Nenhum comentário

III Seminário Programação C&C++ para Sistemas Embarcados

programação sistemas embarcados

O III Seminário Programação C&C++ para Sistemas Embarcados ocorrerá no dia 06 de novembro em São Paulo e contará com a seguinte programação:

Comunicação Serial com Microcontroladores: USART, I2C, SPI e Outros – Daniel Quadros - [wpfilebase tag=fileurl path='eventos/IIIsemccppse/Comunicacao-Serial-com-Microcontroladores -IIIsemCCppSE.pdf' linktext='download da apresentação' /]

Teoria e prática das formas mais comuns de interligação serial de microcontroladores a periféricos e outros sistemas.
Resumo
Uma das formas mais tradicionais da interligação de microcontroladores a outros dispositivos é a comunicação serial (um bit por vez). Nesta palestra são apresentadas a comunicação serial assíncrona e os padrões I2C, SPI e MICROWIRE. Além da descrição teórica serão apresentados códigos exemplos para diversos microcontroladores.
Tópicos
Comunicação serial assíncrona. Exemplos: PIC, HCS08.
Padrões RS232, RS422 e RS485.
Comunicação a 2 fios (I2C). Exemplos: PIC com relógio PCF8583 e MSP430 com memória 24WC256.
Comunicação a 3 fios. Exemplo: PIC com relógio DS1302.
Comunicação a 4 fios (SPI, MICROWIRE). Exemplo: HCS08 com memória FM93C66.

Introdução ao Linux Embarcado – Eduardo Belloti - [wpfilebase tag=fileurl path='eventos/IIIsemccppse/Introducao-ao-Linux-Embarcado-IIIsemCCppSE.pdf' linktext='download da apresentação' /]

Linux Embarcado, suas aplicações e ferramentas de desenvolvimento
Resumo
Serão apresentados fundamentos do sistema Linux em aplicações embarcadas, abordando exemplos de aplicações, arquitetura do sistema, considerações de hardware, ferramentas de desenvolvimento e gerenciamento de imagens, ferramentas de depuração, pilha de software para o desenvolvimento de aplicações e considerações sobre comportamento real-time. A plataforma ARM receberá o foco principal e exemplos práticos ilustrando os conceitos apresentados serão desenvolvidos para a audiência.
Tópicos
Uso do Linux em sistemas embarcados
Anatomia de um sistema Linux
Plataformas de Hardware
Ambiente de desenvolvimento e ferramentas
Bibliotecas de software para aplicações
Atendendo a requisitos de tempo real
Exemplos práticos na plataforma ARM9 S3C2440 (mini2440). 

Desenvolvendo software seguro em C – Sergio Prado - [wpfilebase tag=fileurl path='eventos/IIIsemccppse/ProgramacaoSegura-em-C-IIIsemCC-pSE.pdf' linktext='download da apresentação' /]

Técnicas de desenvolvimento de software seguro em linguagem C
Resumo
A quantidade de dispositivos e equipamentos eletrônicos que interagimos no dia-a-dia aumenta a cada ano. A maioria destes dispositivos ou equipamentos possui certa inteligência (leia-se software embarcado). Meios de comunicação, sistemas de controle aéreo, equipamentos médicos, todos dependem destes dispositivos, onde qualquer falha pode causar consequencias indesejáveis ou fatais. E grande parte da responsabilidade por estas falhas é o software embarcado nestes dispositivos. Todos os envolvidos nas atividades de desenvolvimento de software embarcado precisam conhecer as armadilhas da linguagem C e as técnicas de desenvolvimento de software seguro.
Tópicos
Segurança em Sistemas Embarcados
Linguagem C: uma faca de dois gumes
Começando certo com um design seguro
Alocação dinâmica - usar ou não usar
Indo além de ponteiros e buffers
Ouvindo o que as funções têm a dizer
Ultrapassando os limites de um inteiro
Vulnerabilidades em funções do sistema operacional
Outras técnicas recomendadas 

C++ em sistemas embarcados: poder e responsabilidade – André Braga - [wpfilebase tag=fileurl path='eventos/IIIsemccppse/Cpp-Poder-e-responsabilidade-IIIsemCCppSE.pdf' linktext='download da apresentação' /]

Resumo
C++ é uma linguagem poderosa, que permite o uso de muitas técnicas e paradigmas de programação. Mesmo em sistemas embarcados, onde os recursos de processador e memória são mais limitados que em um computador, o C++ pode nos ajudar a programar de forma mais modular e eficiente.
Entretanto, essas vantagens podem virar um problema se não forem bem administradas pelo desenvolvedor. Nem todas as os recursos do C++ são devoradores de recursos do microcontrolador, mas também não se pode escrever um programa para sistema embarcado da mesma forma que se escreve um programa para PC.
Tópicos
Paradigmas de programação
Construções típicas do C++ e da orientação a objetos
Relação do programador com o compilador
Testes em uma linguagem de alto nível
Alguns mitos e algumas verdades

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Eventos » III Seminário Programação C&C++ para Sistemas Embarcados
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 
Sensores e soluções para aplicações em indústria inteligente

Data: 13/08 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link