A tecnologia de imagem térmica tem uma história e seus usos ainda estão esquentando

imagem térmica

A imagem térmica, que se baseia na ciência da energia infravermelha emitida por todos os objetos, está por trás do desenvolvimento de centenas de aplicações. O início da tecnologia data de década de 1950, com aplicações militares e de defesa, mas a imagem térmica agora está presente na vida cotidiana.

O surgimento e a disseminação da pandemia COVID-19 colocaram os produtos de imagem térmica nas manchetes ao mesmo tempo que impactou a vida das pessoas em todo o mundo. Nesse contexto, os sistemas de imagem térmica medem com precisão a temperatura da superfície da pele sem estar fisicamente perto da pessoa que está sendo avaliada.

A imagem térmica também tem outras aplicações práticas, incluindo segurança, dispositivos de diagnóstico e dispositivos da Internet das Coisas. Eles são ideais para detectar a qualidade do ar, vazamentos de gás, circuitos elétricos com sobrecarga e muito mais. Têm utilizações de segurança pública na vigilância policial, combate a incêndios, busca e salvamento, navegação marítima, segurança rodoviária, etc. Quem não olha para a tela da TV quando as reportagens mostram uma câmera térmica de um helicóptero da polícia rastreando o calor emitido por criminosos em fuga?

Neste Artigo vamos explorar brevemente os produtos de imagem térmica da FLIR, Fluke e Amphenol.

Pesquisa por calor, manutenção preventiva, temperatura da pele

During the pandemic, you might have run across the Amphenol Advanced Sensors TSCAN-750 Temperature Scanning Entry System or some form of it. The system combines an IR temperature sensor with full or partial facial recognition artificial intelligence, even when a subject is wearing a face covering. Users simply stand in front of the TSCAN-750, and within one second, their body temperature and identity are automatically recorded. An alarm sounds if a body temperature exceeds a normal value, and passage is prohibited. Up to 50,000 identities can be stored in a facial recognition library. It’s not for harsh environments, however, so keep the device indoors.

Sensores de imagem térmica infravermelhos (FLIR) prospectivos estão se tornando componentes cruciais nas tecnologias mais recentes, incluindo manufatura, robótica, dispositivos médicos e autônomos para monitoramento térmico.

imagem termica flir

Dispositivos como os módulos de micro câmeras térmicas FLIR Lepton 3.0 e 3.5 são capazes de discernir diferenças térmicas com maior resolução e sensibilidade do que nas gerações anteriores. Os módulos de micro câmeras térmicas Lepton 3.0 e 3.5 oferecem as mesmas matrizes de plano focal não resfriado (FPA) de 160px x120px, 12 mícrons com o Lepton 3.5 agora com uma saída radiométrica calibrada em toda a matriz de 19.200 pixels. O Lepton 3.5 também aumenta a faixa dinâmica da cena para + 400°C, proporcionando flexibilidade ainda maior para aplicações exigentes. Ambos os módulos são menores que uma moeda de dez centavos e apresentam uma porta de controle CCI (semelhante a I2C) e vídeo por meio de uma interface periférica serial de dados de vídeo (SPI). Os módulos são componentes cruciais em aplicativos automotivos, robótica, edifícios e cidades inteligentes, produtos de realidade aumentada e virtual e dispositivos de Internet das Coisas.

imagem termica fluke

Os termovisores Fluke TiSx5 + tornam o gerenciamento de projetos divertido. Os imagers são dispositivos portáteis de apontar e clicar ideais para inspeção mecânica e manutenção preventiva. Eles identificam possíveis problemas de temperatura elétrica e mecânica com mais rapidez com suas imagens de alta resolução em monitores LCD touchscreen VGA de 3,5 “. O TiS55 + e o TiS75 + têm assistentes pessoais integrados, permitindo que as informações sejam incorporadas às imagens salvas. Milhares de imagens podem ser organizadas no dispositivo e pode ser compartilhado em tempo real. Várias medidas também podem ser salvas na nuvem com upload por Wi-Fi e armazenamento gratuito de até 5 GB com a nuvem de armazenamento proprietária da Fluke. Os geradores de imagens incluem anotação de voz de 60 segundos por imagem, IR -PhotoNotes e marcação de ativos. Eles são robustos, resistentes à água e à poeira e podem suportar uma queda de 2 m.

imagem termica amphenol

Durante a pandemia, você pode ter se deparado com o Sistema de entrada de varredura de temperatura TSCAN-750 da Amphenol Advanced Sensors ou alguma forma dele. O sistema combina um sensor de temperatura infravermelho com inteligência artificial de reconhecimento facial total ou parcial, mesmo quando o assunto está usando uma cobertura facial. Os usuários simplesmente ficam em frente ao TSCAN-750 e, em um segundo, sua temperatura corporal e identidade são registradas automaticamente. Um alarme soa se a temperatura corporal ultrapassar um valor normal e a passagem for proibida. Até 50.000 identidades podem ser armazenadas em uma biblioteca de reconhecimento facial. Não é para ambientes agressivos, portanto, mantenha o dispositivo em locais fechados.

Conclusão

A geração de imagens térmicas começou na década de 1950 com aplicações militares e de defesa. Hoje, a imagem térmica está virtualmente em todos os lugares. Em um único dia, podemos ter a temperatura da nossa pele medida remotamente, verificar o aquecimento, ventilação e aberturas de ar condicionado para desempenho, ou tirar uma selfie térmica para Instagram utilizando esta tecnologia. A lista de aplicações não para de crescer.

Artigo escrito por Tommy Cummings e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Thermal Imaging Has a History, and Its Uses Are Still Heating Up

Traduzido e Adaptado por Equipe Embarcados.Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics

Mouser Electronics é um dos líderes mundiais em distribuição de semicondutores e componentes eletrônicos e distribuidor autorizado de mais de 500 fornecedores líderes da indústria. Nosso foco é a excelência em serviço ao cliente, oferendo rápida entrega e embarque imediato com a precisão no processo, desde a colocação dos pedidos até a sua entrega. Mouser oferece uma ampla seleção de produtos em estoque para rápido envio a mais de 170 países.

Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Rubens Junior
Rubens Junior
10/08/2021 07:14

Muito bom, parabéns! PS.: Falta remover um paragrafo em inglês, que está duplicado.

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H