Como foi o Hello IoT World no MTC - Microsoft Technology Center

MTC

Este é um pequeno relato sobre o que aconteceu no evento Hello IoT World, hospedado no Microsoft Technology Center (MTC) nos dias 23, 24 e 25 de maio. Este evento foi uma parceria entre o site do Embarcados, a Toradex, a Microsoft e a Softline, com o objetivo de apresentar para os participantes os conceitos de IoT (Internet das Coisas), tanto na teoria quanto na prática, pensando em aspectos técnicos e de negócios. Como os grupos foram selecionados com base em ideias de projetos, também foi reservado um tempo para conversar com os participantes, num formato de mesa redonda. Todos os dias estiveram presentes pessoas diferentes organizadas em 22 grupos com ideias inovadoras.

 

Pela manhã, após a recepção dos participantes no MTC e uma conversa informal de meia hora, a primeira palestra do dia foi apresentada pelo Sr. Waldemir Cambiucci, arquiteto-chefe e diretor do MTC. Em cerca de uma hora, foi apresentado o cenário de IoT atual, com foco em cenários de IoT de sucesso implementados na nuvem da Microsoft, chamada Azure. Dentre os diversos cenários, foram apresentados sistemas de manutenção preditiva (ThyssenKrupp), cenário aplicado à aviação (Rolls-Royce) e até um exemplo de vacas conectadas! Também foi apresentada uma visão geral do Azure e de seu enorme potencial de aplicações, principalmente na área de IoT.

 

Na sequência, foi apresentada pelo Fernando Cola, engenheiro de vendas, a Toradex e seu modelo de negócios, focado em fornecer computadores em módulo de qualidade industrial, e todos os benefícios de usá-los em suas aplicações de IoT. Na sequência, o Leonardo Veiga, engenheiro de aplicação da Toradex, guiou os participantes pela primeira parte prática do evento: começando com ligar uma placa Toradex e entender conceitos básicos de Linux voltados a sistemas embarcados - o famoso pisca-led - até entender como usar uma lingaugem de programação de alto nível de abstração para enviar dados de um sensor de aceleração para o Azure. Nos minutos finais desta prática, todos os participantes enviaram informações de suas placas para um painel de visualizações do Power BI, ferramenta completa de geração de relatórios da Microsoft.

 

Após o almoço, o evento foi conduzido pelo Rafael Canto, com o apoio da Vivian Heinrichs, da Softline. Num primeiro momento o Rafael apresentou a solução Azure em mais detalhes e com foco na parte de IoT, mostrando inclusive outros exemplos de uso. Após a visão geral do Azure, na segunda prática cada um dos participantes configurou serviços do Azure do começo ao fim, criando uma solução de IoT que recebe os dados da placa da Toradex, usando o Azure IoT Hub, enfileirando os dados em uma fila e criando uma lógica de tomada de decisões com o Logic Apps para envio de notificações quando um problema é detectado. Por fim, foi iniciada uma conversa para tratar dos projetos dos participantes, conduzida um dia por Waldemir Cambiucci e nos outros por Thiago Lima e Rafael Canto, para conversar sobre dúvidas, dicas e quaisquer assuntos relacionados a IoT e empreendedorismo.

 

Os grupos gostaram da experiencia e sairam inspirados, o que pode ajudar a colocarem seus projetos em pratica nos proximos meses.

 

Veja algumas imagens do evento:

 

MTC

MTC

MTC

MTC

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar