Histogramas

Histograma
Este post faz parte da série Histogramas. Leia também os outros posts da série:

Introdução

Um histograma é uma representação gráfica de um conjunto de dados divididos em classes. Ela é composta por diversas colunas onde a base de cada coluna representa uma classe e a altura representa uma quantidade ou frequência com que o valor dessa classe ocorreu. Um exemplo fictício seria a quantidade de engenheiros eletricistas entre 25 e 55 anos trabalhando com desenvolvimento, ilustrado na figura 1.

histograma_exemplo
Figura 1: quantidade de engenheiros eletricistas entre 25 e 55 anos trabalhando com desenvolvimento.

Essa mesma ferramenta pode ser usada como base para se melhorar imagens. O histograma tem a capacidade de definir a frequência/quantidade de valores de um determinado pixel. Desta forma, pode-se então, por exemplo, concluir se uma imagem está muito clara ou muito escura.

Histogramas de imagens

Conforme dito anteriormente, através de um histograma de uma imagem, pode-se ter uma ideia geral de como ela é. Nas figuras seguintes temos a mesma imagem com diferentes níveis de brilho.

histog_normal
Figura 2


 

histog_dark
Figura 3
histog_bright
Figura 4

Na figura 2, verifica-se que a imagem possui pixels com valores a partir de 25 até mais ou menos 240. Notamos que não há muita diferença na quantidade de pixels, sendo o máximo mais ou menos 3000 para os pixels com valor de 160 aproximadamente.

Já na figura 3, nota-se que a imagem possui apenas pixels com valores abaixo de 90. Isso significa que a intensidade da imagem é baixa, sendo ela escura como pode-se notar olhando para a foto da Lena. E na figura 4, nota-se que a imagem possui pixels de 45 até 255, porém com grande predominância do valor 255, que chega a 30.000, o que acarreta numa imagem pálida.

Conclusão

Vimos como o histograma pode nos dar uma ideia geral de como uma imagem é em relação à sua intensidade. Não apenas isso, veremos no próximo post, como usar as informações contidas nos histogramas e como melhorar a qualidade de uma imagem com técnicas simples, porém eficazes.

Referências

https://en.wikipedia.org/wiki/Image_histogram

Outros artigos da série

Histogramas II >>
Website | Veja + conteúdo

Engenheiro eletrônico com 10 anos de experiência em sistemas embarcados, pós graduado em redes de computadores e atualmente cursando mestrado em sistemas de visão por computador na universidade Laval no Canadá. Compartilha seu conhecimento neste portal quando tem tempo livre e quando não está curtindo a vida com sua mulher e os 3 filhos.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
09/03/2015 02:08

[…] post anterior [1] foi explicado  brevemente o que são histogramas e como eles podem ser usados em tratamento de […]

Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu