15 Comentários

Confira a Ideia Legislativa para reduzir impostos na importação de componentes eletrônicos para desenvolvedores

Ideia Legislativa

Quem é da área de tecnologia e trabalha com projetos de sistemas eletrônicos sabe como é caro adquirir componentes e outros insumos que devem ser utilizados em seus projetos, devido aos altos impostos.

 

Muitas vezes esse custo excessivo é um verdadeiro entrave para que engenheiros e entusiastas consigam colocar em prática as suas ideias e torná-las algo palpável pois, no final do processo, você acabará pagando o projeto pelo menos duas vezes.

 

Depois de fazer as contas após um projeto freelancer, Rafael Dias acabou percebendo que acabou pagando duas vezes e meia o projeto para ter um produto em mãos. Contando componentes adquiridos em brokers, courier e impostos ele percebeu que chegou a arcar com um custo de 150% em relação ao original do projeto. Pensando nisso, ele acabou criando uma Ideia Legislativa, que poderá permitir a desenvolvedores adquirir componentes e outros insumos com imposto reduzido (ou zero). A validade deste período de isenção de imposto seria durante a duração de um projeto e, depois que o mesmo entrasse em produção, os impostos seriam cobrados normalmente. Com isso, estaríamos contribuindo com geração de renda na fase que realmente interessa: que é quando o projeto foi finalizado e está em produção, gerando dividendos aos envolvidos (desenvolvedores e governo).

 

Lembrando que são esses tipos de profissionais que podem manter a competitividade do Brasil na área de tecnologia e que os altos impostos presentes na cadeia produtiva causam um atraso no desenvolvimento, comparado a outros países.

 

A Ideia necessita receber 20.000 apoios para se tornar uma Sugestão Legislativa e ser debatida pelos Senadores. Caso tenham interesse em apoiar essa ação, acesse o link para a Ideia Legislativa.

Saiba mais

Editorial: Por que é tão difícil desenvolver sistemas embarcados no Brasil?

Editorial: Custo do firmware

Comparação dos incentivos Fiscais dos Polos Industriais

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » Confira a Ideia Legislativa para reduzir impostos na importação de componentes eletrônicos para desenvolvedores
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
15 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Didier
Didier
05/08/2018 14:45

Acredito que não deveria haver imposto algum tanto no desenvolvimento quanto produção. Já existem outros impostos que incidem sobre a renda da empresa

Antonio Souza
Antonio Souza
02/08/2018 10:12

Deixei o meu apoio com muito orgulho.
O Brasil ainda tem salvação, penso.

Wilson Ishihara
wilson ishihara
02/08/2018 09:02

O link que você forneceu não permite votação, poderia reenviar o link?

Antonio Souza
Antonio Souza
Reply to  wilson ishihara
02/08/2018 09:56

É possível sim. É só clicar em apoiar do lado direito.
Só que, primeiro é preciso se autenticar no site no link em questão.

Rafael Dias
Rafael Dias
Reply to  wilson ishihara
02/08/2018 10:07

tem um botão “apoiar” do lado direito da página. Encontrou?

Elisandro
Elisandro
31/07/2018 13:54

Só sugiro dar uma melhorada no texto do projeto, tem vários erros e está meio confuso

Rafael Dias
Rafael Dias
Reply to  Elisandro
02/08/2018 10:08

eu vi alguns erros após a publicação, porém não dá para editar.

Ana Lúcia Carvalho
Ana Lúcia Carvalho
31/07/2018 12:22

Eu apoio que não sejam cobrados impostos nesse País em Favor do serviços Técnicos e demais pois é um fator absurdo o que cobram tem que acabar com isso

Ederson Berti
Ederson Berti
30/07/2018 17:05

Ótima ideia, vamos contribuir.

Rinaldo Câmara Gonçalves
Rinaldo Camara Gonçalves
30/07/2018 13:34

Já fiz a minha parte assinei o apoio e compartilhe em minhas redes sociais.

Alexandre Ávila
Alexandre
30/07/2018 10:18

Olá, concordo com o Rafael e vou além, o desenvolvimento de tecnologia no Brasil é totalmente inviável justamente por causa dos impostos altíssimos que inviabilizam o desenvolvimento e principalmente a produção de tecnologia. Se os impostos cobrados por componentes não fossem tão altos teríamos a possibilidade de desenvolver muito mais, colocar esses componentes em placas, adicionar um desenvolvimento(propriedade intelectual) e assim agregando um valor muito maior. Tendo esse valor agregado aos componentes o país conseguiria recolher muito mais impostos, pois teríamos um produto e não mais componentes. Também não podemos esquecer de que se continuarmos assim continuaremos mais e mais… Leia mais »

Rafael Dias
Rafael Dias
Reply to  Alexandre
30/07/2018 21:15

Perfeito. Eu estava pensando somente na fase de projeto, porém isso se aplica também na fase de produto. Os impostos acabam atrapalhando todo o processo e o Estado ganharia muito mais se tributasse na fase mais interessante à todos: na venda do produto final, com valor agregado.

BRUNO MUSWIECK
BRUNO MUSWIECK
30/07/2018 09:27

Demais!!!! Eu sempre falo que desenvolvedor de sistemas embarcados no Brasil é um super herói com essa carga tributária… Vamos espalhar…

BRUNO MUSWIECK
BRUNO MUSWIECK
Reply to  BRUNO MUSWIECK
30/07/2018 10:05

E não só para desenvolver, os impostos para componentes devem ser zerados ou pelo menos reduzidos em todas as fases, sem isso é muito difícil competirmos com outros países…

Christian Schultz
Christian Schultz
30/07/2018 08:26

Uma lei assim é praticamente um sonho… Tomara que vire realidade, mas nesse país a gente acaba sempre ficando bem pessimista…

Talvez você goste:

Séries

Menu

WEBINAR
 

BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link