Hardware de Código Aberto

hardware de código aberto

De acordo com a Open Source Hardware Association (OSHWA): “Hardware de código aberto é o hardware cujo projeto é disponibilizado publicamente para que qualquer pessoa possa estudar, modificar, distribuir, fabricar e vender o projeto ou hardware com base nesse projeto.”

Indo mais a fundo, o OSHWA diz que a fonte do hardware, o projeto do qual é feito, deve estar disponível no formato para fazer modificações.

“Idealmente, o hardware de código aberto usa componentes e materiais prontamente disponíveis, processos padrão, infraestrutura aberta, conteúdo irrestrito e ferramentas de design de código aberto para maximizar a capacidade dos indivíduos de fazer e usar hardware. O hardware de código aberto dá às pessoas a liberdade de controlar sua tecnologia enquanto compartilham conhecimento e incentivam o comércio por meio da troca aberta de projetos. “

O que é interessante na definição acima é que – na maior parte do tempo – o hardware de código aberto é basicamente software de código aberto; o que significa que a peça de hardware geralmente é proprietária, mas o que você pode fazer com esse hardware está aberto.

Outro ponto interessante para discutirmos é que qualquer empresa que fizesse todas as opções acima provavelmente iria à falência rapidamente. A versão mais realista, e que a maioria das empresas que se interessam por OSHW, percebeu que não é necessário abrir todos os seus componentes. Enquanto o projeto, o conteúdo ou as ferramentas estiverem abertos, o conceito ainda funciona.

Claro, isso nos mostra o quão “aberto” o OSHW realmente é. Muitas pessoas na área lhe dirão “geralmente não muito quando se torna um negócio”.

Embora as licenças de OSHW atualmente recomendadas sejam úteis, elas não funcionam bem de uma perspectiva de negócios escalável. Isso levou algumas empresas a irem em direção a algo chamado de tecnologia proprietária de código aberto (OSAT), que leva mais em conta as considerações de negócios, embora fale mais sobre o modelo de negócios e menos sobre a tecnologia em si.

O problema de interpretar o termo OSHW literalmente é que o hardware é caro. Na verdade, a frase “free (livre) como na liberdade de se expressar, não free (grátis) como uma cerveja” é particularmente adequada, e muitas vezes a comunidade se esquece de levar em conta o custo exclusivo de produção e fabricação associado ao hardware em vez do software.

A peça mais fundamental do OSHW é a documentação, incluindo arquivos de projeto e código-fonte. Todo OSHW tem que ter isso. Às vezes, há licenças que especificam se ou como o próprio hardware pode ser modificado, às vezes não.

Em última análise, o principal objetivo é tornar as coisas mais fáceis de estudar, modificar e melhorar, assim como o Software de Código Aberto.

E apesar das dificuldades – ou dores de cabeça – o OSHW diminuiu a barreira de acesso e já tornou possíveis coisas incríveis. Ele criou acesso em áreas onde não havia nenhum, especialmente em países em desenvolvimento onde o acesso e os recursos são mínimos.

A impressão 3D é um exemplo fantástico. Em alguns países do terceiro mundo, pequenas aldeias já estão construindo suas próprias impressoras 3D, que são capazes de usar materiais de filamento prontamente disponíveis, como garrafas de plástico, por exemplo.

Também no mundo em desenvolvimento surgiram alguns projetos interessantes de veículos OSHW, em que as peças são embaladas de forma plana para que sejam mais baratas para envio em paletes e podem ser reforçadas com peças e materiais existentes. A Global Village Construction da Open Source Ecology é outro projeto de Hardware de Código Aberto muito valioso, onde são construídas coisas incríveis.

Existem também alguns excelentes veículos de Hardware de Código Aberto que são especificamente direcionados a países em desenvolvimento – que são embalados de forma plana, de modo que são mais baratos para envio em paletes e podem ser reforçados com peças e materiais existentes.

A academia e STEM nas escolas também é uma área que colhe os benefícios do OSHW, ao reduzir o custo do equipamento de laboratório e expandir a proliferação desse equipamento entre os alunos.

Assim, verdadeiramente aberto ou não, o ecossistema de Hardware de Código Aberto já quebrou barreiras e fez incursões importantes que estão impulsionando STEM, engenharia e humanidade. E está bem no início de sua era.

Para artigos como esse, acesse o link.

Artigo escrito originalmente por Sylvie Barak para Mouser Electronics: Open Source Hardware

Traduzido por Equipe Embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Hardware de Código Aberto
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Oliveira
Fábio Oliveira
03/11/2020 08:37

Os parágrafos copiados abaixo contém frases praticamente identicas! Também no mundo em desenvolvimento surgiram alguns projetos interessantes de veículos OSHW, em que as peças são embaladas de forma plana para que sejam mais baratas para envio em paletes e podem ser reforçadas com peças e materiais existentes. A Global Village Construction da Open Source Ecology é outro projeto de Hardware de Código Aberto muito valioso, onde são construídas coisas incríveis. … Existem também alguns excelentes veículos de Hardware de Código Aberto que são especificamente direcionados a países em desenvolvimento – que são embalados de forma plana, de modo que são… Leia mais »

Talvez você goste:

Séries

Menu