Hello World com o MCUXpresso

Este post faz parte da série NXP MCUXpresso. Leia também os outros posts da série:

Olá caro leitor, tudo bem? No artigo anterior apresentei o conjunto de ferramentas MCUXpresso fornecido pela empresa NXP Semiconductors. É um conjunto de ferramentas e software para os microcontroladores com núcleo ARM Cortex-M, incluindo os microcontroladores LPC e Kinetis, e os microprocessadores i.MX RT Crossover. O MCUXpresso é composto por: MCUXpresso SDK, MCUXpresso IDE e MCUXpresso Config Tools.

 

Neste artigo explicarei como fazer um Hello World com o MCUXpresso. Para isso demonstrarei como obter o SDK (Software Development Kit - Kit de Desenvolvimento de Software) para a Freedom board KE06Z através da ferramenta online MCXpresso Config Tools e MCUXpresso SDK Builder. Como foi dito no artigo de apresentação, o SDK fornecido pode ser utilizado em diversas IDEs. A IDE que irei utilizar é a KDS (Kinetis Designer Studio IDE).

 

 

Obtendo o SDK

 

Primeiro devemos acessar o site MCUXpresso SDK Builder. Para utilizar os recursos fornecidos pela MCUXpresso, é necessário cadastro. Após realizar o cadastro, acesse o site.

 

Hello World com o MCUXpresso - Site MCUXpresso SDK Builder
Figura 1 - Site MCUXpresso SDK Builder

 

Nesta página existem dois botões principais, o Access My SDK Dashboard e Select Development Board. O primeiro é destinado a visualizar o seu histórico de SDK Builder gerado. O segundo é para selecionar e iniciar a configuração do SDK Builder.

Para iniciar a configuração deve-se clicar em Select Development Board. Em seguida deve-se abrir a página Select Development Board. É aqui que selecionamos o microcontrolador para o qual será gerado o SDK Build. A seleção pode ser feita escolhendo por placa, kit ou microcontrolador. Após selecionar, deve-se clicar no botão Build MCUXpresso SDK.

 

Hello World com o MCUXpresso - Página Select Development Board
Figura 2 - Página Select Development Board

 

Após clicar, deve ser aberta a página SDK Builder. Nessa janela selecionamos o sistema operacional (no meu caso estou utilizando o Ubuntu Linux) e a IDE (como dito anteriormente estou utilizando o KDS).

 

SDK Builder
Figura 3 - SDK Builder

Clicando no botão Add Software Component deve ser aberta a janela Select Software Components. É aqui que é feita a escolha dos componentes de software presentes no SDK. As opções mudam conforme o hardware selecionado.

 

Janela Select Software Components
Figura 4 - Janela Select Software Components

 

Feita todas as configurações, clique em Save Changes, e após clique no botão Download SDK. Ao final do processo será aberta uma janela com os Termos e Condições do Software e a Licença do mesmo. clique no botão I Agree para aceitar.

 

Janela SDK Downloads
Figura 5 - Janela SDK Downloads

 

Em seguida deve-se iniciar o download do SDK e ser aberta a janela SDK Downloads. Além do SDK, também é possível obter a documentação do MCUXpresso SDK.

Após realizar o download, descompacte o arquivo em diretório conhecido.

 

 

Compilando e Executando o Projeto Hello Word

 

Abra a IDE Kinetis Designer Studio para importar o projeto de exemplo “Hello Word”. Clique em File -> Import. Em seguida, abra a janela Import, clique em General -> Existing Projects into Workspace e depois clique em Next. Logo após será aberta a janela Import Projects, clique em Browse para selecionar o diretório onde descompactou o SDK. Logo em seguida, no campo Projects será apresentada uma lista de projetos de demonstração para que você possa explorar todos os recursos oferecidos pelo MCUXpresso SDK.

Selecione na lista de projetos o “hello_word_frdmke06z” e em seguida clique em Finish.

 

Janela Import
Figura 6 - Janela Import

 

Em seguida o projeto será aberto no Kinetis Designer Studio. Agora é compilar o projeto e descarregar o firmware na Freedom Board KE06Z.

 

Projeto aberto no KDS
Figura 7 - Projeto aberto no KDS

 

 

Conclusão

 

Neste artigo foi demonstrado o quão simples que é obter o MCUXpresso SDK, abrir um dos exemplos de demonstração, compilar e gravar o firmware em placa.

No próximo artigo vou demonstrar como criar um novo projeto utilizando o MCUXpresso.

 

 

Saiba mais

 

Kinetis SDK (KSDK) - Introdução: Preparando o ambiente

Freescale Freedom K64F

Concurso de Projetos Casa Conectada 2015

 

 

Referências

 

Getting Started with MCUXpresso SDK 

MCUXpresso SDK Builder

Outros artigos da série

<< Apresentação do NXP MCUXpressoPrimeiros passo com MCUXpresso IDE >>
Este post faz da série NXP MCUXpresso. Leia também os outros posts da série:
NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Evandro Teixeira
Desenvolvedor de Sistemas Embarcados. Sou formado Técnico em Instrumentação e Automação Industrial/Mecatrônica pelo Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana-SP, cursei o Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela UNISAL Centro Universitário Salesiano de São Paulo e atualmente estou cursando Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNIP Universidade Paulista.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar