durante o NIDays 2014, em São Paulo.
nidays 2014

No dia 27 de março 2014 foi realizado o evento NIDays 2014, o principal evento organizado pela National Instruments Brasil. Ocorreram 9 sessões práticas e diversas sessões técnicas sobre o emprego da plataforma LabVIEW, sistemas de tempo-real, aplicações de medição e controle em smartphones e tablets, e as grandes apostas da NI, o myRIO, o myDAQ e o compactRIO, entre outros.

KnQmRnKLfS8f5xuthEUBKFE5YI1Pyaw4rmIL29 rGFa5g bRXZ1agHltoHBAMTRR P6NLvnmMigPyHB4mjNC2M0R4jgt7gnV15yvTq94XhgZkIsHsztX2uJRelHHmw
Z9KHvjUus NgiTrsZFL84ZvcgCVhB08RF1RGgqZqiZ6KtiGs11SuVtNVviixYtFO HUuIxGi521L0c8WyguLSRcHTmhUoPmjdUa nNOQ7 iarRBnfnojna0HKXmXg
fA38bEBBmTDcJCTgPf6V7N8O2cq dQY8imtZThGuTbZvhYZRDi3X9K50Zk uVNVn0CcuQoFn35CRLRPw8yzE

A apresentação de abertura do evento serviu para mostrar que a NI está interessada em oferecer todas as tecnologias de instrumentação e medida disponíveis para as empresas ao público de estudantes e residencial. Para isso foi criada a plataforma myRIO, que oferece aos estudantes processamento de tempo real do ARM® Cortex™-A9 dual-core e as E/S customizáveis do Xilinx FPGA.

Foi mostrado o cRIO-9068 com controlados SoC contendo  ARM® Cortex™-A9 dual-core e FPGA Artix-7 rodando Linux RT, podendo ser programado pelo LabVIEW e com aplicações desenvolvidas em C/C++.

Apresentação do evento

WtXThpn3r1PtB8SvzVTm4c81h19eA92zPX0YqPyyQ7O9Hf9Rm5ahDZCSx3hEcGqL yRlqk5skDeD9odYC6 WRNrZNyoUh3ygUOHcdjb7fOSzEFUS LRjWBnGelytQQ

No início do NI Days foi realizada uma apresentação sobre um pouco de tudo que seria mostrado durante todo o dia, o que a NI já fez e o que prepara para o futuro. Assuntos como a Explosão de dados, Labview Store, possibilidade de reprogramar o hardware para aplicações que exigem resposta em tempo real com NI linux RT, o trabalho de inovação que a NI realiza junto a escolas, institutos e universidades, tudo isso foi discutido nessa primeira apresentação.

Além disso, foi apresentado ao público um drone desenvolvido com o myRIO e controle remoto, feito em parceria com a empresa Quanser.

qqr

Participaram dessa primeira apresentação:

  • Eric Starkloff (NI – EVP – Global Sales and Marketing)
  • André Pereira (NI – Graphical System Design Expert and Technical Marketing Manager)
  • Alexsander Loula (NI – Business Development Manager)
  • Roberto Ferreira (Anatel – Engenheiro Eletricista)
  • Leandro Souza (CPQD – Analista de Desenvolvimento)
  • Bruno Cesar (NI – Systems Engineer Supervisor )
  • Arnaldo Ortiz Clemente (NI – Business Development Manager for Academic Area)
  • Plinio Costa (NI – Application Engineer)

Painel de discussão: Ensino de ciência e tecnologia

Esse painel de discussão foi muito importante para o Embarcados, pois nele ficamos conscientes da existência de projetos de ensino a distância no Brasil na área de engenharia.

A discussão foi iniciada por Arnaldo Ortiz Clemente, que apresentou o tema e os desafios na área de educação, além do apoio e investimento que a NI faz na área no Brasil. Em seguida chamou os professores para fazerem suas apresentações.

Uma empreitada que começou em 2008, liderada pelo Professor José Roberto Quezada Peña, da Universidade Federal do Maranhão, visa trazer o conhecimento científico para as regiões menos favorecidas do país, de forma a melhorar a educação do Brasil. Foram usados equipamentos da NI para substituir, por exemplo, osciloscópios, multímetros, geradores de sinais, etc. São atitudes educacionais e com responsabilidade social como essa que mudam o país.

Além disso, esse mesmo painel contou com a colaboração da Professora Dra. Denise Consonni, da Universidade Federal do ABC. Ela nos mostrou que a tecnologia avança, e muito, mas os hábitos e costumes do ser humano permanecem. Um osciloscópio totalmente digital pode não ser de muito agrado para seus usuários, já que esses estão acostumados a comandar equipamentos desse tipo com botões que giram, e não com comandos puramente digitais. Deve ser quebrado um paradigma para que seu uso seja disseminado.

A mensagem que temos que carregar aos nossos colegas engenheiros é de que a engenharia deve ser empregada. Vamos aprender a construir um multímetro, e não somente a comprar um.

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H