Hello world no Android!

Hello World
Este post faz parte da série Hello world Android. Leia também os outros posts da série:

Como bem sabemos o sistema operacional Android hoje domina o mercado de smartphones mas mais que isto, ultimamente ele vem aparecendo bastante na área de sistemas embarcados.

Se você precisa de uma produto com interface homem-máquina considerar o uso de Android não é uma má ideia, você conta com todo o arca bolso de aplicações já desenvolvidas para Android por outros, interface gráfica conhecida e tudo mais.

Com isto dito, considero importante para nós da área de Embarcados pelo menos conhecer o fluxo de desenvolvimento de software para esta plataforma pois sempre existe a possibilidade de necessitarmos.

Primeiros passos

O Google fornece uma excelente documentação sobre a plataforma, existe a seção de treinamento no próprio site do Android que cobre tudo que precisamos para o nosso Hello World.

Vamos preparar nosso ambiente de desenvolvimento, para isto:

  1. Realizar o download do Software Development Kit (SDK) do Android, para isto clique aqui. Estou usando a versão adt-bundle-windows-x86_64-20131030;
  2. Descompacte o arquivo do adt-bundle-windows-xx, entre na pasta Eclipse e execute o eclipse.exe;
  3. Aponte para a pasta SDK caso ela não seja encontrada, fica em adt-bundle-windows-xx/sdk;
  4. Vá em Help->Install New Software, clique em “Add New Repository”, chame de ADT Plugin e aponte para este link:  https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/;
  5. Clique em Ok, selecione o “Developer Tools” confirme tudo e reinicie o Eclipse.
developertools Hello World
ADT Plugin

Agora é necessário fazer o download de pelo menos uma plataforma Android para começar o desenvolvimento, o pacote baixado previamente contém somente as ferramentas de desenvolvimento de Android e não uma plataforma.

Para isto Execute o arquivo SDK Manager.exe, este arquivo deve estar na pasta raiz do SDK, a seguinte tela abrirá:

sdk manager Hello World
SDK Manager

A documentação do Android recomenda selecionar a pasta Tools, a ultima versão do Android e o Android Support Library que se encontra dentro dos Extras, além disto também vou instalar o Android 4.1.2 pois é a versão do Android no meu celular. Agora é só aceitar a licença do Android e aguardar (esta parte demora um bocado).

Iniciando o projeto do Hello World

Se tudo deu certo no passo anterior ao iniciar o eclipse novamente você vai se deparar com esta tela:

eclipseandroid Hello World
Eclipse com ADT

Vá em File->New->Android Application

androideclipse Hello World
Configurando o projeto

O primeiro campo é o nome da aplicação, vamos seguir o padrão da documentação do Google e chama-la de My First App, este mesmo nome será utilizado na Play Store. O nome do projeto é a pasta que será criada, o Package name funciona igual ao conceito de pacotes em Java, é a estrutura de diretórios criada dentro do projeto.

Na próxima tela clique em “Next” sem alterar nada, as opções Default são para criar um Ícone para aplicação, criar o projeto no workspace e criar uma atividade. Clique em “Next” novamente e você terá opções para confecção do seu ícone, “Next” mais uma vez na tela de criação de atividade, vamos utilizar a “Blank” que já vem por Default. E finalmente Finish na tela de Blank Activity com os valores Default.

Se tudo deu certo você vai se deparar com esta tela de projeto:

myfirstapp Hello World
Projeto My First App no Eclipse

Como bem sabemos Android utiliza Java, a estrutura de diretórios é similar a qualquer projeto Java. O código gerado para nós após a configuração (Nossa MainActivity) se encontra em src/com.example.myfirstapp. Este pacote foi configurado por nós na configuração do projeto.

Uma atividade é algo único que o usuário pode fazer, quase todas as atividades interagem com o usuário, então a classe atividade se responsabiliza por criar a janela onde você vai colocar a sua interface gráfica, o método onCreate é onde a atividade é inicializada e onde a View do seu app é configurada via o método setContentView, como podemos ver no nosso caso, o nosso setContentView aponta para um XML com o nosso layout e nossa String de “Hello World” no arquivo activity_main.xml.

Rodando a aplicação

Existem duas formas de rodar uma aplicação Android, uma delas é direto no seu dispositivo (Celular, Tablet ou sistema embarcado) e a outra é no emulador do próprio Eclipse, vamos fazer das duas formas.

Para rodar no dispositivo primeiro é necessário habilitar o modo “USB Debugging” ou “Depuração via USB”, no meu celular fica em Configurações -> Opções do Programador.

eclipse run

Clique no ícone   do Eclipse (Run), selecione Android Application e Ok. Meu celular apareceu aqui desta forma:

run_android_cel Hello World
Selecionador de dispositivos

Clique em Ok e pronto, a aplicação é transferida para o seu celular e roda automaticamente como podemos ver nas imagens abaixo:

tela_cel Hello World
tela_cel_2 Hello World

Para rodar no emulador selecione a segunda opção no selecionador de dispositivos, clique em Manager->New e configure um emulador de dispositivo, eu selecionei o Nexus como padrão e configurei desta forma:

MyEmulator Hello World

Após a configuração clique em Start para iniciar o emulador, na minha máquina demora cerca de 5 minutos para o emulador rodar.

Com o emulador rodando volte a tela de seleção de dispositivos e verás o emulador como um possível dispositivo, clique nele e depois em “Ok”.

rodando_emulador Hello World

Conclusão

Neste artigo montamos o ambiente de desenvolvimento para desenvolver aplicações para Android e rodamos um Hello World básico tanto em um dispositivo como no emulador.

Em um próximo artigo vamos abordar melhor o desenvolvimento de aplicativos e como escrever apps que se utilizam de comunicação via Bluetooth e Wifi, comuns para comunicação com sistemas embarcados.

Referência

http://developer.android.com/training/index.html

Outros artigos da série

Hello World no Android! – Parte 2 >>
Website | Veja + conteúdo

Engenheiro de computação com experiência no desenvolvimento de software e hardware para sistemas embarcados.

Principalmente em projetos para a indústria envolvendo FPGA.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
3 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo Nunez
30/01/2014 23:23

Massa teu post André! Cara, há dois cursos sobre o assunto no coursera.org . Abaixo deixo o link para quem quiser saber mais…
https://www.coursera.org/course/androidapps101
https://www.coursera.org/course/android

André Castelan
Reply to  Ronaldo Nunez
01/02/2014 11:02

Valeu Ronaldo! Bem interessante os cursos, vou me cadastrar.

abs

trackback
14/05/2014 10:18

[…] Hello World no Android […]

Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu